Percursos temáticos


A Banda Desenhada em Português

A Banda Desenhada em Português
Para uma aproximação ao tema deste percurso, a primeira sugestão vai para uma visita à Bedeteca de Lisboa, a única biblioteca pública do país dedicada à banda desenhada e à ilustração. Aí pode encontrar uma seleção de títulos para constituir uma biblioteca mínima de banda desenhada, nacional e estrangeira, entre outros recursos em linha. Além de notícias atualizadas do mundo da BD e da ilustração, a Bedeteca dispõe de uma folha informativa eletrónica e são várias as hiperligações sugeridas ao nível de autores, ilustradores e festivais.Embora com um título em inglês, o sítio Central Comics apresenta-se como uma das principais páginas portuguesas sobre banda desenhada. As notícias, as crónicas, os artigos e as entrevistas vão desde a banda desenhada mais comercial à mais alternativa. Os últimos lançamentos no mercado, concursos, exposições e outros eventos são assuntos que merecem destaque. No domínio da banda desenhada alternativa, ainda duas sugestões para os fãs: a Revista Revista 365.com e as atividades da associação chili com carne.A Juvenilbase é um catálogo português de literatura juvenil, banda desenhada e cadernetas de cromos. Entre as mais de 1800 referências disponíveis, esta base contém perto de 500 entradas na secção de Banda desenhada onde podemos encontrar obras com edição em Portugal desde os primórdios da BD até aos nossos dias.Igualmente a descobrir são os fanzines digitais (e-zine) Imaginazine, onde se divulgam, debatem e realizam atividades referentes à imagem ilustrada. O sítio permite ainda conhecer mais de perto vários trabalhos no campo da ilustração e apresenta sugestões de navegação.Para trocar ideias e comentários, além dos fóruns disponíveis em alguns dos endereços referidos, vale a pena sugerir um saltinho ao Beco das imagens, um "blog" especificamente dedicado à banda desenhada e ilustração.Por último, se quiser refletir um pouco mais sobre a utilização didática da banda desenhada,. recomendamos a leitura do artigo Ler e escrever com a banda desenhada, no qual a investigadora Cristina Sá avança com algumas pistas neste domínio.

As Casas dos Escritores

As Casas dos Escritores
A curiosidade natural sentida por muitos leitores em relação à pessoa que se esconde por detrás de uma obra literária pode ser aproveitada para levar os estudantes a conhecer melhor os grandes escritores.Neste percurso, sugerimos um passeio pelas casas e pelas regiões que ficaram ligadas à vida de alguns ficcionistas e poetas portugueses.Começamos por Tormes, onde está hoje sediada a Fundação Eça de Queiroz. A página contém inúmera informação sobre o escritor, nomeadamente sobre a sua vida e a cronologia da obra. A região, famosa pelas suas vinhas, é um assunto também posto em destaque. Embora não seja possível realizar a experiência de provar em direto o vinho produzido na quinta, podemos divertir-nos com alguns passatempos (sopa de letras, palavras cruzadas e questionário)em torno de Eça e da sua obra.Em S. Miguel de Ceide, próximo de Famalicão, visita-se a Casa-museu de Camilo. Podem visionar-se fotografias de algumas partes desta casa onde Camilo Castelo Branco viveu, assim como conhecer melhor a vida e a obra do escritor.Em Vila do Conde, é a Casa-museu de José Régio, espaço inicialmente herdado de uma tia e que Régio preparou para viver quando se aposentou. Em linha estão imagens da casa e de objetos colecionados pelo escritor, além de uma síntese da sua biografia.No Porto a Fundação Eugénio de Andrade é um espaço não só dedicado ao poeta mas também habitado por ele. O sítio oferece informações sobre a vida e a obra de Eugénio de Andrade e permite visionar um portefólio de retratos e desenhos feitos por vários artistas e dedicados ao poeta. Destacam-se também trinta poemas, com versões em várias línguas.A Casa Fernando Pessoa fica situada em Lisboa, num prédio em que Fernando Pessoa ocupou o primeiro andar direito, entre 1920 e 1935. Hoje é um espaço cultural pertencente à autarquia, criado como homenagem ao poeta e concebido como casa da poesia (possui uma biblioteca especializada e edita a revista Tabacaria). No quarto do poeta desenvolve-se um projeto de intervenção para o qual são convidados vários artistas.Sobre a relação de alguns destes e de outros escritores com determinadas regiões, apresentamos ainda outra sugestão. Viajar com resulta de uma experiência de divulgação do livro e de promoção da leitura na região Norte. A iniciativa que mais se destacou teve como objetivo a organização de um roteiro literário, em torno da figura destes autores, que agora se pode conhecer melhor na página do projeto: Aquilino Ribeiro, Camilo Castelo Branco, Eça de Querirós, Ferreira de Castro, Guerra Junqueiro, João de Araujo Correia, José Régio, Miguel Torga, Teixeira de Pascoaes e Trindade Coelho.

Os "Media"

Os "Media"
Os meios de comunicação social têm cada vez mais um papel interventivo na sociedade atual, não só pela informação que prestam, mas também pela formação que pretendem efetuar.Pode, pois, começar o percurso visitando o sítio da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações, tomando consciência da crescente ligação entre os media e a Internet. Se quiser saber a altura em que os media registaram os seus domínios na Internet visite a página Ciberjornalismo.Atendendo à forma como os media condicionam a opinião pública, é cada vez mais necessária a formação de leitores ativos e críticos.Uma atividade possível poderá ser desenvolvida através da análise da mesma notícia apresentada nos diferentes meios de comunicação social. Para isso, poderá começar a navegação, escolhendo uma notícia e seguindo a sua apresentação nas páginas das estações televisivas:- RTP - onde tem ainda disponível a programação da RTP 1, RTP 2, RTP Madeira, RTP Açores, RTP África, RTP Internacional e NTV;- TVI;- SIC - está também disponível a programação da SIC Radical, SIC Mulher e SIC InternacionalSugerimos-lhe que continue a navegação, procurando a mesma notícia nas diferentes estações de rádio:- Radiodifusão Portuguesa – onde tem à sua disposição Antena 1, Antena 2, Antena 3, RDP África, RDP Internacional, RDP Açores, RDP Madeira, entre outras.- Rádio Renascença.- TSF.Pode igualmente recorrer à agência noticiosa LUSA.Também os jornais, através das suas páginas em linha, podem ser usados na atividade em questão:- Diário de Notícias- Público- Expresso - semanárioA revista semanal Visão disponibiliza igualmente uma página que poderá ser utilizada.No caso de se tratar de um acontecimento desportivo, estão ainda disponíveis os jornais da especialidade:- A Bola- Record- O JogoA consciência de que os meios de comunicação constroem a realidade social deverá estar na base da seleção da informação por parte de qualquer leitor, promovendo a avaliação crítica da informação, ou seja, a educação para os "media".

O Ambiente

O Ambiente
As questões ambientais estão na ordem do dia. Da poluição dos rios e dos mares à diminuição da camada do ozono, são muitos os problemas colocados aos habitantes do planeta: eis um ótimo tema para atividades de debate, podendo passar, por exemplo, pela realização de pequenos inquéritos e entrevistas e pela constituição de pequenos dossiês.Comece por recolher algumas notícias, recorrendo, por exemplo, à excelente Ecosfera do jornal Público. Iniciativas como o Dia europeu sem carros (22 de setembro) ou o Dia mundial do ambiente (5 de junho) são também bons pretextos para introduzir o tema.Na página da Agência Portuguesa do Ambiente, encontrará informação útil sobre assuntos como desenvolvimento sustentável, alterações climáticas, camada do ozono, ambiente atmosférico, etc. Para além das entidades oficiais com responsabilidade na matéria, o ambiente é uma área em que atuam inúmeras associações e organizações não governamentais. É o caso da Liga para a Protecção da Natureza, da Quercus, da Aspea. Através das suas páginas, encontrará informações úteis sobre as suas atividades e sobre a defesa do ambiente em Portugal.Outra página útil para a preparação de atividades no âmbito deste tema é a do Instituto de Conservação da Natureza. Merecem destaque a carta das áreas protegidas, com informação muito completa, e interessantes projetos de conservação como o do lince ibérico. O Parque Biológico de Gaia, o primeiro centro permanente de educação ambiental no país, oferece a possibilidade de download de um desdobrável sobre as plantas das dunas de Gaia, o qual pode até servir de inspiração à realização de um produto semelhante na sequência de atividades de pesquisa.Dado que estamos perante um tema muito vasto, será de considerar a orientação do seu tratamento para alguns tópicos mais específicos, eventualmente através de trabalhos de grupo.Se o objetivo for a preservação da fauna e da flora, sugerimos uma visita aos sítios do Fundo para protecção dos animais selvagens e da Sociedade para o estudo das aves. Este último disponibiliza um guia para a observação de aves em Portugal.Pretendendo explorar a importância da qualidade das águas na saúde, preocupação mais aguda durante a estação balnear, encontrará um recurso útil na página da Associação bandeira azul da Europa.Por último, uma visita à página da Associação portuguesa para a agricultura biológica pode sugerir a abordagem deste outro tópico, o qual tem vindo a ganhar uma atenção crescente na nossa sociedade.Bom percurso... e bom ambiente!

O Cinema Português

O Cinema Português
Apesar do seu lugar periférico, o cinema português tem marcado presença em alguns festivais internacionais.As notícias nos média sobre o cinema português podem ser um bom pretexto para a navegação relacionada com o tema. O ponto de partida pode ser dado com a visita à Cinemateca Portuguesa - Museu do cinema. Os que se interessam pela história do cinema podem, depois, aprofundar o assunto, aproveitando algumas destas sugestões:- a base temática sobre Cinema Português do Centro Virtual Camões, da autoria de José de Matos-Cruz;- o sítio Cinema Português, com uma base de dados de mais de oito mil filmes, em versão bilingue (português e inglês);- a página do Centro de Língua Portuguesa da Universidade de Hamburgo, com um panorama histórico e sínteses informativas sobre realizadores;- a página do Instituto do Cinema e do Audiovisual, com extensa informação sobre as obras e seus protagonistas, nas áreas de ficção, animação e documentário da cinematografia portuguesa;- a página Filmes Portugueses, rica em conteúdos de promoção do Cinema Português nas suas várias vertentes.Trabalhar na aula de língua a partir de entrevistas a realizadores e de artigos de crítica de cinema é outra proposta deste percurso. Mais uma vez, a imprensa em linha é uma boa fonte para obter estes materiais e para tirar partido da atualidade cinematográfica. Entre as páginas que dedicam atenção à atualidade cinematográfica nacional, referimos 7ª arte, onde é possível conhecer os filmes portugueses em estreia e em exibição, assim como ler resenhas e críticas.Para rever o léxico do cinema, aproveite a proposta, do Centro Virtual Camões, de um jogo de palavras cruzadas, enquanto uma caça ao tesouro sobre o realizador Manoel de Oliveira é outra ideia suscetível de inspirar a conceção de atividades semelhantes. Se quiser articular a leitura de uma obra literária e a sua adaptação cinematográfica, esta lista indica-lhe alguns filmes baseados em obras da literatura portuguesa, já disponíveis em vídeo.