Vila Real de Santo António


Vila Real de Santo António


Há três séculos, a vontade de um homem fez erguer uma cidade.
Venha descobri-la.


Este roteiro vai levá-lo ao Algarve, ao extremo sudeste do país, para descobrir Vila Real de Santo António. Situada na margem direita do Guadiana e junto à sua foz, é uma cidade relativamente recente. Recuando três séculos, vamos conhecer um pouco da sua origem.

Estamos no século XVIII. O Marquês de Pombal, ministro de D. José I, manda construir de raiz uma nova localidade no Algarve. O seu plano passa por fazer de Vila Real de Santo António um polo político-económico estratégico, baseado na atividade pesqueira e portuária.


As obras começam, e uma nova localidade vai surgir, entre 1774 e 1776. Os principais edifícios de Vila Real de Santo António são erguidos em curtos meses, obedecendo a um plano urbanístico minucioso que contempla os edifícios da Câmara e da alfândega, os quartéis e a igreja.

Hoje, pela sua traça retilínea, o centro urbano de Vila Real de Santo António vai certamente lembrar-lhe a baixa lisboeta, tal como foi planeada pelo ministro de D. José I depois do terramoto de 1755.


A Praça Marquês de Pombal é o ponto de referência para o visitante. No centro encontra-se o obelisco, cuja base é emoldurada por um padrão circular no pavimento empedrado. A partir dele, linhas azuis e brancas irradiam em direção aos quatro lados da praça.

De frente para a praça encontra-se a Igreja Matriz. A sua construção inicial foi bastante alterada, mas conserva no interior algumas imagens do século XVIII que vale a pena conhecer.

A partir da praça, expandem-se as ruas retilíneas, dividindo com rigorosa geometria os vários quarteirões da cidade. Aventure-se por elas e note a simplicidade das casas. Depois, caminhe em direção à Avenida da República, paralela ao Guadiana. Descobrirá facilmente o edifício da antiga alfândega.

Volte à praça. Se for um apreciador das artes tradicionais, não resistirá a levar consigo algumas peças de cestaria, um trabalho característico do artesanato local. Saiba também que nesta terra nasceu, em 1899, o poeta popular António Aleixo, conhecido pelas suas quadras.


Estando no Algarve, é natural que os seus passos o conduzam, agora, em direção à praia. Ora, no concelho de Vila Real de Santo António encontramos praias muito procuradas. Com o seu farol, a praia de Santo António, de vastos areais e águas calmas, é tranquila.


Próxima de Vila Real de Santo António fica Cacela, pequena aldeia de pescadores, sobranceira ao mar. Já a quem preferir maior animação, é aconselhável a praia de Monte Gordo. De verão, os festivais gastronómicos propõem-lhe ementas irresistíveis, como o atum de cebolada e os choquinhos fritos.

Como alternativa à praia, para Norte, sugerimos-lhe a Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, que acolhe várias espécies de fauna e flora. Um passeio de barco, subindo o Guadiana, é também um programa atrativo.


De regresso a Vila Real de Santo António, aconselhamo-lo a procurar uma esplanada e a descansar. Depois, encontrará na pousada de juventude uma opção económica e agradável para pernoitar. Não se esqueça de fazer a sua reserva com antecedência.