No sorriso louco das mães batem as leves

gotas de chuva. Nas amadas

caras loucas batem e batem

os dedos amarelos das candeias.

Que balouçam. Que são puras.

Gotas e candeias puras. E as mães

aproximam-se soprando os dedos frios.

Seu corpo move-se

pelo meio dos ossos filiais, pelos tendões

e órgãos mergulhados,

e as calmas mães intrínsecas sentam-se

nas cabeças filiais.

Sentam-se, e estão ali num silêncio demorado e apressado

vendo tudo,

e queimando as imagens, alimentando as imagens

enquanto o amor é cada vez mais forte.

E bate-lhes nas caras, o amor leve.

O amor feroz.

E as mães são cada vez mais belas.

Pensam os filhos que elas levitam.

Flores violentas batem nas suas pálpebras.

Elas respiram ao alto e em baixo. São

silenciosas.

E a sua cara está no meio das gotas particulares

da chuva,

em volta das candeias. No contínuo

escorrer dos filhos.

As mães são as mais altas coisas

que os filhos criam, porque se colocam

na combustão dos filhos, porque

os filhos estão como invasores dentes-de-leão

no terreno das mães.

E as mães são poços de petróleo nas palavras dos filhos,

e atiram-se, através deles, como jactos

para fora da terra.

E os filhos mergulham em escafandros no interior

de muitas águas,

e trazem as mães como polvos embrulhados nas mãos

e na agudeza de toda a sua vida.

E o filho senta-se com a sua mãe à cabeceira da mesa,

e através dele a mãe mexe aqui e ali,

nas chávenas e nos garfos.

E através da mãe o filho pensa

que nenhuma morte é possível e as águas

estão ligadas entre si

por meio da mão dele que toca a cara louca

da mãe que toca a mão pressentida do filho.

E por dentro do amor, até somente ser possível

amar tudo,

e ser possível tudo ser reencontrado por dentro do amor.

 

 

(excerto do poema «Fonte», publicado em A Colher na Boca, 1961)

Herberto Helder

Poesia Toda

Lisboa, Assírio & Alvim, 1990


Sobre a poesia de HERBERTO HELDER:

 

 

«Mediante uma emergente transparência significativa […] podem desenhar-se na poesia de Herberto Helder grandes espaços metafóricos. Há temas ou termos-chave que se diria serem o fio que atravessa a urdidura, a trama da linguagem, realizando, aí, as tais «inclinações de sentido» que fazem com que o texto desempenhe e assuma uma verdadeira função de conhecimento através de imagens fundamentais, de arquétipos. É o caso, por exemplo, das múltiplas referências na sua poesia à infância, associada, não raro, à mãe — ou, melhor, à mulher-mãe».

 

Fernando Guimarães

A Poesia Contemporânea Portuguesa e o Fim da Modernidade

Lisboa, Caminho, 1989

 


© Instituto Camões, 2002