(a carta da paixão) Esta mão que escreve a ardente melancolia da idade é a mesma que se move entre as nascentes da cabeça, que à imagem do mundo aberta de têmpora a têmpora ateia a sumptuosidade do coração. A demência lavra a sua queimadura desde os recessos negros onde se formam as estações até ao cimo, nas sedas que se escoam com a largura fluvial da luz e a espuma, ou da noite e as nebulosas e o silêncio todo branco. Os dedos. A montanha desloca-se sobre o coração que se alumia: a língua alumia-se. O mel escurece dentro da veia jugular talhando a garganta. Nesta mão que escreve afunda-se a lua, e de alto a baixo, em tuas grutas obscuras, a lua tece as ramas de um sangue mais salgado e profundo. E o marfim amadurece na terra como uma constelação. O dia leva-o, a noite traz para junto da cabeça: essa raiz de osso vivo. A idade que escrevo escreve-se num braço fincado em ti, uma veia dentro da tua árvore. Ou um filão ardido de ponta a ponta da figura cavada no espelho. Ou ainda a fenda na fronte por onde começa a estrela animal. (...) (excerto de Photomaton & Vox, 1979) |
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Nuno Júdice escreve sobre a poesia de HERBERTO HELDER: «Desde os primeiros livros (O Amor em Visita, 1958, e A Colher na Boca, 1961) a poesia de Herberto Helder tornou-se um momento ímpar na afirmação daquilo que, em Portugal, se pode considerar como a mais conseguida realização do visionarismo poético ocidental, que recebe a herança de Rimbaud e Lautréamont e passa pelo surrealismo. Helder consegue imprimir a essa tradição o sulco pessoal de uma linguagem que tem a capacidade de conferir a um metaforismo de absoluta liberdade a marca concreta de uma alusão física e material ao ser poético enquanto corpo simultaneamente de palavras e de carne, conseguindo um efeito único de transmutação da linguagem num corpo vivo, na linha da «alquimia do verbo» de Rimbaud.» Dicionário de Literatura Portuguesa Org. Álvaro Manuel Machado Lisboa, Editorial Presença, 1996 Herberto Helder na poesia portuguesa do século XX. |
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