praias


1

na praia lá do guincho as velas

de windsurf saltam sobre as ondas

e o meu olhar, equestre,

pula nos peitos das banhistas, enquanto

um cachorro tenta agarrar a cauda.

nos feriados tudo é insuportável

menos o sol e o mar

apesar das famílias.

e sustendo as gaivotas na mais alta

imaginação, porque hoje não vi nenhuma,

o vento traz de tudo

e antónio nobre e lorca às pandas roupas

que modelam os corpos em míticas figuras

com o seu drapejado esvoaçante,

entre dunas e lixo e vendedores de gelados.

restaria o campo, mas

«no campo não há bicas nem paperbacks»

diz uma amiga minha e tem razão.

que seria de nós, bucólicos, sem esses indicadores da alma? dou

lume a uma italiana e enquanto

ela agradece ocorre-me que despi-la já não é

cosa mentale; faz-me lembrar o algarve, mas no verão

o algarve é a continuação

da política por outros meios. antes

a nortada, os surfistas,

na crista da onda, a areia que entra no poema,

e o regresso mais cedo, quando já não se

aguenta.


2

agora que passaste muito queimada do sol

o vento vem pela estrada até à duna

com uma folha de jornal desdobrada

aos baldões e as vozes dos piqueniques.

tu desceste da moto e foste

comprar um gelado, afastando impaciente

algumas crianças. era a impostura

para a sede, avivada pelos guarda-sóis

de cor berrante. nas rochas havia

alguns pares esfregando-se

mais ou menos à vista. penduraste

os óculos de sol no decote da blusa

e o gelado avançou para os teus dentes muito brancos.

tudo isto dava uma fotografia

com o teu peito em grande plano

e a cena reflectida nos óculos escuros.


Vasco Graça Moura

Antologia de Convívios

Lisboa, Edições Asa, 2002


VASCO GRAÇA MOURA

Nasceu em 1942 na Foz do Douro.

É um dos mais importantes poetas contemporâneos.

A propósito de Antologia de Convívios, escreveu o autor:

«Reúno, nesta antologia de convívios, um conjunto de poemas em que são referidos outros escritores, muitos deles, mas não todos eles nem só eles, determinantes para a minha própria escrita.

Pareceu-me útil fazer o ponto dessas homenagens e evocações, em que algumas figuras são recorrentes e outras surgem, principal ou incidentalmente, em poemas que, de algum modo, têm a ver com elas.

A poesia é também um exercício sobre a, e a partir da, escrita alheia, numa teia de relações sincrónicas e diacrónicas que se vai sucessivamente alterando, inflectindo e adensando.»


Para saber mais sobre Vasco Graça Moura.


© Instituto Camões, 2003