Quem escreveu
JOSÉ RODRIGUES MIGUÉIS
Nasceu em Lisboa em 1901.
Formado em Direito na Universidade de Lisboa, veio, posteriormente, a formar-se em Ciências Pedagógicas na Universidade de Bruxelas.
Colaborador em jornais e revistas, foi advogado, professor do ensino secundário, tornando-se, igualmente, reconhecido orador e ideólogo político.
Sentindo o peso da censura salazarista, expatriou-se para os Estados Unidos da América, onde acabou por falecer, em 1980, depois de ter ainda vivido algum tempo em Portugal e no Brasil.
Da sua obra destaca-se Léah e Outras Histórias (1958), contos e novelas que projetaram o autor, impondo-o como um dos grandes nomes entre os prosadores do seu tempo. Objeto de inúmeras traduções, a sua obra tem inspirado também numerosos artigos e estudos universitários.
Veja ainda:
Uma apresentação de José Rodrigues Miguéis.
A caricatura de José Rodrigues Miguéis por Vasco.
[Recuperar Links]