titletitleAprender a brincar <subtitle type="text"></subtitle> <link rel="alternate" type="text/html" href="http://cvc.instituto-camoes.pt"/> <id>http://cvc.instituto-camoes.pt/</id> <updated>2024-11-19T19:20:49+00:00</updated> <author> <name>Centro Virtual Camões</name> <email>naoresponder.plataforma.cvc@fbapps.pt</email> </author> <generator uri="http://joomla.org" version="1.6">Joomla! - Open Source Content Management</generator> <link rel="self" type="application/atom+xml" href="http://cvc.instituto-camoes.pt/vinte-cinco-a-sete-vozes-dp6.html?format=feed&type=atom"/> <entry> <title>Sabia que? <link rel="alternate" type="text/html" href="http://cvc.instituto-camoes.pt/vinte-cinco-a-sete-vozes/sabia-que-34318-dp8.html"/> <published>2011-03-31T08:33:39+00:00</published> <updated>2011-03-31T08:33:39+00:00</updated> <id>http://cvc.instituto-camoes.pt/vinte-cinco-a-sete-vozes/sabia-que-34318-dp8.html</id> <author> <name>Luís Morgado</name> <email>luis.morgado@instituto-camoes.pt</email> </author> <summary type="html"><span style="font-family: arial; font-size: x-small;">SABIA QUE…<br /><br />Sabia que o sinal para a revolução de abril foi dado pela transmissão de uma canção?<br /><br />Eram 22.55 horas do dia 24 de abril quando a  transmissão da canção «E depois do Adeus», interpretada por Paulo de Carvalho, na antena dos Emissores Associados de Lisboa, marcou o início das operações militares contra o regime.<br /><br />Às 00.20 horas do dia 25 de Abril, a transmissão da canção «<a href="http://www1.ci.uc.pt/cd25a/wikka.php?wakka=granvimo">Grândola Vila Morena</a>» de José Afonso, no programa «Limite» da Rádio Renascença, foi a senha escolhida pelo  MFA (Movimento das Forças Armadas) como sinal confirmativo de que as operações militares estavam em marcha e eram irreversíveis.<br /><br />A partir das 00.30 horas, começava a ocupação de pontos estratégicos considerados fundamentais para derrubar o governo: RTP, Emissora Nacional, Rádio Clube Português, Aeroporto de Lisboa, Quartel General, Estado Maior do Exército, Ministério do Exército, Banco de Portugal e Marconi.<br /><br />Conheça a <a href="http://www1.ci.uc.pt/cd25a/wikka.php?wakka=HomePage">revolução de 25 de Abril de 1974</a>.<br /><br />Sabia que Ernesto Melo Antunes foi o principal ideólogo do MFA ? Conheça o programa do <a href="http://www1.ci.uc.pt/cd25a/wikka.php?wakka=estrut07">Movimento das Forças Armadas</a>. <br /></span></summary> <content type="html"><span style="font-family: arial; font-size: x-small;">SABIA QUE…<br /><br />Sabia que o sinal para a revolução de abril foi dado pela transmissão de uma canção?<br /><br />Eram 22.55 horas do dia 24 de abril quando a  transmissão da canção «E depois do Adeus», interpretada por Paulo de Carvalho, na antena dos Emissores Associados de Lisboa, marcou o início das operações militares contra o regime.<br /><br />Às 00.20 horas do dia 25 de Abril, a transmissão da canção «<a href="http://www1.ci.uc.pt/cd25a/wikka.php?wakka=granvimo">Grândola Vila Morena</a>» de José Afonso, no programa «Limite» da Rádio Renascença, foi a senha escolhida pelo  MFA (Movimento das Forças Armadas) como sinal confirmativo de que as operações militares estavam em marcha e eram irreversíveis.<br /><br />A partir das 00.30 horas, começava a ocupação de pontos estratégicos considerados fundamentais para derrubar o governo: RTP, Emissora Nacional, Rádio Clube Português, Aeroporto de Lisboa, Quartel General, Estado Maior do Exército, Ministério do Exército, Banco de Portugal e Marconi.<br /><br />Conheça a <a href="http://www1.ci.uc.pt/cd25a/wikka.php?wakka=HomePage">revolução de 25 de Abril de 1974</a>.<br /><br />Sabia que Ernesto Melo Antunes foi o principal ideólogo do MFA ? Conheça o programa do <a href="http://www1.ci.uc.pt/cd25a/wikka.php?wakka=estrut07">Movimento das Forças Armadas</a>. <br /></span></content> <category term="Vinte Cinco a Sete Vozes" /> </entry> <entry> <title>Quem escreveu 2011-03-31T08:23:40+00:00 2011-03-31T08:23:40+00:00 http://cvc.instituto-camoes.pt/vinte-cinco-a-sete-vozes/quem-escreveu-68401-dp11.html Luís Morgado luis.morgado@instituto-camoes.pt <p><span style="font-family: arial; font-size: x-small;">ALICE VIEIRA</span></p> <p></p> <p><span style="font-family: arial; font-size: x-small;">Nasceu em Lisboa, em 1943.</span></p> <p><span style="font-family: arial; font-size: x-small;">Formada em Filologia Germânica, coordenou o suplemento juvenil do Diário de Lisboa e foi jornalista profissional do Diário de Notícias. Colaborou em programas de televisão, escreveu recensões críticas  e obteve o seu primeiro sucesso em literatura infantojuvenil com  Rosa, Minha irmã Rosa (1979), pelo qual recebeu o «Prémio do Ano Internacional da Criança». Em 1994, recebeu o Grande Prémio Gulbenkian, pelo conjunto da sua obra. A sua escrita centra-se em temas relacionados com a pré-adolescência e a adolescência. Atualmente, Alice Vieira é um nome que se destaca no panorama da literatura infantojuvenil portuguesa. A sua obra tem sido traduzida em várias línguas.<br /><br />Algumas Obras:<br /><br /><span style="text-decoration: underline;">Romance</span><br /><br /><em>Rosa, Minha Irmã Rosa </em>(1979)<br /><br /><em>Este Rei que Eu Escolhi</em> (1983)<br /><br /><em>A Lua Não Está à Venda</em> (1988) <br /><br /><em>Caderno de Agosto</em> (1995)<br /><br /><em>Vinte Cinco a Sete Vozes</em> (1999)<br /><br /><span style="text-decoration: underline;"></span></span></p> <p><span style="font-family: arial; font-size: x-small;"><span style="text-decoration: underline;">Teatro<br /><br /></span><em>Leandro, Rei da Helíria </em>(1991)<br /></span></p> <p><span style="font-family: arial; font-size: x-small;"><br /><span style="text-decoration: underline;">Histórias Tradicionais Portuguesas<br /><br /></span><em>Corre, Corre Cabacinha</em> (1991)<br /><i><br />O Coelho Branquinho </i>(1994)<br /><br /></span></p> <p><span style="font-family: arial; font-size: x-small;"><span style="text-decoration: underline;">Histórias Tradicionais de Macau<br /></span><br /><em>As Mãos de Lam Seng</em> (1988)  <br /><br /><br />Para saber mais sobre a <a href="http://alicevieira.net/biografia/biografia.htm">autora</a>. <br /><br />Para ler a síntese de alguns livros.</span> [Procurar Link para síntese]<br /><br /></p> <p><span style="font-family: arial; font-size: x-small;">ALICE VIEIRA</span></p> <p></p> <p><span style="font-family: arial; font-size: x-small;">Nasceu em Lisboa, em 1943.</span></p> <p><span style="font-family: arial; font-size: x-small;">Formada em Filologia Germânica, coordenou o suplemento juvenil do Diário de Lisboa e foi jornalista profissional do Diário de Notícias. Colaborou em programas de televisão, escreveu recensões críticas  e obteve o seu primeiro sucesso em literatura infantojuvenil com  Rosa, Minha irmã Rosa (1979), pelo qual recebeu o «Prémio do Ano Internacional da Criança». Em 1994, recebeu o Grande Prémio Gulbenkian, pelo conjunto da sua obra. A sua escrita centra-se em temas relacionados com a pré-adolescência e a adolescência. Atualmente, Alice Vieira é um nome que se destaca no panorama da literatura infantojuvenil portuguesa. A sua obra tem sido traduzida em várias línguas.<br /><br />Algumas Obras:<br /><br /><span style="text-decoration: underline;">Romance</span><br /><br /><em>Rosa, Minha Irmã Rosa </em>(1979)<br /><br /><em>Este Rei que Eu Escolhi</em> (1983)<br /><br /><em>A Lua Não Está à Venda</em> (1988) <br /><br /><em>Caderno de Agosto</em> (1995)<br /><br /><em>Vinte Cinco a Sete Vozes</em> (1999)<br /><br /><span style="text-decoration: underline;"></span></span></p> <p><span style="font-family: arial; font-size: x-small;"><span style="text-decoration: underline;">Teatro<br /><br /></span><em>Leandro, Rei da Helíria </em>(1991)<br /></span></p> <p><span style="font-family: arial; font-size: x-small;"><br /><span style="text-decoration: underline;">Histórias Tradicionais Portuguesas<br /><br /></span><em>Corre, Corre Cabacinha</em> (1991)<br /><i><br />O Coelho Branquinho </i>(1994)<br /><br /></span></p> <p><span style="font-family: arial; font-size: x-small;"><span style="text-decoration: underline;">Histórias Tradicionais de Macau<br /></span><br /><em>As Mãos de Lam Seng</em> (1988)  <br /><br /><br />Para saber mais sobre a <a href="http://alicevieira.net/biografia/biografia.htm">autora</a>. <br /><br />Para ler a síntese de alguns livros.</span> [Procurar Link para síntese]<br /><br /></p> Ler o texto 2011-03-31T08:20:40+00:00 2011-03-31T08:20:40+00:00 http://cvc.instituto-camoes.pt/vinte-cinco-a-sete-vozes/ler-o-texto-34883-dp12.html Luís Morgado luis.morgado@instituto-camoes.pt <p><span style="font-family: arial; font-size: x-small;">Vinte Cinco a Sete Vozes - 5ª Voz - Alice Vieira</span></p> <p></p> <p><span style="font-family: arial; font-size: x-small;">Olhe que foi mesmo por acaso! Quando saí de casa, nem pensava em passar por aqui. Mas depois tive de ir ali ao Montepio levantar a minha pensão, e lembrei-me de dar uma palavrinha ao Paulito. Para mim ele há-de ser sem­pre o Paulito... Olhe que foi dos melhores alunos que eu tive! Uma pena não ter conti­nuado a estudar, uma pena! Se fosse hoje, nada disso tinha acontecido, mas naquele tempo... E eu lembro-me que a família dele passava muitas dificuldades, o pai ora estava empregado ora desempregado, e além disso sofria do coração, havia dias que quase nem se podia mexer. A gente bem lhe dizia para ele ir ao médico, mas onde é que havia médico, e onde é que havia dinheiro para médico. «Isto é tudo ner­vos», dizia ele. Só quando morreu é que se sou­be que era do coração que sofria.<br /><br />Mas então a nossa conversa vai ser sobre o 25 de Abril de 1974, não é? Nessa altura eu já não estava na escola onde o Paulo andou, tinha sido colocada mais cá para baixo, numa aldeia chamada Vale de Mu, lá para a serra do Caldeirão. Aquilo era uma terra onde não ha­via nada, nem vinha no mapa, a escola não tinha condições nenhumas, mas nenhumas! Agora já estou reformada, como deve calcular, mas quando ainda estava no activo e ouvia colegas meus queixarem-se das más condições das escolas onde ensinavam, só tinha vontade de os levar a Vale de Mu para eles verem o que era uma escola degradada. Não que as nossas escolas de agora estejam todas bem, não é isso, mas comparadas com a de Vale de Mu são o pa­raíso! Se calhar essa escola hoje até já nem existe, se calhar até já fechou, como tantas por esse país fora.<br /><br />Como já referi a escola não tinha nada. E quando eu digo nada, é nada mesmo. Olhe que nem sequer o retrato do Américo Tomás e do Marcelo Caetano ela tinha! A menina é muito nova, e se calhar não sabe estas coisas, mas antes do 25 de Abril todas as escolas primárias... Agora elas já não se chamam assim, acho que se chamam escolas do ensino básico, mas para mim continuam sempre a ser escolas primárias! Mas dizia eu que todas as escolas tinham na parede o retrato do presidente da República e do presidente do Conselho. Eu ain­da apanhei escolas com o retrato do Carmona, depois o Carmona morreu e veio o retrato do Craveiro Lopes, que foi o presidente a seguir, e depois o do Américo Tomás, que foi o que esteve até ao 25 de Abril, como a menina sabe. Ao lado do retrato do presidente da Repúbli­ca, estava sempre o retrato do Salazar, que foi presidente do Conselho mais de quarenta anos. Um dia, em 1969, como a menina também deve saber, o Salazar caiu de uma cadeira abai­xo, bateu com a cabeça no chão e teve de ser substituído pelo Marcelo Caetano, que ficou até ao 25 de Abril. Isto em traços muito largos, claro, porque pelo meio houve histórias e mais histórias, mas agora não vêm ao caso.<br /><br />Pois lá em Vale de Mu nem o retrato do Marcelo Caetano nem o do Américo Tomás havia. Nem isso, que o Ministério queria sem­pre que não faltasse, para os meninos saberem logo de pequeninos quem é que mandava em todos!<br /><br />Não é que os retratos dos homens me fi­zessem falta, quanto menos olhasse para eles, melhor. Mas isto é só para a menina ver como aquela escola era desprezada. Olhe que não havia um pau de giz! Nem sequer o mapa de Portugal! Eu queria dar aritmética e geometria, e nem uma caixa com os pesos ou com as fi­guras geométricas lá havia, como havia noutras escolas. Nada. O que se chama nada.<br /><br />Então eu, pacientemente, escrevia todos os meses uma carta ao Ministério e explicava que a escola não tinha material, e sem material como é que eu podia ensinar as crianças, e lá dizia também, para ver se os comovia, que a escola nem os retratos do senhor presidente da República e do senhor presidente do Conse­lho tinha nas paredes, e que era uma vergonha para o país uma escola naquele estado, santo Deus.<br /><br />E do Ministério, nada. O silêncio mais completo.<br /><br />E lá vinha outro mês, e lá voltava eu a escrever para o Ministério, a mandar ofícios, a fazer pedidos a toda a gente – e do Ministé­rio apenas o silêncio.<br /><br />Foram anos terríveis. Eu já não sabia como inventar maneiras de ensinar os miúdos. Já viu como é que se ensina Geografia de Portugal sem um mapa? Ensinar-lhes as serras, os rios, as linhas de caminho-de-ferro – sem lhes mos­trar no mapa onde ficavam? Coitadinhos, eles sabiam tudo de cor, mas não faziam a mínima ideia onde é que tudo aquilo era! E o meu ordenado, claro, tão pequeno que nem dava para pagar o material do meu bolso. Ainda paguei muitos paus de giz, e um apagador para o qua­dro, e alguns cadernos para aqueles que não tinham mesmo possibilidades nenhumas, mas não podia ir muito além disso. Tinha dois filhos para criar, e fiquei viúva muito cedo, como o Paulo lhe deve ter dito. A vida era muito difí­cil também para mim.<br /><br />Mas nunca desisti. Todos os meses lá ia a carta para o Ministério. Isto durante anos! Só em selos devo ter gasto uma pequena for­tuna!<br /><br />Até que um dia, já eu desesperava de tudo, aparece-me junto da escola uma carrinha, a trazer, finalmente, material que o Ministério mandava. Só não deitei foguetes porque não os tinha, mas senti-me rebentar de felicidade. Até que enfim eu ia poder ser uma professora a sério! Estava tão feliz, mas tão feliz, que nem estranhei a pressa que o chofer tinha em des­pachar aquilo, e nem liguei, quando ele disse que em Lisboa tinha havido qualquer coisa es­quisita, tinha encontrado muita tropa na rua quando de lá saíra, e aquilo não lhe parecera normal.<br /><br />Acho mesmo que nem ouvi bem o que ele disse. O que eu queria era abrir os pacotes, ver o material, colocá-lo na sala, e poder dar, final­mente, uma aula decente às crianças.<br /><br />A menina até pode nem acreditar, porque esta história parece mentira, mas juro que foi assim mesmo que aconteceu: a senhora Auro­ra, que era quem limpava a escola, a chegar ao pé de mim e a dizer que na rádio se falava de uma revolução, de um Movimento das Forças Armadas que tinha ido prender o governo todo, e eu a abrir os pacotes cheia de alegria, e a dar de caras com os retratos do Américo Tomás e do Marcelo Caetano! Nem um pau de giz, nem um mapa, nem formas geométricas, nada de nada, a não ser os retratos daqueles dois para pendurar na parede. A senhora Aurora, coi­tada, aflitíssima, «senhora Professora, há uma revolução em Lisboa!», e eu a olhar para os re­tratos no chão e a pensar, «e agora, o que é que eu faço com estes dois?»<br /><br />Ainda hoje, que já se passaram 25 anos, de cada vez que vejo, na televisão, documentários sobre o 25 de Abril, com o chaimite que levou o Marcelo Caetano e o Américo Tomás do Quartel do Carmo, só me lembro do retrato deles, no chão, à entrada da escola, e do meu espanto no meio de tudo.<br /><br /></span></p> <div style="text-align: right;"><span style="font-family: arial; font-size: x-small;">Alice Vieira, <em>Vinte  Cinco a Sete Vozes</em>, </span><br /><span style="font-family: arial; font-size: x-small;">Lisboa, Editorial Caminho,1999. </span></div> <p><span style="font-family: arial; font-size: x-small;">Vinte Cinco a Sete Vozes - 5ª Voz - Alice Vieira</span></p> <p></p> <p><span style="font-family: arial; font-size: x-small;">Olhe que foi mesmo por acaso! Quando saí de casa, nem pensava em passar por aqui. Mas depois tive de ir ali ao Montepio levantar a minha pensão, e lembrei-me de dar uma palavrinha ao Paulito. Para mim ele há-de ser sem­pre o Paulito... Olhe que foi dos melhores alunos que eu tive! Uma pena não ter conti­nuado a estudar, uma pena! Se fosse hoje, nada disso tinha acontecido, mas naquele tempo... E eu lembro-me que a família dele passava muitas dificuldades, o pai ora estava empregado ora desempregado, e além disso sofria do coração, havia dias que quase nem se podia mexer. A gente bem lhe dizia para ele ir ao médico, mas onde é que havia médico, e onde é que havia dinheiro para médico. «Isto é tudo ner­vos», dizia ele. Só quando morreu é que se sou­be que era do coração que sofria.<br /><br />Mas então a nossa conversa vai ser sobre o 25 de Abril de 1974, não é? Nessa altura eu já não estava na escola onde o Paulo andou, tinha sido colocada mais cá para baixo, numa aldeia chamada Vale de Mu, lá para a serra do Caldeirão. Aquilo era uma terra onde não ha­via nada, nem vinha no mapa, a escola não tinha condições nenhumas, mas nenhumas! Agora já estou reformada, como deve calcular, mas quando ainda estava no activo e ouvia colegas meus queixarem-se das más condições das escolas onde ensinavam, só tinha vontade de os levar a Vale de Mu para eles verem o que era uma escola degradada. Não que as nossas escolas de agora estejam todas bem, não é isso, mas comparadas com a de Vale de Mu são o pa­raíso! Se calhar essa escola hoje até já nem existe, se calhar até já fechou, como tantas por esse país fora.<br /><br />Como já referi a escola não tinha nada. E quando eu digo nada, é nada mesmo. Olhe que nem sequer o retrato do Américo Tomás e do Marcelo Caetano ela tinha! A menina é muito nova, e se calhar não sabe estas coisas, mas antes do 25 de Abril todas as escolas primárias... Agora elas já não se chamam assim, acho que se chamam escolas do ensino básico, mas para mim continuam sempre a ser escolas primárias! Mas dizia eu que todas as escolas tinham na parede o retrato do presidente da República e do presidente do Conselho. Eu ain­da apanhei escolas com o retrato do Carmona, depois o Carmona morreu e veio o retrato do Craveiro Lopes, que foi o presidente a seguir, e depois o do Américo Tomás, que foi o que esteve até ao 25 de Abril, como a menina sabe. Ao lado do retrato do presidente da Repúbli­ca, estava sempre o retrato do Salazar, que foi presidente do Conselho mais de quarenta anos. Um dia, em 1969, como a menina também deve saber, o Salazar caiu de uma cadeira abai­xo, bateu com a cabeça no chão e teve de ser substituído pelo Marcelo Caetano, que ficou até ao 25 de Abril. Isto em traços muito largos, claro, porque pelo meio houve histórias e mais histórias, mas agora não vêm ao caso.<br /><br />Pois lá em Vale de Mu nem o retrato do Marcelo Caetano nem o do Américo Tomás havia. Nem isso, que o Ministério queria sem­pre que não faltasse, para os meninos saberem logo de pequeninos quem é que mandava em todos!<br /><br />Não é que os retratos dos homens me fi­zessem falta, quanto menos olhasse para eles, melhor. Mas isto é só para a menina ver como aquela escola era desprezada. Olhe que não havia um pau de giz! Nem sequer o mapa de Portugal! Eu queria dar aritmética e geometria, e nem uma caixa com os pesos ou com as fi­guras geométricas lá havia, como havia noutras escolas. Nada. O que se chama nada.<br /><br />Então eu, pacientemente, escrevia todos os meses uma carta ao Ministério e explicava que a escola não tinha material, e sem material como é que eu podia ensinar as crianças, e lá dizia também, para ver se os comovia, que a escola nem os retratos do senhor presidente da República e do senhor presidente do Conse­lho tinha nas paredes, e que era uma vergonha para o país uma escola naquele estado, santo Deus.<br /><br />E do Ministério, nada. O silêncio mais completo.<br /><br />E lá vinha outro mês, e lá voltava eu a escrever para o Ministério, a mandar ofícios, a fazer pedidos a toda a gente – e do Ministé­rio apenas o silêncio.<br /><br />Foram anos terríveis. Eu já não sabia como inventar maneiras de ensinar os miúdos. Já viu como é que se ensina Geografia de Portugal sem um mapa? Ensinar-lhes as serras, os rios, as linhas de caminho-de-ferro – sem lhes mos­trar no mapa onde ficavam? Coitadinhos, eles sabiam tudo de cor, mas não faziam a mínima ideia onde é que tudo aquilo era! E o meu ordenado, claro, tão pequeno que nem dava para pagar o material do meu bolso. Ainda paguei muitos paus de giz, e um apagador para o qua­dro, e alguns cadernos para aqueles que não tinham mesmo possibilidades nenhumas, mas não podia ir muito além disso. Tinha dois filhos para criar, e fiquei viúva muito cedo, como o Paulo lhe deve ter dito. A vida era muito difí­cil também para mim.<br /><br />Mas nunca desisti. Todos os meses lá ia a carta para o Ministério. Isto durante anos! Só em selos devo ter gasto uma pequena for­tuna!<br /><br />Até que um dia, já eu desesperava de tudo, aparece-me junto da escola uma carrinha, a trazer, finalmente, material que o Ministério mandava. Só não deitei foguetes porque não os tinha, mas senti-me rebentar de felicidade. Até que enfim eu ia poder ser uma professora a sério! Estava tão feliz, mas tão feliz, que nem estranhei a pressa que o chofer tinha em des­pachar aquilo, e nem liguei, quando ele disse que em Lisboa tinha havido qualquer coisa es­quisita, tinha encontrado muita tropa na rua quando de lá saíra, e aquilo não lhe parecera normal.<br /><br />Acho mesmo que nem ouvi bem o que ele disse. O que eu queria era abrir os pacotes, ver o material, colocá-lo na sala, e poder dar, final­mente, uma aula decente às crianças.<br /><br />A menina até pode nem acreditar, porque esta história parece mentira, mas juro que foi assim mesmo que aconteceu: a senhora Auro­ra, que era quem limpava a escola, a chegar ao pé de mim e a dizer que na rádio se falava de uma revolução, de um Movimento das Forças Armadas que tinha ido prender o governo todo, e eu a abrir os pacotes cheia de alegria, e a dar de caras com os retratos do Américo Tomás e do Marcelo Caetano! Nem um pau de giz, nem um mapa, nem formas geométricas, nada de nada, a não ser os retratos daqueles dois para pendurar na parede. A senhora Aurora, coi­tada, aflitíssima, «senhora Professora, há uma revolução em Lisboa!», e eu a olhar para os re­tratos no chão e a pensar, «e agora, o que é que eu faço com estes dois?»<br /><br />Ainda hoje, que já se passaram 25 anos, de cada vez que vejo, na televisão, documentários sobre o 25 de Abril, com o chaimite que levou o Marcelo Caetano e o Américo Tomás do Quartel do Carmo, só me lembro do retrato deles, no chão, à entrada da escola, e do meu espanto no meio de tudo.<br /><br /></span></p> <div style="text-align: right;"><span style="font-family: arial; font-size: x-small;">Alice Vieira, <em>Vinte  Cinco a Sete Vozes</em>, </span><br /><span style="font-family: arial; font-size: x-small;">Lisboa, Editorial Caminho,1999. </span></div>