Esta ação visa contribuir para o desenvolvimento de competências pedagógico-didáticas e investigativas que permitam ao professor:
- compreender o conceito de Língua de Herança (LH), na sua diferenciação e articulação com outros conceitos, como Língua Materna, Língua Estrangeira e Língua Segunda;
- compreender as implicações psicolinguísticas e didáticas que advêm do reconhecimento da especificidade do aluno e falante de Herança;
- adquirir conhecimentos acerca da origem, circulação, papel e impacto das imagens no processo de ensino-aprendizagem do Português Língua de Herança;
- intervir adequadamente no seu contexto educativo, com base no desenvolvimento de um projeto de Investigação-Ação (I&A) que, partindo do questionamento das práticas e de valores localmente identificados, conduzam à ação e à mudança.
O curso de formação destina-se a Professores de Línguas e de Língua materna (Português), pertencentes aos grupos 200 (Português e Estudos Sociais), 210 (Português e Francês), 220 (Português e Inglês), 300 (Português), 320 (Francês), 330 (Inglês), 340 (Alemão), 350 (Espanhol).
Este curso de formação terá a duração de 25 horas, distribuídas por 15 semanas.
OA estrutura da oficina assenta na sequenciação de módulos, alternando-se actividades de reflexão e de prática, repartidas pelas diversas modalidades de participação (principalmente assíncrona), trabalho autónomo/trabalho colaborativo ou cooperativo. Assim:
A ação pretende articular formação em autonomia e colaborativa, de acordo com a seguinte distribuição:
- trabalho de formação teórica individualizada e em autonomia (realização das leituras aconselhadas);
- trabalho de formação teórica colaborativa: discussão mediatizada por computador (síncrona e assíncrona) acerca das leituras efetuadas;
- realização de um projeto de Investigação‐Ação (desde a fase de conceção até à fase de análise dos dados recolhidos em sala de aula.
Os conteúdos da ação são os seguintes:
- Conceito de Competência Plurilingue e Intercultural;
- Conceito de Língua de Herança, Língua Estrangeira, Língua Materna e Língua Segunda;
- Interações e sinergias interlinguísticas no desenvolvimento da Competência Plurilingue e Intercultural;
- Pressupostos de base psicossocial, linguística e didática da aula de Português LH;
- Conceito de imagem, representação social, estereótipo e outros termos relacionados (crença, opinião, …);
- Produtividade dos conceitos anteriormente elencados na investigação em Educação em Línguas, em geral, e no ensino do Português LH, em particular;
- Discurso como veículo de imagens e representações de LH e culturas: foco nos discursos de ensino e de aprendizagem e nos discursos reguladores;
- A sala de aula como espaço heterogéneo de rentabilização e transformação de imagens e representações, de conhecimentos linguístico-comunicativos e culturais prévios, de percursos pessoais de aprendizagem e de discursos políticos.
Calendarização das sessões presenciais:
- Arranque: 2h
- Reflexão teórica: 10h
- Como se faz um projeto de I&A: 2h
- Implementação do projeto de I&A: 9h
- Avaliação e balanço: 2h
O número máximo de formandos será de 25 (vinte e cinco).
A avaliação será contínua e os termos de avaliação serão os seguintes:
- 10% - Assiduidade;
- 90% - Produção de trabalhos ou materiais/participação qualitativa nas sessões síncronas e assíncronas de discussão, de acordo com a seguinte distribuição:
- 30%: portfólio, com diferentes entradas (fichas de trabalho, pesquisa, compilação de trabalhos relevantes, autoavaliação);
- 20%: participação nas discussões on line.
- 40%: trabalho final (relatório com entrega atempada, correção formal, conteúdo, descrição e análise crítica do projeto de I&A implementado).
Os formandos serão classificados de 1 a 10, com a menção qualitativa de:
- 1 a 4,9 valores – Insuficiente;
- 5 a 6,4 valores – Regular;
- 6,5 a 7,9 valores – Bom;
- 8 a 8,9 valores – Muito Bom;
- 9 a 10 valores – Excelente.
Para efeitos de reconhecimento de formação de professores em Espanha, o certificado explicita o número de horas de formação do curso.
A frequência do curso implica o pagamento de 120 EUR (cento e vinte euros). No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro e agentes de Cooperação do Camões, I.P. o custo do curso é de 100 EUR.
O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta para depósito será enviado aos candidatos que forem selecionados. Uma vez efetuado o pagamento, não há lugar a reembolso.
De acordo com o regulamento da formação a distância, o Camões, I.P. reserva-se o direito de cancelar os cursos que, à data de início, não tenham o número mínimo de inscrições necessárias à sua realização, o qual corresponde às vagas definidas na publicitação do curso. O Camões, I.P. procederá à devolução do pagamento já efetuado por formandos de cursos nessa situação.
Os candidatos à frequência do curso Didática do Português Língua de Herança deverão preencher o formulário que está disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao final do dia 10 de fevereiro de 2016, impreterivelmente.
Sílvia Melo-Pfeifer é licenciada em Ensino de Português e de Francês e Doutorada em Didática de Línguas, pela Universidade de Aveiro. Coordenou o Ensino Português na Alemanha entre 2010 e 2013, junto da Embaixada de Portugal em Berlim. É atualmente Professora de Didática de Línguas Românicas, na Universidade de Hamburgo (Alemanha).
Este curso decorrerá inteiramente a distância, através da plataforma de aprendizagem do Camões, I.P., na modalidade de Curso de Formação. É creditado com 1 crédito, relevando para a progressão em carreira de Professores de Línguas e de Língua materna (Português): grupos 200 (Português e Estudos Sociais), 210 (Português e Francês), 220 (Português e Inglês), 300 (Português), 320 (Francês), 330 (Inglês), 340.