Didática do Português Língua de Herança (214_15_2S)

Coordenação: Sílvia Melo-Pfeifer | Tutoria: Teresa Ferreira



I - Objetivos

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Esta ação visa contribuir para o desenvolvimento de competências pedagógico-didáticas e investigativas que permitam ao professor:

  1. compreender o conceito de Língua de Herança (LH), na sua diferenciação e articulação com outros conceitos, como Língua Materna, Língua Estrangeira e Língua Segunda;
  2. compreender as implicações psicolinguísticas e didáticas que advêm do reconhecimento da especificidade do aluno e falante de Herança;
  3. adquirir conhecimentos acerca da origem, circulação, papel e impacto das imagens no processo de ensino-aprendizagem do Português Língua de Herança;
  4. intervir adequadamente no seu contexto educativo, com base no desenvolvimento de um projeto de Investigação-Ação (I&A) que, partindo do questionamento das práticas e de valores localmente identificados, conduzam à ação e à mudança.

II - Público-alvo

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O curso de formação destina-se a Professores de Línguas e de Língua materna (Português), pertencentes aos grupos 200 (Português e Estudos Sociais), 210 (Português e Francês), 220 (Português e Inglês), 300 (Português), 320 (Francês), 330 (Inglês), 340 (Alemão), 350 (Espanhol).

III - Duração

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Este curso de formação terá a duração de 25 horas, distribuídas por 15 semanas.

IV - Organização de conteúdos

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OA estrutura da oficina assenta na sequenciação de módulos, alternando-se actividades de reflexão e de prática, repartidas pelas diversas modalidades de participação (principalmente assíncrona), trabalho autónomo/trabalho colaborativo ou cooperativo. Assim:

A ação pretende articular formação em autonomia e colaborativa, de acordo com a seguinte distribuição:

  • trabalho de formação teórica individualizada e em autonomia (realização das leituras aconselhadas);
  • trabalho de formação teórica colaborativa: discussão mediatizada por computador (síncrona e assíncrona) acerca das leituras efetuadas;
  • realização de um projeto de Investigação‐Ação (desde a fase de conceção até à fase de análise dos dados recolhidos em sala de aula.

Os conteúdos da ação são os seguintes:

  1. Conceito de Competência Plurilingue e Intercultural;
  2. Conceito de Língua de Herança, Língua Estrangeira, Língua Materna e Língua Segunda;
  3. Interações e sinergias interlinguísticas no desenvolvimento da Competência Plurilingue e Intercultural;
  4. Pressupostos de base psicossocial, linguística e didática da aula de Português LH;
  5. Conceito de imagem, representação social, estereótipo e outros termos relacionados (crença, opinião, …);
  6. Produtividade dos conceitos anteriormente elencados na investigação em Educação em Línguas, em geral, e no ensino do Português LH, em particular;
  7. Discurso como veículo de imagens e representações de LH e culturas: foco nos discursos de ensino e de aprendizagem e nos discursos reguladores;
  8. A sala de aula como espaço heterogéneo de rentabilização e transformação de imagens e representações, de conhecimentos linguístico-comunicativos e culturais prévios, de percursos pessoais de aprendizagem e de discursos políticos.

Calendarização das sessões presenciais:

  • Arranque: 2h
  • Reflexão teórica: 10h
  • Como se faz um projeto de I&A: 2h
  • Implementação do projeto de I&A: 9h

  • Avaliação e balanço: 2h

V - Número de formandos por turma

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O número máximo de formandos será de 25 (vinte e cinco).

VI - Avaliação final

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A avaliação será contínua e os termos de avaliação serão os seguintes:


Os formandos serão classificados de 1 a 10, com a menção qualitativa de:

Para efeitos de reconhecimento de formação de professores em Espanha, o certificado explicita o número de horas de formação do curso.

VII - Preço do curso

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A frequência do curso implica o pagamento de 120 EUR (cento e vinte euros). No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro e agentes de Cooperação do Camões, I.P. o custo do curso é de 100 EUR. O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta para depósito será enviado aos candidatos que forem selecionados. Uma vez efetuado o pagamento, não há lugar a reembolso.

De acordo com o regulamento da formação a distância, o Camões, I.P. reserva-se o direito de cancelar os cursos que, à data de início, não tenham o número mínimo de inscrições necessárias à sua realização, o qual corresponde às vagas definidas na publicitação do curso. O Camões, I.P. procederá à devolução do pagamento já efetuado por formandos de cursos nessa situação.

VIII - Processo de candidatura

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Os candidatos à frequência do curso Didática do Português Língua de Herança deverão preencher o formulário que está disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao final do dia 10 de fevereiro de 2016, impreterivelmente.

IX - Coordenação e Tutoria

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Sílvia Melo-Pfeifer é licenciada em Ensino de Português e de Francês e Doutorada em Didática de Línguas, pela Universidade de Aveiro. Coordenou o Ensino Português na Alemanha entre 2010 e 2013, junto da Embaixada de Portugal em Berlim. É atualmente Professora de Didática de Línguas Românicas, na Universidade de Hamburgo (Alemanha).

X - Creditação

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Este curso decorrerá inteiramente a distância, através da plataforma de aprendizagem do Camões, I.P., na modalidade de Curso de Formação. É creditado com 1 crédito, relevando para a progressão em carreira de Professores de Línguas e de Língua materna (Português): grupos 200 (Português e Estudos Sociais), 210 (Português e Francês), 220 (Português e Inglês), 300 (Português), 320 (Francês), 330 (Inglês), 340.