MIPL2.0: Materiais Interativos para Português Língua Segunda na Web 2.0 (202_15_2S)

Coordenação: Rui Vaz | Tutoria: Adelina Moura



I - Objetivos

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  1. Equipar os participantes com competências pedagógicas e técnicas de desenvolvimento de materiais pedagógicos interativos, para ensino do Português L2, destinados a publicação na Internet.
  2. Explorar um conjunto diversificado de ferramentas da web 2.0 e habilitar os participantes a utilizá-las em contexto educativo.
  3. Criar um espaço colaborativo onde se organizem, arquivem e disponibilizem as contribuições e trabalhos realizados, de modo a constituir-se um repositório de experiências e de produtos que, selecionados de acordo com critérios de qualidade, poderão vir também a ser incluídos na área «Aprender Português» do Centro Virtual Camões.

II - Público-alvo

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A oficina destina-se a professores dos ensinos básico e secundário, residentes em Portugal ou no estrangeiro, preferencialmente dos grupos 110, 200, 210, 220 e 300, e a outros agentes envolvidos no processo de ensino/aprendizagem de Português como Língua Segunda (PL2*). A decisão no que respeita à seleção dos formandos será feita pelo Camões, I.P. e é irrevogável.

III - Duração

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A oficina terá a duração de 12 semanas, a começar no dia 24 de fevereiro de 2016, prevendo-se 25 horas de trabalho direto e 25 horas de trabalho autónomo por parte dos formandos, num total de 50 horas.

IV - Organização de conteúdos

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OA estrutura da oficina assenta na sequenciação de módulos, alternando-se actividades de reflexão e de prática, repartidas pelas diversas modalidades de participação (principalmente assíncrona), trabalho autónomo/trabalho colaborativo ou cooperativo. Assim:

V - Número de formandos por turma

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O número máximo de formandos será de 25 (vinte e cinco).

VI - Avaliação e certificação

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A Classificação final é obtida através da aplicação da fórmula AC*40% + APTP*40% + RFRC*20%, sendo que AC – Avaliação contínua (assiduidade e participação), APTP – Avaliação do portfólio e dos trabalhos produzidos e RFRC – Relatórios dos formandos/reflexão crítica.

Para os efeitos previstos no artigo 5.°, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário.

Para efeitos de aplicação do n.º 3 do artigo 14.° do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a progressão em carreira de Professores dos Grupos 110, 200, 210, 220 e 300.

Para efeitos de reconhecimento de formação de professores em Espanha, o certificado explicita o número de horas de formação do curso.

VII - Preço do curso

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A frequência da oficina implica o pagamento de 200 EUR (duzentos euros). No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro e agentes de Cooperação do Camões, I.P., este custo é suportado em 50% por esta instituição, pelo que os docentes/agentes terão de pagar apenas metade do valor indicado. O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta será enviado aos candidatos que forem selecionados.

De acordo com o regulamento da formação a distância, o Camões, I.P. reserva-se o direito de cancelar os cursos que, à data de início, não tenham o número mínimo de inscrições necessárias à sua realização, o qual corresponde às vagas definidas na publicitação do curso. O Camões, I.P. procederá à devolução do pagamento já efetuado por formandos de cursos nessa situação.

VIII - Processo de candidatura

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Os candidatos à frequência desta oficina de formação a distância deverão preencher o formulário eletrónico disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 10 de fevereiro de 2016, impreterivelmente. Os dados fornecidos estão sujeitos a verificação por parte do Camões, I.P.

IX - Coordenação e Tutoria

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Rui Vaz é coordenador do Centro Virtual Camões, mestre em Ciências da Educação e doutorando da Universidade de Lisboa em Educação - Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Adelina Moura é doutora em Educação - Tecnologias Educativas pela Universidade do Minho e mestre em Educação - Supervisão Pedagogica do Ensino do Português.