Promoção da Leitura na Era Digital (215_15_2S)

Coordenação e Tutoria: Isabel Alçada



A leitura é uma competência básica que todas as pessoas devem adquirir para conseguirem lidar de forma natural com a palavra escrita. Mas aprender a ler não é um processo natural, como aprender a falar ou a andar. É um processo complexo que exige bastante acompanhamento. Para conseguir ler bem, é necessário e indispensável dominar a técnica de leitura e criar uma relação positiva com os livros.

Este curso foi concebido pelos Professores Carlos Correia e Isabel Alçada, do Centro de Investigação para as Tecnologias Interativas (CITI), da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Decorrerá exclusivamente através da plataforma de aprendizagem eletrónica disponível no CITI.

I - Objetivos

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  1. Contribuir para alargar a compreensão dos processos de aprendizagem da leitura, junto de profissionais e de cidadãos, interessados na promoção da leitura, analisando a mudança de paradigma ocorrida no século XXI, resultante da permanente oferta de recursos em suporte digital.
  2. Permitir uma análise fundamentada dos fatores que na nossa época contribuem para a aquisição (ou inibição) de competências e hábitos de leitura, nas várias etapas da vida.
  3. Disponibilizar resultados da investigação científica sobre leitura e literacia de forma sintética, acessível e transferível para a programação de práticas concretas tanto em contexto escolar como em contexto familiar.
  4. Contribuir para a eficácia nas práticas de promoção de leitura, através da divulgação de políticas, projetos e atividades desenvolvidos em diferentes contextos nacionais e internacionais, com valor comprovado pela avaliação.

II - Competências

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  1. Conhecer resultados de investigação recente acerca de aprendizagem da leitura, desenvolvimento da competência leitora, desenvolvimento de hábitos de leitura na era digital.
  2. Analisar políticas, projetos e atividades de promoção da leitura junto de crianças, de jovens ou de adultos. para apreciar a qualidade do respetivo impacto.
  3. Aprofundar a reflexão acerca da problemática da leitura na era digital, analisando implicações da utilização de recursos em diferentes suportes junto de crianças e jovens.
  4. Conceber, programar e realizar projetos de promoção de leitura, adequados a diferentes públicos, que envolvam um alargado uso de livros e de suportes digitais.

III - Público-alvo

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O Curso destina-se a participantes que desejem aprofundar e desenvolver a sua competência na área da promoção da leitura.

IV - Organização de conteúdos

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Temas das sessões (programa)

  1. A leitura uma competência essencial. Breve história da leitura
  2. O longo caminho da universalização no acesso à leitura
  3. Recursos e práticas de leitura no século XXI
  4. Workshop
  5. A aprendizagem da leitura – análise de teorias e resultados de investigação
  6. A aquisição e a consolidação da competência leitora – a ação da escola, da família, da comunidade
  7. Análise de políticas, programas e projetos de promoção da leitura e da literacia
  8. Workshop
  9. Programação de projetos/atividades de promoção da leitura- a escolha de livros e recursos digitais adequados ao público alvo
  10. Programação de projetos/atividades de promoção da leitura – a conceção de atividades adequadas aos recursos, ao contexto, ao tempo disponível
  11. Programação de projetos/atividades de promoção da leitura – a avaliação dos efeitos nas competências e nos hábitos de leitura dos participantes (crianças, jovens ou adultos)
  12. Workshop
  13. Apresentação e discussão das propostas de projeto
  14. Apresentação e discussão das propostas de projeto
  15. Apresentação e discussão das propostas de projeto
  16. Avaliação

V - Número de formandos por turma

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O número de formandos por turma será de 25 (vinte e cinco).

VI - Calendarização

Inscrições: até 10 de fevereiro de 2016

Avaliação de candidaturas: de 23 de fevereiro de 2016 a 01 de março de 2016

Comunicação de candidatos admitidos e período de pagamentos: 04 de março a 09 a março de 2016

Período de chamada de suplentes: 10 de março de 2016 a 13 de março de 2016;

Início do curso: 14 de março

VII - Propina de inscrição

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A frequência do curso implica o pagamento de 200 EUR (duzentos euros). No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro e agentes de Cooperação do Camões, I.P., não existem quaisquer custos associados. O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta para depósito será enviado aos candidatos que forem selecionados. Uma vez efetuado o pagamento, não há lugar a reembolso.

De acordo com o regulamento da formação a distância, o Camões, I.P. reserva-se o direito de cancelar os cursos que, à data de início, não tenham o número mínimo de inscrições necessárias à sua realização, o qual corresponde às vagas definidas na publicitação do curso. O Camões, I.P. procederá à devolução do pagamento já efetuado por formandos de cursos nessa situação.

VIII - Seleção

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O Camões, I.P. será responsável pela seleção dos candidatos.

IX - Requisitos

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Os candidatos deverão possuir:

X - Certificação

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Curso conferente de 6,7 créditos pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (Ministério da Educação - Formação Contínua de Professores), a professores de infância e professores do ensino básico. Serão ainda atribuídos 6 ECTS.

Para efeitos de reconhecimento de formação de professores em Espanha, o certificado explicita o número de horas de formação do curso.