Português para Hispanofalantes (314_15_2S)

Coordenação: Filipa Soares (Coordenação de Ensino Português no Estrangeiro de Espanha e Andorra)

TUTORIA: Ana Catarina Matos



Concebido em colaboração pelo Centro de Língua Portuguesa de Madrid e o Centro de Língua Portuguesa de Vigo, o curso de Português Língua Estrangeira nível A1/A2 dirigido especificamente para hispanofalantes, no âmbito do Programa de Formação a Distância do Camões, IP, decorrerá exclusivamente através da plataforma de aprendizagem eletrónica disponível no Centro Virtual do Camões, I.P.

I - Finalidade

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Tendo em conta que se trata de um curso a distância, pretende-se dar a oportunidade a todos os cidadãos estrangeiros de aprender Português, conhecer Portugal e a sua cultura, atingindo públicos-alvo que de outro modo estariam impossibilitados de o fazer.

Este curso inicial de Português Língua Estrangeira corresponde ao nível A1/A2 de proficiência linguística estabelecido pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas e dirige-se a um público hispanofalante adulto.

Privilegiam-se abordagens interculturais que perspetivem o ensino e a aprendizagem como um meio e um processo de conhecimento do outro e, simultaneamente, de si próprio. O ensino e a aprendizagem têm como finalidade a promoção da língua e da cultura portuguesas e a progressiva construção de uma consciência plurilingue e pluricultural.

II - Público-alvo

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O Curso destina-se a participantes que desejem aprofundar e desenvolver a sua competência comunicativa em Português e que possuam da língua um conhecimento elementar que se traduz em ser capaz de produzir um discurso simples e coerente sobre questões familiares ou de interesse pessoal.

III - Organização e metodologia

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O curso estrutura-se em 12 módulos semanais, estruturados tipicamente em 6 componentes: 1. Leitura; 2. Compreensão oral; 3. Gramática; 4. Cultura; 5. Expressão escrita; 6. Expressão oral.

Prevê-se que os participantes despendam 6 horas por semana nas diversas atividades do curso:

  1. Trabalho autónomo: Leitura e escuta de materiais relativos aos módulos que compõem o curso; execução de tarefas e exercícios vários, incluindo gramaticais;
  2. Trabalho com o tutor: 30 minutos por semana de interação oral com o respetivo tutor; interação através do fórum da plataforma acerca de dúvidas, dificuldades e outros aspetos do interesse dos participantes.

IV - Avaliação

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A avaliação formativa baseia-se numa avaliação contínua composta por vários itens.

  1. Regularidade de acesso à plataforma/ percursos na plataforma;
  2. Dúvidas apresentadas por email/ fórum /comentários;
  3. Cumprimento das tarefas da plataforma:
    • realização da compreensão de leitura, da compreensão oral e das atividades de gramática e léxico;
    • redação de uma composição sobre o tema da unidade (a produção escrita será aferida nas tarefas individuais de escrita ao longo do curso);
    • interação no Skype – perguntar e responder sobre um assunto relacionado com o tema da unidade (a produção oral é aferida de imediato nas interações com as tutoras).

A avaliação sumativa classifica os resultados de aprendizagem de acordo com os níveis de aproveitamento estabelecidos, procedendo‐se, no término de sequências didáticas, à verificação do alcance dos objetivos preestabelecidos, em momentos formais de avaliação. A avaliação sumativa é composta por 3 testes.

  1. Testes de regulação das aprendizagens com autocorreção (embebidos na Plataforma com tarefas de leitura, compreensão oral e gramática – incidindo sobre os conteúdos dados);
  2. 1 teste final com todos os domínios (incluindo a gravação de uma tarefa oral e um exercício de produção escrita).

Aos participantes que frequentarem com sucesso este curso será atribuído um certificado.

V - Número de participantes

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O número de formandos por turma será de 25 (vinte e cinco).

VI - Calendarização

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Inscrições: até 10 de fevereiro de 2016

Pagamento da inscrição: de 15 a 21 de fevereiro de 2016

Início do Curso: 24 de fevereiro de 2016

VII - Propina de inscrição

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O valor da propina é de 320 EUR (trezentos e vinte euros). O pagamento será feito por transferência bancária. Será enviado aos candidatos selecionados o número da conta para a qual deverá ser feita a transferência.

De acordo com o regulamento da formação a distância, o Camões, I.P. reserva-se o direito de cancelar os cursos que, à data de início, não tenham o número mínimo de inscrições necessárias à sua realização, o qual corresponde às vagas definidas na publicitação do curso. O Camões, I.P. procederá à devolução do pagamento já efetuado por formandos de cursos nessa situação.

VIII - Seleção

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O Camões, I.P. será responsável pela seleção dos candidatos.

IX - Requisitos

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Os candidatos deverão possuir:

  • Internet;
  • Um computador multimédia;
  • Auscultadores e um microfone;
  • Instalação do programa Skype no computador (a instalação é gratuita a partir de www.skype.com);

X - Certificação

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Os participantes deste curso que desejem certificar a sua proficiência em Língua Portuguesa poderão candidatar-se aos exames do Sistema de Certificação e Avaliação do Português Língua Estrangeira (SCAPLE) para obtenção do Certificado Inicial de Português Língua Estrangeira (CIPLE).

Para mais informações, consulte, por favor http://caple.letras.ulisboa.pt/.

XI - Equipa docente

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ANA CATARINA COIMBRA DE MATOS: Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – Variante de Estudos Portugueses e Ingleses, com Ramo de Formação Educacional, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Doutora em literatura portuguesa na Universidade Autónoma de Madrid. Professora de Português – Língua Estrangeira em Madrid há 11 anos. A lecionar atualmente na Universidade Autónoma de Madrid/Centro de Língua Portuguesa Camões, IP.