Português para Estrangeiros, nível B2 (311_16_1S)

Tutoria: Ana Catarina Matos – Ana Santos – Cláudia Martins – Joana Câmara – Lúcia Mascarenhas



O Camões, Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, I.P) promove o Curso de Português Língua Estrangeira, nível B2, no âmbito do seu Programa de Formação a Distância. O Curso decorrerá exclusivamente através da plataforma de aprendizagem eletrónica disponível no Centro Virtual do Camões, I.P.

I - Finalidade

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Tendo em conta que se trata de um curso a distância, pretende-se dar a oportunidade a todos os cidadãos estrangeiros de aprender Português, conhecer Portugal e a sua cultura, atingindo públicos-alvo que de outro modo estariam impossibilitados de o fazer.

Privilegiam-se abordagens interculturais que perspetivem o ensino e a aprendizagem como um meio e um processo de conhecimento do outro e, simultaneamente, de si próprio. O ensino e a aprendizagem têm como finalidade a promoção da língua e da cultura portuguesas e a progressiva construção de uma consciência plurilingue e pluricultural.

No final deste curso, o aluno será capaz de compreender as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos, incluindo discussões técnicas na sua área de especialidade. Será capaz de comunicar com um certo grau de espontaneidade e de à-vontade com falantes nativos, sem que haja tensão de parte a parte. Será capaz de exprimir-se de modo claro e pormenorizado sobre uma grande variedade de temas e explicar um ponto de vista sobre um tema da atualidade, expondo as vantagens e os inconvenientes de várias possibilidades.

II - Público-alvo

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O Curso destina-se a participantes que desejem aprofundar e desenvolver a sua competência comunicativa em Português europeu. Os aprendentes devem possuir um conhecimento elementar da língua que se traduz em ser capaz de produzir, oralmente e por escrito, um discurso simples e coerente sobre assuntos familiares ou de interesse pessoal. Devem ainda ser capazes de compreender as questões principais de assuntos conhecidos, desde que seja usada uma linguagem clara.

III - Organização e metodologia

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O curso estrutura-se em 12 módulos semanais, estruturados tipicamente em 5 componentes: 1. Leitura; 2. Compreensão oral; 3. Gramática; 4. Expressão escrita; 5. Expressão oral.

Prevê-se que os participantes despendam 6 horas por semana nas diversas atividades do curso:

  1. Trabalho autónomo: Leitura e escuta de materiais relativos aos módulos que compõem o curso; execução de tarefas e exercícios vários, incluindo gramaticais;
  2. Trabalho com o tutor: 30 minutos por semana de interação oral com o respetivo tutor; interação através do fórum da plataforma acerca de dúvidas, dificuldades e outros aspetos do interesse dos participantes.

IV - Avaliação

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A avaliação do curso baseia-se numa avaliação contínua composta por vários itens:

  1. Regularidade de acesso à plataforma/ percursos na plataforma;
  2. Dúvidas apresentadas por email/ fórum /comentários;
  3. Cumprimento das tarefas da plataforma:
    • realização da compreensão de leitura, da compreensão oral e das atividades de gramática;
    • redação de uma composição sobre o tema da unidade (a produção escrita será aferida nas tarefas individuais de escrita ao longo do curso);
    • interação no Skype – perguntar e responder sobre um assunto relacionado com o tema da unidade (a produção oral é aferida de imediato nas interações com as tutoras).
  4. A aprovação no curso depende da participação em 2/3 das interações orais.

Aos participantes que frequentarem com sucesso este curso será atribuído um certificado.

V - Número de participantes

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O número de formandos por nível será de 25 (vinte e cinco).

VI - Calendarização

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VII - Propina de inscrição

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O valor da propina é de 320 EUR (trezentos e vinte euros). O pagamento será feito por transferência bancária. Será enviado aos candidatos selecionados o número da conta para a qual deverá ser feita a transferência.

De acordo com o regulamento da formação a distância, o Camões, I.P. reserva-se o direito de cancelar os cursos que, à data de início, não tenham o número mínimo de inscrições necessárias à sua realização, o qual corresponde às vagas definidas na publicitação do curso. O Camões, I.P. procederá à devolução do pagamento já efetuado por formandos de cursos nessa situação.

VIII - Requisitos

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Os candidatos deverão possuir:

IX - Certificação

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Aos participantes deste curso que o frequentem com aproveitamento será atribuído um certificado de aproveitamento. Caso desejem certificar a sua proficiência em Língua Portuguesa poderão candidatar-se aos exames do Centro de Avaliação de Português Língua Estrangeira (CAPLE) para obtenção do Diploma Intermédio de Português Língua Estrangeira (DIPLE), para o qual o curso serve de preparação.

Para mais informações, consulte, por favor http://caple.letras.ulisboa.pt

X - Corpo docente

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ANA CATARINA COIMBRA DE MATOS: Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – Variante de Estudos Portugueses e Ingleses, com Ramo de Formação Educacional, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Doutora em literatura portuguesa na Universidade Autónoma de Madrid. Professora de Português – Língua Estrangeira em Madrid há 11 anos. A lecionar atualmente na Universidade Autónoma de Madrid/Centro de Língua Portuguesa Camões, IP.

ANA SOFIA ANDRADE SANTOS: Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – Variante de Estudos Portugueses e Alemães, com Ramo de Formação Educacional, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Mestre em Ciências da Educação – Análise e Intervenção em Educação pela mesma instituição e antiga investigadora do projeto ESCXEL - Rede de Escolas de Excelência. Professora de Português/Língua Portuguesa e Português Língua não Materna há 8 anos em escolas portuguesas. Coautora e colaboradora na produção de materiais didáticos e manuais escolares. A lecionar atualmente cursos a distância de Português para Estrangeiros no Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, IP.

CLÁUDIA MARTINS: Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses (FCHS/UALG), e Mestre em Ciências da Linguagem (FCSH/UNL). Professora de Português Língua Estrangeira/Segunda desde 2006. Atualmente, colabora como docente em diversas instituições - Camões, I.P., FCSH/UNL, TheLisbonMBA (Católica/Nova), Berlitz Lisboa - e como tutora da Pós-Graduação em Ensino do Português Língua Não Materna (formação de professores, em regime de e-learning) da FCSH/UNL. Desenvolve investigação em Linguística no Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa desde 2013.

JOANA CÂMARA: Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas - Variante de Português, Francês pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Mestre em Estudos de Teatro pela mesma Instituição. Colabora para o Instituto Camões desde 2007. Foi leitora na Faculdade de Filologia de Belgrado (Sérvia), onde desenvolve projetos culturais. É atualmente tutora de cursos a distância de Português a Estrangeiros.

LÚCIA MASCARENHAS: Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – Variante de Estudos Portugueses e Alemães e Mestre em Ensino do Português como Língua Segunda e Estrangeira, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Professora de Português Língua Estrangeira e colaboradora do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, IP, desde 2005. Autora e co-autora de manuais escolares e materiais didáticos na mesma área. Tutora dos cursos a distância de Português para Estrangeiros no Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, IP, desde 2007.