Laboratório de Escrita Criativa, Nível Avançado (208_16_1S)

Coordenação: Luís Carmelo



I - Objetivos

(Voltar ao menu)

O "Nível Avançado" dos Laboratórios de Escrita Criativa tem como objetivo central a criação de uma oficina projetual de escrita literária. Este desígnio estratégico pressupõe, por sua vez, a consecução dos seguintes objetivos parcelares:

  1. Consolidar os aspetos técnico-formais relativos às práticas descritivas, narrativas e poéticas desenvolvidas nos Laboratórios de Escrita Criativa, tendo em vista a criação de uma oficina projetual de escrita.
  2. Aprofundar aspetos macro-estruturais essenciais a uma oficina projetual de escrita (fábula vs. enredo, criação de personagens, ordenação de sequências, laboratórios de imagens, exercícios de clímax, etc.).
  3. Interiorizar dimensões discursivas (diálogos, voz, sintaxe, ritmo, tempo, etc.) e diegéticas (cronologia, prolepses, analepses, motivos, capítulos, partes, enquadramentos, etc.) inerentes a uma oficina projetual de escrita.
  4. Redigir uma narrativa minimamente complexa, a partir de um conjunto de injunções, ponderações e orientações operacionais que têm em conta o trabalho de equipa.

II - Público-alvo

(Voltar ao menu)

O Laboratório de Escrita Criativa destina-se ao universo de alunos de língua portuguesa espalhados pelo mundo.

A decisão no que respeita à seleção dos formandos será feita pelo Camões, I.P. e é irrevogável.

III - Duração

(Voltar ao menu)

O Laboratório de Escrita Criativa terá a duração de 10 semanas, a começar no dia 20 de outubro de 2016, prevendo-se um total de 60 horas de trabalho por parte dos formandos, ou seja, aproximadamente 6h por semana. No entanto, a carga horária individual dependerá, em grande medida, da prática prévia de construção de materiais pedagógicos e de utilização das ferramentas eletrónicas mais generalizadas (de produção de documentos, e-mail, navegação na Internet, etc.), para além da facilidade de aquisição de novas competências tecnológicas.

IV - Organização de conteúdos

(Voltar ao menu)

O Laboratório de Escrita Criativa baseia-se em módulos semanais (um “Bloco” por semana) que contêm uma introdução teórica mínima, um conjunto de exemplos e ainda um leque de exercícios, de que será realizado um por semana.

Os Módulos que enquadrarão o Laboratório de Escrita Criativa, Nível Avançado são os seguintes:

V - Número de formandos por turma

(Voltar ao menu)

O número máximo de formandos será de 25 (vinte e cinco).

VI - Avaliação e atribuição de certificado de participação

(Voltar ao menu)

Na última semana do Laboratório de Escrita Criativa - Nível Avançado, os participantes e o coordenador avaliarão os processos de aprendizagem, utilizando-se para esse efeito uma avaliação essencialmente qualitativa.

Aos participantes será atribuído um certificado.

VII - Preço do curso

(Voltar ao menu)

A frequência do curso implica o pagamento de 200 EUR (duzentos euros). No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro e agentes de Cooperação do Camões, I.P., este custo é suportado em 50% por esta instituição, pelo que os docentes/agentes terão de pagar apenas metade do valor indicado. O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta para depósito será enviado aos candidatos que forem selecionados. Uma vez efetuado o pagamento, não há lugar a reembolso.

De acordo com o regulamento da formação a distância, o Camões, I.P. reserva-se o direito de cancelar os cursos que, à data de início, não tenham o número mínimo de inscrições necessárias à sua realização, o qual corresponde às vagas definidas na publicitação do curso. O Camões, I.P. procederá à devolução do pagamento já efetuado por formandos de cursos nessa situação.

VIII - Processo de candidatura

(Voltar ao menu)

Os candidatos à frequência do Laboratório de Escrita Criativa - Nível Avançado a deverão preencher o formulário que está disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 05 de outubro de 2016, impreterivelmente.

IX - Coordenação

(Voltar ao menu)

LUÍS CARMELO: Luís Carmelo (1954) é autor de uma vasta obra literária (doze romances, entre eles A Falha, adaptado ao cinema por João Mário Grilo em 2002). Doutorou-se pela Universidade de Utreque (Holanda) na área semiótica, em 1995, e fez concurso a Prof. Associado em 2003 (UAL). Enquanto ensaísta, é autor de variadas obras (incluindo o Prémio A.P.E. de 1988) sobre semiótica, comunicação/ teoria da cultura, arte, teoria literária, para além de um conjunto diverso de manuais (sobretudo da área da escrita criativa). Salientem-se, no campo ensaístico e académico, as seguintes obras:

Área da comunicação e teoria da cultura: Genealogias da Cultura (2013, Arranha Ceus, Lisboa); Órbitas da Modernidade (2003, Editorial Mareantes, Lisboa); Sob o Rosto da Europa (1996, Pendor, Évora-Lisboa; 2ª edição e tradução inglesa, Ontology Of The South, Sul, Edição dos Encontros de fotografia de Coimbra, 1996; Anjos e Meteoros - Ensaio Sobre a Instantaneidade (1999, Editorial Notícias, Lisboa); Islão e Mundo Cristão (2001, Editora Hugin, Lisboa) e A Comunicação na Rede: o Caso dos Blogues (2008, Magna Editora, Lisboa).

Área semiótica: Semiótica - Uma Introdução (2003, Publicações Europa-América, Mem Martins), Músicas da Consciência (com prefácio de António Damásio; 2002, Publicações Europa-América, Mem Martins) e Viragem Profética Contemporânea (2005, Publicações Europa-América, Mem Martins).

Área teórico-literária e artística: A Tetralogia Lusitana de Almeida Faria, 1989, Universidade de Utreque, Holanda; Prémio da Ensaio da Associação Portuguesa de Escritores, 1988; La Représentation du Réel dans des Textes Prophétiques (1995, Universidade de Utreque, Holanda); A luz da intensidade. Figuração e estesia na literatura contemporânea. O caso de José Luís Peixoto (2012, Quetzal, Lisboa) e Água de Prata (sobre a obra do Prémio Pessoa, José M. Rodrigues; 2002, Casa do Sul, Évora).

Área dos Manuais: A Novíssima Poesia Portuguesa e a Experiência Estética Contemporânea (2005, Publicações Europa-América, Mem Martins); Manual de Escrita Criativa (2005, Publicações Europa-América, Mem Martins); Manual de Escrita Criativa, Volume II (2007, Publicações Europa-América, Mem Martins); Sebenta Criativa para Estudantes de Jornalismo (2008, Publicações Europa-América, Mem Martins); Laboratório Criativo de Cultura do Humor (2012, Manuais da Escola de Escrita Criativa Online/EC.ON, Lisboa/Évora); Laboratório de Escrita Criativa - Publicidade (2012, Manuais da Escola de Escrita Criativa Online/EC.ON, Lisboa/Évora); Laboratório de Escrita Criativa - Nível Introdutório (2012, Manuais da Escola de Escrita Criativa Online/EC.ON, Lisboa/Évora) e Laboratório de Escrita Criativa - Nível Avançado (2012, Manuais da Escola de Escrita Criativa Online/EC.ON, Lisboa/Évora).

O autor, que é investigador do IELT (Universidade Nova de Lisboa / Linha "Património Cultural e Material e Imaginários Culturais / Linha "Práticas Performativas / Artísticas e Comunidade””), fundou em 2008 a Escola de Escrita Criativa Online (EC.ON) que dirige tendo como parceiros, entre outros, o CVC/ Instituto Camões. É Membro da Associação Portuguesa de Escritores (A.P.E.) e da Associação Internacional de Semiótica (I.A.S.S.-A.I.S.).