Didática do Português Língua de Herança (214_16_1S)

Coordenação: Sílvia Melo-Pfeifer | Tutoria: Teresa Ferreira



I - Objetivos

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Esta ação visa contribuir para o desenvolvimento de competências pedagógico-didáticas e investigativas que permitam ao professor:

  1. compreender o conceito de Língua de Herança (LH), na sua diferenciação e articulação com outros conceitos, como Língua Materna, Língua Estrangeira e Língua Segunda;
  2. compreender as implicações psicolinguísticas e didáticas que advêm do reconhecimento da especificidade do aluno e falante de Herança;
  3. adquirir conhecimentos acerca da origem, circulação, papel e impacto das imagens no processo de ensino-aprendizagem do Português Língua de Herança;
  4. intervir adequadamente no seu contexto educativo, com base no desenvolvimento de um projeto de Investigação-Ação (I&A) que, partindo do questionamento das práticas e de valores localmente identificados, conduza à ação e à mudança.

II - Público-alvo

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O curso de formação destina-se a Professores de Línguas e de Língua materna (Português), pertencentes aos grupos 200 (Português e Estudos Sociais), 210 (Português e Francês), 220 (Português e Inglês), 300 (Português), 320 (Francês), 330 (Inglês), 340 (Alemão).

III - Duração

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Este curso de formação terá a duração de 25 horas , distribuídas por 15 semanas.

IV - Organização e conteúdos

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A estrutura do curso assenta na sequenciação de módulos, alternando-se atividades de reflexão e de prática, repartidas pelas diversas modalidades de participação (principalmente assíncrona), trabalho autónomo e trabalho colaborativo.

A ação pretende articular formação em autonomia e colaborativa, de acordo com a seguinte distribuição:

Os conteúdos da ação são os seguintes:

  1. Conceito de Competência Plurilingue e Intercultural;
  2. Conceito de Língua de Herança, Língua Estrangeira, Língua Materna e Língua Segunda;
  3. Interações e sinergias interlinguísticas no desenvolvimento da Competência Plurilingue e Intercultural;
  4. Pressupostos de base psicossocial, linguística e didática da aula de Português LH;
  5. Conceito de imagem, representação social, estereótipo e outros termos relacionados (crença, opinião, …);
  6. Produtividade dos conceitos anteriormente elencados na investigação em Educação em Línguas, em geral, e no ensino do Português LH, em particular;
  7. Discurso como veículo de imagens e representações de LH e culturas: foco nos discursos de ensino e de aprendizagem e nos discursos reguladores;
  8. A sala de aula como espaço heterogéneo de rentabilização e transformação de imagens e representações, de conhecimentos linguístico-comunicativos e culturais prévios, de percursos pessoais de aprendizagem e de discursos políticos.

Calendarização das sessões de trabalho colaborativo:

V - Número de formandos por turma

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O número máximo de formandos será de 25 (vinte e cinco).

VI - Avaliação final

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A avaliação será contínua e a aprovação no curso dependerá da obtenção de classificação igual ou superior a 5 valores e da frequência mínima de 2/3 do total de horas da ação. Os termos de avaliação serão os seguintes:


Os formandos serão classificados de 1 a 10, com a menção qualitativa de:

Para efeitos de reconhecimento de formação de professores em Espanha, o certificado explicita o número de horas de formação do curso.

VII - Preço do curso

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A frequência do curso implica o pagamento de 120 EUR (cento e vinte euros). No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro e agentes de Cooperação do Camões, I.P. o custo do curso é de 100 EUR. O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta para depósito será enviado aos candidatos que forem selecionados. Uma vez efetuado o pagamento, não há lugar a reembolso.

De acordo com o regulamento da formação a distância, o Camões, I.P. reserva-se o direito de cancelar os cursos que, à data de início, não tenham o número mínimo de inscrições necessárias à sua realização, o qual corresponde às vagas definidas na publicitação do curso. O Camões, I.P. procederá à devolução do pagamento já efetuado por formandos de cursos nessa situação.

VIII - Processo de candidatura

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Os candidatos à frequência do curso Didática do Português Língua de Herança deverão preencher o formulário que está disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao final do dia 05 de outubro de 2016, impreterivelmente.

IX - Coordenação e tutoria

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SÍLVIA MELO-PFEIFER (silvia.melo-pfeifer@uni-hamburg.de): Professora Associada de Didática de Línguas Românicas na Universidade de Hamburgo (https://www.ew.uni-hamburg.de/ueber-die-fakultaet/personen/melo-pfeifer.html). Licenciou-se em ensino de Português e Francês e doutorou-se em Didática de Línguas, pela Universidade de Aveiro. Desenvolveu um projeto de pós-doutoramento no LIDILEM (Laboratório de Investigação em Didática da Língua Estrangeira e Materna), na Université Stendhal Grenoble 3 (França) e no Departamento de Didática e Tecnologia Educativa da Universidade de Aveiro. É membro do CIDTFF (Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores), estrutura de investigação da Universidade de Aveiro. Coordenou o Ensino Português na Alemanha, pelo Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, junto da Embaixada de Portugal em Berlim, entre 2010 e 2013, tendo concetualizado e desenvolvido o projeto “Imagens do (Ensino) Português no Estrangeiro”. Editou, em 2016, o livro Didática do Português Língua de Herança (Lidel), sendo ainda coautora de manuais e outros materiais didáticos de PLNM para o contexto europeu (Lado a Lado, níveis A1 e A2, pela Porto Editora, 2015). Participa em vários projetos internacionais relacionados com a educação plurilingue e intercultural, como SPIRAL (School-teacher Professionalisation: Intercultural Resources and Languages), Koinos (European Portfolio of Plurilingual Literacy Practices) e IC-EVAL (Evaluation des compétences en intercompréhension: réception et interactions plurilingues).

TERESA FERREIRA (teresaferreira@ese.ipp.pt): Doutorada em Didática de Línguas, Português Língua Não Materna (PLNM), pela Universidade de Aveiro, com a tese Apropriação do Português por adultos eslavófonos: o Tempo e o Aspeto, e licenciada em Ensino de Português e Inglês pela mesma instituição de ensino superior. É coautora e coordenadora da equipa de autoras de manuais e outros materiais didáticos de PLNM para o contexto europeu (Lado a Lado, níveis A1 e A2, pela Porto Editora, 2015) e coautora do Programa de Português atualmente em vigor no Ensino Secundário Geral em Timor-Leste e dos manuais oficiais da mesma disciplina. Tem experiência no ensino de Português LM, LNM e de Inglês a várias faixas etárias e em contextos diversos em Portugal. Tem atuado na área da formação inicial e contínua de professores, em modo presencial (Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto) e de e-learning (Camões, ICL; Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil). É autora de provas de certificação de nível de proficiência em Português (Camões, ICL).

X - Creditação

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Este curso decorrerá inteiramente a distância, através da plataforma de aprendizagem do Camões, I.P., na modalidade de Curso de Formação. É creditado com 1 crédito, relevando para a progressão em carreira de Professores de Línguas e de Língua materna (Português): grupos 200 (Português e Estudos Sociais), 210 (Português e Francês), 220 (Português e Inglês), 300 (Português), 320 (Francês), 330 (Inglês), 340 (Alemão).