Pragmática Linguística e Ensino do Português : A Comunicação Oral e Escrita (210_16_1S)

Coordenação e Tutoria: Carla Almeida



Este curso é realizado em colaboração com a Universidade Aberta.

Enquadramento (clique para expandir o texto)

Na base desta ação está a análise interativa da organização e do funcionamento dos discursos, refletindo e aprofundando conteúdos relacionados com o funcionamento da Língua e integrando as atividades formativas no quadro dos Novos Programas de Português para o Ensino Básico, em particular para o 2.º e 3.º ciclos.

Tendo por base as articulações entre Semântica e Pragmática e os conceitos desenvolvidos na interface entre estas duas áreas do saber linguístico, teremos como objetivo a análise metacognitiva da comunicação oral e escrita. Tratar-se-á de uma reflexão, crítica e fundamentada, sobre o funcionamento da pluralidade de textos orais e escritos, interligando os vários domínios do ensino e aprendizagem da aula de Língua Portuguesa: o ouvir, o falar, o ler e o escrever.

Por outro lado, este desenvolvimento de competências comunicativas enquadra-se também no âmbito da atuação dos Professores de Português no Estrangeiro que, considerando os princípios do Quadro de Referência para o Ensino do Português no Estrangeiro (QuaREPE) e do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR), promove o estudo das convenções sociais e das estratégias comunicativas que as sequências de atos de discurso em interação configuram. A perspetiva aberta pela Pragmática Linguística permite centrar o ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa na promoção do estudo das relações entre a linguagem verbal e os seus contextos de uso (contextos sócio-culturais; contextos interativos e interlocutivos), destacando-se a análise do uso dos códigos sócio-comunicativos através do estudo das estratégias discursivas que os falantes da Língua Portuguesa desenvolvem e através da análise intercultural das rotinas verbais que ocorrem nas sequências de abertura e de fecho das interações, como os modos de saudar e de despedir, as formas de tratamento (deixis social) e as formas de delicadeza.


I - Objetivos

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Nesta ação espera-se, assim, que os formandos construam uma linha de investigação crítica e inovadora através da promoção da capacidade de pesquisa e tratamento de dados empíricos relevantes, elaborando uma pesquisa fundamentada no quadro teórico da Pragmática Linguística e dos novos Programas de Português.

II - Público-alvo

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Professores de Português dos seguintes grupos de recrutamento:

III - Conteúdos

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Esta ação incidirá sobre as seguintes temáticas:

  1. Pragmática Linguística - conceitos centrais
    1. competência de comunicação;
    2. distinção entre Frase/Enunciado e Texto/Discurso;
    3. articulações entre Semântica e Pragmática;
    4. o significado e o sentido;
    5. coerência do texto;
    6. construção do “conhecimento compartilhado” e da competência enciclopédica;
    7. a dimensão acional da linguagem: análise da teoria dos atos de discurso e do valor ilocutório dos atos.
  2. A comunicação oral e escrita à luz da análise das sequências de atos ilocutórios em textos/discursos
    1. sequências de atos ilocutórios e organização estrutural do discurso: os atos ilocutórios de oferta, convite e proposta em interações verbais orais e em textos escritos diversificados;
    2. o domínio do implícito - as implicaturas conversacionais na base do cálculo do valor indireto dos atos de discurso;
    3. as implicaturas convencionais;
    4. rotinas verbais e convenções de uso;
    5. usos e escolhas de formas de tratamento

    Estão previstas 21 horas para a temática I e 31h para a temática II (esta última envolve ainda realização do portfolio).

IV - Metodologia de trabalho

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As atividades letivas desenrolar-se-ão exclusivamente em ambiente online (na plataforma Moodle).

Todas as atividades de formação serão feitas em regime online, na modalidade de classe virtual, valorizando-se as formas de comunicação assíncronas de acordo com o Modelo Pedagógico em vigor na Universidade Aberta que tem por base a dinamização de uma aprendizagem colaborativa e o desenvolvimento de trabalho autónomo.

As atividades terão uma componente de trabalho autónomo, de leitura dos textos fornecidos online e uma componente de aprendizagem colaborativa, valorizando-se o fórum de discussão, na modalidade assíncrona que permitirá a interação formando-formador e a interação formando-formando.

Tendo como objetivo a análise metacognitiva da comunicação oral e escrita, visando o conhecimento explícito da língua, teremos em conta Atividades Formativas que permitam a análise conjunta, formando-formador, formando-formando, de materiais de aprendizagem constituídos por diferentes textos com organizações sequenciais e valores ilocutórios diversos, procurando proceder à simulação de diferentes atividades de ensino e aprendizagem que possibilitem a aplicação dos conceitos estudados na Pragmática Linguística, integrando a metalinguagem no seio do exercício da análise empírica de textos/discursos em suporte oral, escrito e multimédia.

Tratar-se-á de uma reflexão conjunta, crítica e fundamentada em leituras da área específica da Pragmática Linguística, da pluralidade de textos/discursos orais e escritos no quotidiano.

Forneceremos materiais escritos online fundamentais para a reflexão e materiais empíricos que permitam a aplicação dos conteúdos analisados nos primeiros e teremos ainda por base referências bibliográficas fundamentais da área do estudo e de ensino da língua portuguesa que os formandos conhecem e utilizam na sua prática pedagógica.

As atividades previstas desenvolvem-se em fases:

Deste modo, a metodologia de trabalho alicerçar-se-á na realização de atividades de análise de textos com linhas de orientação delineadas e na resolução de problemas de partida, permitindo a construção do conhecimento em espiral, com a retoma dos aspetos desenvolvidos em etapas anteriores da aprendizagem, reconstruindo-o, reestruturando-o através da interação formando-formador e formando-formando.

V - Avaliação e certificação

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Irá ser usada uma classificação qualitativa e quantitativa, de acordo com a nova redacção dada ao nº 3 do artigo 13º do RJFCP, obtida pelo formando, segundo a seguinte escala de classificações de 1 a 10 valores, devidamente ponderada:

Aos formandos Aprovados com a classificação mínima de 5 valores (REGULAR) será atribuído o número de créditos previsto para a acção de formação frequentada..

VI - Propina de inscrição

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A frequência do curso implica o pagamento de 150 EUR (cento e vinte euros). No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro e agentes de Cooperação do Camões, I.P. o custo do curso é de 115 EUR. O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta para depósito será enviado aos candidatos que forem selecionados. Uma vez efetuado o pagamento, não há lugar a reembolso.

Os candidatos à frequência deste curso de formação a distância deverão preencher o formulário eletrónico disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 01 de novembro de 2016, impreterivelmente. Os dados fornecidos estão sujeitos a verificação por parte do Camões, I.P.