O Tempo e o Aspeto na Língua Portuguesa (216_16_1S)

Coordenação e Tutoria: Paulo Nunes da Silva



Este curso é realizado em colaboração com a Universidade Aberta.

Enquadramento (clique para expandir o texto)

Dos novos programas de Português para o Ensino Básico, em particular para o 2.º e o 3.º ciclos, decorrem alterações importantes relativamente aos programas anteriores, as quais dizem respeito a diferentes domínios. Entre esses domínios, destaca-se o do funcionamento da língua, no âmbito do qual são propostos novos termos e novos conceitos, de acordo com as mais recentes aportações dos estudos linguísticos.

Justifica-se, por isso, disponibilizar a todos os professores de Português ações de formação que lhes permitam atualizar os seus conhecimentos nesta área, procurando enquadrá-los nos mais recentes desenvolvimentos decorrentes da investigação produzida e tornando as suas atividades letivas mais eficientes.

Deste modo, as ações de formação dinamizadas no âmbito da linha “Oficina de língua e ensino da gramática” têm como finalidade sistematizar, refletir sobre e aprofundar conteúdos relacionados com o funcionamento da língua e integrados nos novos programas de Português.

As abordagens são propostas segundo diversas perspetivas e tendo em consideração os diferentes níveis de análise linguística (Fonética, Fonologia, Morfologia, Sintaxe, Semântica), assim como áreas do conhecimento emergentes (com saliência para a Pragmática Linguística, a Psicologia Cognitiva e a Linguística Textual). Estas ações de formação têm como objetivo a análise metacognitiva da comunicação oral e escrita, visando o conhecimento explícito da língua integrado nas atividades de ensino e aprendizagem da aula de Língua.


I - Objetivos

(Voltar ao menu)

No final desta ação de formação, o formando deverá estar apto a:

II - Público-alvo

(Voltar ao menu)

Professores dos Grupos 200, 210, 220 e 300.

III - Conteúdos

(Voltar ao menu)

IV - Metodologia de trabalho

(Voltar ao menu)

Todas as atividades de ensino-aprendizagem relativas a esta ação de formação decorrerão em regime online, designadamente em ambiente de classe virtual, no qual são valorizadas as formas de comunicação assíncronas.

V - Avaliação e certificação

(Voltar ao menu)

Irá ser usada uma classificação qualitativa e quantitativa, de acordo com a nova redacção dada ao nº 3 do artigo 13º do RJFCP, obtida pelo formando, segundo a seguinte escala de classificações de 1 a 10 valores, devidamente ponderada:

Aos formandos Aprovados com a classificação mínima de 5 valores (REGULAR) será atribuído o número de créditos previsto para a acção de formação frequentada..

VII - Requisitos

(Voltar ao menu)

É indispensável que o formando possua uma conta de correio eletrónico ativa, disponha de acesso regular à internet e tenha conhecimentos informáticos básicos na ótica do utilizador.

VIII - Propina de inscrição

(Voltar ao menu)

A frequência do curso implica o pagamento de 150 EUR (cento e vinte euros). No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro e agentes de Cooperação do Camões, I.P. o custo do curso é de 115 EUR. O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta para depósito será enviado aos candidatos que forem selecionados. Uma vez efetuado o pagamento, não há lugar a reembolso.

Os candidatos à frequência deste curso de formação a distância deverão preencher o formulário eletrónico disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 01 de novembro de 2016, impreterivelmente. Os dados fornecidos estão sujeitos a verificação por parte do Camões, I.P.