Este curso é realizado em colaboração com a Universidade Aberta.
Enquadramento (clique para expandir o texto)
Dos novos programas de Português para o Ensino Básico, em particular para o 2.º e o 3.º ciclos, decorrem alterações importantes relativamente aos programas anteriores, as quais dizem respeito a diferentes domínios. Entre esses domínios, destaca-se o do funcionamento da língua, no âmbito do qual são propostos novos termos e novos conceitos, de acordo com as mais recentes aportações dos estudos linguísticos.
Justifica-se, por isso, disponibilizar a todos os professores de Português ações de formação que lhes permitam atualizar os seus conhecimentos nesta área, procurando enquadrá-los nos mais recentes desenvolvimentos decorrentes da investigação produzida e tornando as suas atividades letivas mais eficientes.
Deste modo, as ações de formação dinamizadas no âmbito da linha “Oficina de língua e ensino da gramática” têm como finalidade sistematizar, refletir sobre e aprofundar conteúdos relacionados com o funcionamento da língua e integrados nos novos programas de Português.
As abordagens são propostas segundo diversas perspetivas e tendo em consideração os diferentes níveis de análise linguística (Fonética, Fonologia, Morfologia, Sintaxe, Semântica), assim como áreas do conhecimento emergentes (com saliência para a Pragmática Linguística, a Psicologia Cognitiva e a Linguística Textual). Estas ações de formação têm como objetivo a análise metacognitiva da comunicação oral e escrita, visando o conhecimento explícito da língua integrado nas atividades de ensino e aprendizagem da aula de Língua.
No final desta ação de formação, o formando deverá estar apto a:
- Definir as categorias linguísticas tempo e aspeto;
- Distinguir as abordagens da categoria linguística aspeto, propostas no âmbito da gramática tradicional e no âmbito da Linguística atual;
- Reconhecer o caráter composicional do aspeto;
- Identificar diferentes classes aspetuais, segundo a classificação proposta por Moens e Steedman (1988);
- Reconhecer o caráter dinâmico subjacente à conceção do aspeto segundo Moens e Steedman (1988);
- Associar aos tempos verbais a função de localização temporal das eventualidades denotadas nos enunciados;
- Compreender os modos de localização veiculados pelos tempos verbais (com base nos conceitos de momento da enunciação, ponto de referência, e momento da eventualidade);
- Explicitar os valores temporais dos tempos verbais do modo Indicativo em português (os quais decorrem da articulação dos conceitos de momento da enunciação, ponto de referência e momento da eventualidade);
- Distinguir meios gramaticais de meios lexicais de expressão do tempo;
- Identificar diferentes tipos de adverbiais temporais (de localização, de duração e de frequência).
Professores dos Grupos 200, 210, 220 e 300.
- Tema 1 - A categoria linguística aspeto
- 1.1. O aspeto na perspetiva da gramática tradicional
- Valores aspetuais (perfetivo/imperfetivo, pontual/durativo, etc.)
- 1.2. O aspeto na perspetiva da Linguística atual
- A classificação de Moens e Steedman (1988)
- Composicionalidade dos valores aspetuais
- Núcleo aspetual
- Classes aspetuais (estados, processos, processos culminados, culminações e pontos)
- Tema 2 - A categoria linguística tempo
- 2.1. A expressão gramatical do tempo: os tempos verbais
- Momento da enunciação, ponto de referência e momento da eventualidade
- Valores temporais dos tempos verbais do Indicativo em português
- 2.2. A expressão lexical do tempo: os adverbiais temporais
- Tipos de adverbiais temporais(localização, duração, frequência).
Todas as atividades de ensino-aprendizagem relativas a esta ação de formação decorrerão em regime online, designadamente em ambiente de
classe virtual, no qual são valorizadas as formas de comunicação assíncronas.
Irá ser usada uma classificação qualitativa e quantitativa, de acordo com a nova redacção dada ao nº 3 do artigo 13º do RJFCP, obtida pelo formando, segundo a seguinte escala de classificações de 1 a 10 valores, devidamente ponderada:
- EXCELENTE: de 9 a 10 valores
- MUITO BOM: de 8 a 8,9 valores
- BOM: de 6,5 a 7,9 valores
- REGULAR: de 5 a 6,4 valores
- INSUFICIENTE: de 1 a 4,9 valores
Aos formandos Aprovados com a classificação mínima de 5 valores (REGULAR) será atribuído o número de créditos previsto para a acção de formação frequentada..
É indispensável que o formando possua uma conta de correio eletrónico ativa, disponha de acesso regular à internet e tenha conhecimentos informáticos básicos na ótica do utilizador.
A frequência do curso implica o pagamento de 150 EUR (cento e vinte euros). No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro e agentes de Cooperação do Camões, I.P. o custo do curso é de 115 EUR. O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta para depósito será enviado aos candidatos que forem selecionados. Uma vez efetuado o pagamento, não há lugar a reembolso.
Os candidatos à frequência deste curso de formação a distância deverão preencher o formulário eletrónico disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 01 de novembro de 2016, impreterivelmente. Os dados fornecidos estão sujeitos a verificação por parte do Camões, I.P.