Tecnologias Móveis para o Ensino de Português L2 (217_16_1S)

Coordenação e Tutoria: Adelina Moura



I - Objetivos

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II - Público-alvo

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Professores dos grupos 110, 200, 210, 220, 300.

III - Duração

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A ação terá início no dia 20 de outubro de 2016, prevendo-se 25 horas de trabalho direto (horas presenciais conjuntas) e 25 horas de trabalho autónomo por parte dos formandos, num total de 50 horas.

IV - Organização

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Esta ação de formação é orientada para a modalidade de Oficina integralmente a distância (e-learning). O ambiente de aprendizagem virtual (LMS) usado será a plataforma Moodle e as sessões síncronas ocorrerão através do Skype.

Esta ação de formação está estruturada em torno de três principais áreas de conteúdo:

  1. tecnologias móveis aplicadas à educação;
  2. conceção, desenvolvimento, aplicação e avaliação de recursos educativos;
  3. metodologias de ensino inovadoras.

A estrutura desta oficina de formação assenta na sequenciação de módulos, alternando-se em atividades de leitura e reflexão e de prática, com trabalho individual e colaborativo. Esta oficina será essencialmente do domínio prático, no entanto, terá uma componente teórica para os participantes se familiarizarem com o conceito de Mobile Learning, as teorias de aprendizagem e metodologias que suportam a integração de tecnologias móveis na educação e entenderem a importância, o potencial e os desafios do uso de dispositivos móveis nas práticas educativas.

Os conteúdos desta oficina incidirão, especialmente, na construção de materiais de intervenção para a sala de aula, em particular de Português L2, mediados por dispositivos móveis, como resposta a problemas concretos solicitados pelos participantes e pelos organismos onde trabalham. Assim, desenvolver-se-ão processos inerentes à:

V - Conteúdos

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VI - Metodologias

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Ao longo da oficina as discussões temáticas estarão relacionadas com os tópicos de cada módulo. A componente prática incorporará a organização, construção e aplicação de recursos educativos executados para serem implementados, experienciados e testados na sala de aula, preconizando-se a seguinte metodologia de trabalho:

Em todos os módulos, haverá um tempo para exploração e reflexão escrita do conteúdo de cada módulo e uma fase de produção. A planificação e exploração das atividades digitais, tendo em conta os conteúdos e os objetivos da ação e as necessidades dos formandos, norteará sempre a preocupação da tutora.

VII - Número de formandos por turma

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O número máximo de formandos será de 25 (vinte e cinco).

VIII - Avaliação

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Na avaliação dos formandos será utilizada a avaliação quantitativa, cuja escala compreende o intervalo de 1 a 10 valores, a que corresponde uma menção qualitativa e a respetiva creditação. A avaliação será atribuída com base nos indicadores abaixo apresentados e respetiva ponderação:

A diferenciação entre os formandos será feita através da elaboração de materiais/recursos pedagógicos e estratégias de ensino relativos aos conteúdos abordados e publicitado num e-portefólio realizado por cada um dos formandos; todos os materiais e respetivas reflexões decorrentes da aplicação prática na sala de aula dos recursos educativos digitais, sempre que possível, serão reunidos num blogue ou site e sujeitos a avaliação.

Nas sessões síncronas a realizar através de Skype (com partilha de ecrã), valorizar-se-á o empenho e a participação dos formandos no processo de formação, tendo em consideração a pertinência, a qualidade e o rigor das intervenções, bem como a coerência das reflexões desenvolvidas.

Serão apresentados e discutidos os projetos finais e far-se-á a avaliação da oficina de formação.

IX - Certificação

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Para os efeitos previstos no artigo 5.°, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário.

Para efeitos de aplicação do n.º 3 do artigo 14.° do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a progressão em carreira de Professores dos Grupos 110, 200, 210, 220 e 300.

Para efeitos de reconhecimento de formação de professores em Espanha, o certificado explicita o número de horas de formação do curso.

X - Preço do curso

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A frequência do curso implica o pagamento de 200 EUR (cento e vinte euros). No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro e agentes de Cooperação do Camões, I.P. o custo do curso é de 120 EUR. O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta para depósito será enviado aos candidatos que forem selecionados. Uma vez efetuado o pagamento, não há lugar a reembolso.

De acordo com o regulamento da formação a distância, o Camões, I.P. reserva-se o direito de cancelar os cursos que, à data de início, não tenham o número mínimo de inscrições necessárias à sua realização, o qual corresponde às vagas definidas na publicitação do curso. O Camões, I.P. procederá à devolução do pagamento já efetuado por formandos de cursos nessa situação.

XI - Processo de candidatura

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Os candidatos à frequência desta oficina de formação a distância deverão preencher o formulário eletrónico disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 05 de outubro de 2016, impreterivelmente. Os dados fornecidos estão sujeitos a verificação por parte do Camões, I.P.

XII - Coordenação e tutoria

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ADELINA MOURA: Licenciatura em Ensino do Português e Francês, DESE em Administração Escolar, Mestrado em Supervisão Pedagógica do Ensino do Português e Doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade de Tecnologia Educativa. Tem desenvolvido investigação em Mobile Learning, com diversas publicações nacionais e estrangeiras em atas, revistas, livros e capítulos de livros. É professora do ensino básico e secundário, tutora de cursos de formação a distância e formadora da formação contínua de professores. Colabora com a Porto Editora na criação de recursos de Português para a Escola Virtual. Tem lecionado a Unidade Curricular de Tecnologias Educativas em cursos de Mestrado. É membro do núcleo de investigação LabTE (Universidade de Coimbra).