Português para Estrangeiros, nível C1 (312_16_2S)

Tutoria: Ana Catarina Matos – Ana Santos – Cláudia Martins – Joana Câmara – Lúcia Mascarenhas



O Camões, Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, I.P) promove o Curso de Português Língua Estrangeira, nível C1, no âmbito do seu Programa de Formação a Distância. O Curso decorrerá exclusivamente através da plataforma de aprendizagem eletrónica disponível no Centro Virtual do Camões, I.P.

I - Finalidade

(Voltar ao menu)

Tendo em conta que se trata de um curso a distância, pretende-se dar a oportunidade a todos os cidadãos estrangeiros de aprender Português, conhecer Portugal e a sua cultura, atingindo públicos-alvo que de outro modo estariam impossibilitados de o fazer.

Privilegiam-se abordagens interculturais que perspetivem o ensino e a aprendizagem como um meio e um processo de conhecimento do outro e, simultaneamente, de si próprio. O ensino e a aprendizagem têm como finalidade a promoção da língua e da cultura portuguesas e a progressiva construção de uma consciência plurilingue e pluricultural.

No final deste curso, o aluno será capaz de compreender um vasto número de textos longos e exigentes, reconhecendo os seus significados implícitos. Será capaz de se exprimir de forma fluente e espontânea sem precisar de procurar muito as palavras. Será capaz de usar a língua de modo flexível e eficaz para fins sociais, académicos e profissionais. Poderá exprimir-se sobre temas complexos, de forma clara e bem estruturada, manifestando o domínio de mecanismos de organização, de articulação e de coesão do discurso.

II - Público-alvo

(Voltar ao menu)

O Curso destina-se a participantes que desejem aprofundar e desenvolver a sua competência comunicativa em Português europeu. Os aprendentes devem possuir um conhecimento bastante razoável da língua que se traduz em ser capaz de comunicar com alguma espontaneidade. Devem ser capazes de compreender as ideias principais em textos com alguma complexidade. Devem ser ainda capazes de comunicar, oralmente e por escrito, sobre temas variados e da atualidade.

III - Organização e metodologia

(Voltar ao menu)

O curso estrutura-se em 12 módulos semanais, estruturados tipicamente em 5 componentes: 1. Leitura; 2. Compreensão oral; 3. Gramática; 4. Expressão escrita; 5. Expressão oral.

Prevê-se que os participantes despendam 6 horas por semana nas diversas atividades do curso:

  1. Trabalho autónomo: Leitura e escuta de materiais relativos aos módulos que compõem o curso; execução de tarefas e exercícios vários, incluindo gramaticais;
  2. Trabalho com o tutor: 30 minutos por semana de interação oral com o respetivo tutor; interação através do fórum da plataforma acerca de dúvidas, dificuldades e outros aspetos do interesse dos participantes.

IV - Avaliação

(Voltar ao menu)

A avaliação do curso baseia-se numa avaliação contínua composta por vários itens:

  1. Regularidade de acesso à plataforma/ percursos na plataforma;
  2. Dúvidas apresentadas por email/ fórum /comentários;
  3. Cumprimento das tarefas da plataforma:
    • realização da compreensão de leitura, da compreensão oral e das atividades de gramática;
    • redação de uma composição sobre o tema da unidade (a produção escrita será aferida nas tarefas individuais de escrita ao longo do curso);
    • interação no Skype – perguntar e responder sobre um assunto relacionado com o tema da unidade (a produção oral é aferida de imediato nas interações com as tutoras).
  4. A aprovação no curso depende da participação em 2/3 das interações orais.

Aos participantes que frequentarem com sucesso este curso será atribuído um certificado.

V - Número de participantes

(Voltar ao menu)

O número de formandos por nível será de 25 (vinte e cinco).

VI - Calendarização

(Voltar ao menu)

VII - Propina de inscrição

(Voltar ao menu)

O valor da propina é de 320 EUR (trezentos e vinte euros). O pagamento será feito por transferência bancária. Será enviado aos candidatos selecionados o número da conta para a qual deverá ser feita a transferência.

De acordo com o regulamento da formação a distância, o Camões, I.P. reserva-se o direito de cancelar os cursos que, à data de início, não tenham o número mínimo de inscrições necessárias à sua realização, o qual corresponde às vagas definidas na publicitação do curso. O Camões, I.P. procederá à devolução do pagamento já efetuado por formandos de cursos nessa situação.

VIII - Requisitos

(Voltar ao menu)

Os candidatos deverão possuir:

IX - Certificação

(Voltar ao menu)

Aos participantes deste curso que o frequentem com aproveitamento será atribuído um certificado de aproveitamento. Caso desejem certificar a sua proficiência em Língua Portuguesa poderão candidatar-se aos exames do Centro de Avaliação de Português Língua Estrangeira (CAPLE) para obtenção do Diploma Avançado de Português Língua Estrangeira (DAPLE), para o qual o curso serve de preparação.

Para mais informações, consulte, por favor http://caple.letras.ulisboa.pt

X - Corpo docente

(Voltar ao menu)

ANA CATARINA COIMBRA DE MATOS: Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – Variante de Estudos Portugueses e Ingleses, com Ramo de Formação Educacional, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Doutora em literatura portuguesa na Universidade Autónoma de Madrid. Professora de Português – Língua Estrangeira em Madrid há 11 anos. A lecionar atualmente na Universidade Autónoma de Madrid/Centro de Língua Portuguesa Camões, IP.

ANA SOFIA ANDRADE SANTOS: Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – Variante de Estudos Portugueses e Alemães, com Ramo de Formação Educacional, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Mestre em Ciências da Educação – Análise e Intervenção em Educação pela mesma instituição e antiga investigadora do projeto ESCXEL - Rede de Escolas de Excelência. Professora de Português/Língua Portuguesa e Português Língua não Materna há 8 anos em escolas portuguesas. Coautora e colaboradora na produção de materiais didáticos e manuais escolares. A lecionar atualmente cursos a distância de Português para Estrangeiros no Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, IP.

CLÁUDIA MARTINS: Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses (FCHS/UALG), e Mestre em Ciências da Linguagem (FCSH/UNL). Professora de Português Língua Estrangeira/Segunda desde 2006. Atualmente, colabora como docente em diversas instituições - Camões, I.P., FCSH/UNL, TheLisbonMBA (Católica/Nova), Berlitz Lisboa - e como tutora da Pós-Graduação em Ensino do Português Língua Não Materna (formação de professores, em regime de e-learning) da FCSH/UNL. Desenvolve investigação em Linguística no Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa desde 2013.

JOANA CÂMARA: Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas - Variante de Português, Francês pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e mestre em Estudos de Teatro pela mesma Instituição. Colabora para o Instituto Camões desde 2007: foi leitora na Faculdade de Filologia de Belgrado (Sérvia), onde também desenvolveu projetos culturais e é atualmente tutora de cursos à distância. Leciona igualmente Português a Estrangeiros na Faculdade de Letras de Lisboa.

LÚCIA MASCARENHAS: Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – Variante de Estudos Portugueses e Alemães e Mestre em Ensino do Português como Língua Segunda e Estrangeira, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Professora de Português Língua Estrangeira e colaboradora do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, IP, desde 2005. Autora e co-autora de manuais escolares e materiais didáticos na mesma área. Tutora dos cursos a distância de Português para Estrangeiros no Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, IP, desde 2007.