Curso de Escrita Criativa - Nível Introdutório (203_16_2S)

Coordenação: Luís Carmelo



I - Objetivos

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São objetivos deste curso:

II - Público-alvo

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O curso de Escrita Criativa (nível introdutório) destina-se a professores e a outros agentes envolvidos no processo de ensino/aprendizagem de Português como Língua Segunda (PL2).

Podem também ser admitidos à frequência do curso licenciandos e licenciados, portugueses ou estrangeiros, com curriculum considerado adequado para a frequência do curso, não sendo, nesse caso, atribuída a creditação para efeitos de formação contínua de professores.

A seleção dos formandos é da responsabilidade do Camões, I.P. não sendo suscetível de reapreciação.

III - Duração

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O curso de Escrita Criativa (nível introdutório) terá a duração de 10 semanas, a começar no dia 23 de fevereiro de 2017, prevendo-se um total de 25 horas de trabalho por parte dos formandos. No entanto, a carga horária individual dependerá, em grande medida, da prática prévia de construção de materiais pedagógicos e de utilização das ferramentas eletrónicas mais generalizadas (de produção de documentos, e-mail, navegação na Internet, etc.), para além da facilidade de aquisição de novas competências tecnológicas.

IV - Organização de conteúdos

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O curso de Escrita Criativa (nível introdutório) baseia-se em módulos semanais (um Bloco por semana) que contêm uma introdução teórica mínima, um conjunto de exemplos e ainda um leque de exercícios, de que será realizado um por semana.

Os Módulos que enquadrarão o curso de Escrita Criativa são os seguintes:

  • Módulo 1: Espaço, descrição e quadro. Quadro, inventário e seleção. Exercícios.
  • Módulo 2: Ponto de vista afetivo. Exercícios.
  • Módulo 3: Descrição de personagens. Espaços íntimos e espaços de escala. Exercícios.
  • Módulo 4: Descrição de paisagens e de ambientes. Exercícios.
  • Módulo 5: Tempo, narração, mito e práticas discursivas. Instâncias narrativas, perspetiva, real e ficção. Técnicas de narração: apresentação, complicação e clímax. O plot.
  • Módulo 6: Desenlaces: possibilidades e problemas. Exercícios.
  • Módulo 7: O facto: quem, onde e quando, o quê e como. Exercícios.
  • Módulo 8: Enredo, tema e drama. Exercícios.
  • Módulo 9: O caso da metáfora e as práticas da autorreferencialidade. Exercícios.
  • Módulo 10: Práticas poéticas ligadas à imagem e ao ritmo. Exercícios.

V - Número de formandos por turma

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O número máximo de formandos será de 25 (vinte e cinco).

VI - Avaliação e atribuição de certificado de participação

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A avaliação baseia-se na articulação entre a avaliação sumativa (balanço de capacidades através de prova) e a avaliação contínua (interiorização das competências suscitadas pelos conteúdos).

A realização de um exercício particular – que terá lugar após o derradeiro Bloco do curso – servirá para aferir o modo como as capacidades de aplicação de ferramentas ligadas à descrição, narração e poética se manifestam em cada formando. Este exercício contribui para definir, numa margem de 40%, a classificação final. A aferição contínua dos desempenhos baseia-se nas competências com que os formandos se confrontam ao longo do curso, contribuindo em 60% para a classificação final.

Este curso é creditado com 1 crédito, relevando para a progressão em carreira de Professores do Grupo 300.

Para efeitos de reconhecimento de formação de professores em Espanha, o certificado explicita o número de horas de formação do curso.

VII - Preço do curso

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A frequência do curso implica o pagamento de 200 EUR (duzentos euros). No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro e agentes de Cooperação do Camões, I.P., este custo é suportado em 50% por esta instituição, pelo que os docentes/agentes terão de pagar apenas metade do valor indicado. O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta para depósito será enviado aos candidatos que forem selecionados. Uma vez efetuado o pagamento, não há lugar a reembolso.

De acordo com o regulamento da formação a distância, o Camões, I.P. reserva-se o direito de cancelar os cursos que, à data de início, não tenham o número mínimo de inscrições necessárias à sua realização, o qual corresponde às vagas definidas na publicitação do curso. O Camões, I.P. procederá à devolução do pagamento já efetuado por formandos de cursos nessa situação.

VIII - Processo de candidatura

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Os candidatos à frequência do curso de Escrita Criativa (nível introdutório) deverão preencher o formulário que está disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 08 de fevereiro de 2017, impreterivelmente.

IX - Coordenação

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LUÍS CARMELO: Luís Carmelo (1954) é autor de uma vasta obra literária (doze romances, entre eles A Falha, adaptado ao cinema por João Mário Grilo em 2002). Doutorou-se pela Universidade de Utreque (Holanda) na área semiótica, em 1995, e fez concurso a Prof. Associado em 2003 (UAL). Enquanto ensaísta, é autor de variadas obras (incluindo o Prémio A.P.E. de 1988) sobre semiótica, comunicação/ teoria da cultura, arte, teoria literária, para além de um conjunto diverso de manuais (sobretudo da área da escrita criativa). Salientem-se, no campo ensaístico e académico, as seguintes obras:

Área da comunicação e teoria da cultura: Genealogias da Cultura (2013, Arranha Ceus, Lisboa); Órbitas da Modernidade (2003, Editorial Mareantes, Lisboa); Sob o Rosto da Europa (1996, Pendor, Évora-Lisboa; 2ª edição e tradução inglesa, Ontology Of The South, Sul, Edição dos Encontros de fotografia de Coimbra, 1996; Anjos e Meteoros - Ensaio Sobre a Instantaneidade (1999, Editorial Notícias, Lisboa); Islão e Mundo Cristão (2001, Editora Hugin, Lisboa) e A Comunicação na Rede: o Caso dos Blogues (2008, Magna Editora, Lisboa).

Área semiótica: Semiótica - Uma Introdução (2003, Publicações Europa-América, Mem Martins), Músicas da Consciência (com prefácio de António Damásio; 2002, Publicações Europa-América, Mem Martins) e Viragem Profética Contemporânea (2005, Publicações Europa-América, Mem Martins).

Área teórico-literária e artística: A Tetralogia Lusitana de Almeida Faria, 1989, Universidade de Utreque, Holanda; Prémio da Ensaio da Associação Portuguesa de Escritores, 1988; La Représentation du Réel dans des Textes Prophétiques (1995, Universidade de Utreque, Holanda); A luz da intensidade. Figuração e estesia na literatura contemporânea. O caso de José Luís Peixoto (2012, Quetzal, Lisboa) e Água de Prata (sobre a obra do Prémio Pessoa, José M. Rodrigues; 2002, Casa do Sul, Évora).

Área dos Manuais: A Novíssima Poesia Portuguesa e a Experiência Estética Contemporânea (2005, Publicações Europa-América, Mem Martins); Manual de Escrita Criativa (2005, Publicações Europa-América, Mem Martins); Manual de Escrita Criativa, Volume II (2007, Publicações Europa-América, Mem Martins); Sebenta Criativa para Estudantes de Jornalismo (2008, Publicações Europa-América, Mem Martins); Laboratório Criativo de Cultura do Humor (2012, Manuais da Escola de Escrita Criativa Online/EC.ON, Lisboa/Évora); Laboratório de Escrita Criativa - Publicidade (2012, Manuais da Escola de Escrita Criativa Online/EC.ON, Lisboa/Évora); Laboratório de Escrita Criativa - Nível Introdutório (2012, Manuais da Escola de Escrita Criativa Online/EC.ON, Lisboa/Évora) e Laboratório de Escrita Criativa - Nível Avançado (2012, Manuais da Escola de Escrita Criativa Online/EC.ON, Lisboa/Évora).

O autor, que é investigador do IELT (Universidade Nova de Lisboa / Linha "Património Cultural e Material e Imaginários Culturais / Linha "Práticas Performativas / Artísticas e Comunidade””), fundou em 2008 a Escola de Escrita Criativa Online (EC.ON) que dirige tendo como parceiros, entre outros, o CVC/ Instituto Camões. É Membro da Associação Portuguesa de Escritores (A.P.E.) e da Associação Internacional de Semiótica (I.A.S.S.-A.I.S.).