Enquadramento (clique para expandir o texto)
A leitura é uma competência básica que todas as pessoas devem adquirir para conseguirem lidar de forma natural com a palavra escrita. Mas aprender a ler não é um processo natural, como aprender a falar ou a andar. É um processo complexo que exige bastante acompanhamento. Para conseguir ler bem, é necessário e indispensável dominar a técnica de leitura e criar uma relação positiva com os livros.
Este curso foi concebido pelos Professores Carlos Correia e Isabel Alçada, do Centro de Investigação para as Tecnologias Interativas (CITI), da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Decorrerá exclusivamente através da plataforma de aprendizagem eletrónica disponível no CITI.
O Curso destina-se a participantes que desejem aprofundar e desenvolver a sua competência na área da promoção da leitura.
Temas das sessões (programa)
- A leitura uma competência essencial. Breve história da leitura
- O longo caminho da universalização no acesso à leitura
- Recursos e práticas de leitura no século XXI
- Workshop
- A aprendizagem da leitura – análise de teorias e resultados de investigação
- A aquisição e a consolidação da competência leitora – a ação da escola, da família, da comunidade
- Análise de políticas, programas e projetos de promoção da leitura e da literacia
- Workshop
- Programação de projetos/atividades de promoção da leitura- a escolha de livros e recursos digitais adequados ao público alvo
- Programação de projetos/atividades de promoção da leitura – a conceção de atividades adequadas aos recursos, ao contexto, ao tempo disponível
- Programação de projetos/atividades de promoção da leitura – a avaliação dos efeitos nas competências e nos hábitos de leitura dos participantes (crianças, jovens ou adultos)
- Workshop
- Apresentação e discussão das propostas de projeto
- Avaliação
O número de formandos por turma será de 25 (vinte e cinco).
A frequência do curso implica o pagamento de 240 EUR (duzentos e quarenta euros). No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro e agentes de Cooperação do Camões, I.P., o custo é de 200 EUR (duzentos euros). O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta para depósito será enviado aos candidatos que forem selecionados. Uma vez efetuado o pagamento, não há lugar a reembolso.
De acordo com o regulamento da formação a distância, o Camões, I.P. reserva-se o direito de cancelar os cursos que, à data de início, não tenham o número mínimo de inscrições necessárias à sua realização, o qual corresponde às vagas definidas na publicitação do curso. O Camões, I.P. procederá à devolução do pagamento já efetuado por formandos de cursos nessa situação.
O Camões, I.P. será responsável pela seleção dos candidatos.
Os candidatos deverão possuir:
- Internet de banda larga;
- computador multimédia (que permita o acesso/abertura de ficheiros do Microsoft© Office e/ou ficheiros .pdf, bem como ficheiros áudio e vídeo disponíveis em páginas/serviços externos (jornais online, youtube, etc.));
- auscultadores e um microfone/headset;
- instalação do programa Skype no computador (download gratuita em www.skype.com);
Curso conferente de 6,7 créditos pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (Ministério da Educação - Formação Contínua de Professores), a professores de infância e professores do ensino básico. Serão ainda atribuídos 8 ECTS.
Para efeitos de reconhecimento de formação de professores em Espanha, o certificado explicita o número de horas de formação do curso.