- Adquirir e reciclar as competências digitais necessárias para aumentar o valor profissional;
- Desenvolver uma prática profissional renovada, dinâmica, interativa e adaptada às exigências da sociedade em que vivemos, potenciada pelos benefícios das tecnologias móveis, das apps e da Web móvel;
- Criar e aplicar materiais interativos potenciadores da construção colaborativa do conhecimento;
- Abrir novas perspetivas de utilização de ferramentas digitais, usando-as na produção de recursos inovadores, criativos, motivadores e adaptados às necessidades educacionais e profissionais;
- Aprender a aprender de forma autónoma e avançar profissionalmente;
- Desenvolver a criatividade e habilidades de produção de conteúdos educativos para dispositivos móveis e a capacidade de integrá-los no processo de ensino e aprendizagem;
- Apropriar-se de diferentes ferramentas, passando de utilizador a produtor de conteúdos educativos, e capacitar-se para a criação e avaliação de recursos educativos digitais com base em referenciais de qualidade;
- Aprender a gerir o envolvimento dos alunos e aumentar a sua participação dentro e fora da sala de aula através dos seus dispositivos móveis;
- Desenvolver projetos e atividades que potenciem a utilização de diferentes tecnologias e conteúdos educativos em contextos inter e transdisciplinares.
Professores dos grupos 110, 200, 210, 220, 300.
A ação terá início no dia 23 de fevereiro de 2017, prevendo-se 25 horas de trabalho direto (horas síncronas conjuntas) e 25 horas de trabalho autónomo por parte dos formandos, num total de 50 horas.
Esta ação de formação é orientada para a modalidade de Oficina integralmente a distância (e-learning). O ambiente de aprendizagem virtual (LMS) usado será a plataforma Moodle e as sessões síncronas ocorrerão através do Skype.
Esta ação de formação está estruturada em torno de três principais áreas de conteúdo:
- tecnologias móveis aplicadas à educação;
- conceção, desenvolvimento, aplicação e avaliação de recursos educativos;
- metodologias de ensino inovadoras.
A estrutura desta oficina de formação assenta na sequenciação de módulos, alternando-se em atividades de leitura e reflexão e de prática, com trabalho individual e colaborativo. Esta oficina será essencialmente do domínio prático, no entanto, terá uma componente teórica para os participantes se familiarizarem com o conceito de Mobile Learning, as teorias de aprendizagem e metodologias que suportam a integração de tecnologias móveis na educação e entenderem a importância, o potencial e os desafios do uso de dispositivos móveis nas práticas educativas.
Os conteúdos desta oficina incidirão, especialmente, na construção de materiais de intervenção para a sala de aula, em particular de Português L2, mediados por dispositivos móveis, como resposta a problemas concretos solicitados pelos participantes e pelos organismos onde trabalham. Assim, desenvolver-se-ão processos inerentes à:
- Apresentação e reflexão de estudos e experiências de utilização de tecnologias móveis e de ferramentas Web móvel como instrumentos didáticos;
- Exploração das configurações e características de diferentes dispositivos móveis;
- Elaboração de recursos e materiais, com sentido no contexto profissional dos participantes;
- Intervenção e experimentação dos recursos produzidos em contexto de sala de aula e posterior reformulação;
- Avaliação das atividades realizadas, através de reflexão, análise e discussão em grupo.
- Módulo 1: Metodologias emergentes: enquadramento teórico
- 1.1 - Introdução às tecnologias móveis, passado, presente e futuro. Metodologias de ensino inovadoras: Aula Invertida (Flipped Classroom), Gamificação (Gamification), Educação STEM e Aprendizagem por Projetos e Desafios. Referenciais de qualidade, para avaliação de recursos educativos digitais.
- Módulo 2: Ambiente Pessoal de Aprendizagem - Apps para dispositivos móveis
- 2.1 - Apps para ensinar na era digital móvel - Principais categorias: comunicação, criatividade, curadoria, leitura, multimédia, organização, produtividade, realidade aumentada.
- Módulo 3: Design Responsivo para publicação na Web móvel
- 3.1 - Websites adaptados a dispositivos móveis com design profissional, interativo e adequado à educação. Exploração de ambientes de publicação responsiva (Wix, Weebly, Blogger). Estes editores são considerados potenciadores da produção e publicação de conteúdos educativos inovadores na nuvem.
- Módulo 4: Gamificação para mobile learning
- 4.1 - Usar apps de produtividade. Nearpod: uma solução integrada para avaliação, apresentação e colaboração. StudyBlue: cartões de estudo digitais e outras atividades. Sistemas de resposta rápida de audiência (Kahoot, Socrative, GosoapBox, Quizizz).
- Módulo 5: Criação de recursos para a Aula Invertiva
- 5.1 - Explorar ferramentas multimédia. Padlet: aprendizagem colaborativa. Animoto: vídeos criativos. Lensoo Create: transformar o tablet num quadro. Aurasma: realidade aumentada.
- Módulo 6: Apresentação dos trabalhos e avaliação da oficina
- 6.1 - Avaliação dos recursos digitais construídos.
Ao longo da oficina as discussões temáticas estarão relacionadas com os tópicos de cada módulo. A componente prática incorporará a organização, construção e aplicação de recursos educativos executados para serem implementados, experienciados e testados na sala de aula, preconizando-se a seguinte metodologia de trabalho:
- Levantamento de necessidades dos formandos ao nível do domínio de tecnologias: reflexão inicial sobre o nível de aprendizagem requerido;
- Planificação das atividades tendo em conta os conteúdos e os objetivos da ação e as necessidades dos formandos;
- Produção de materiais (respetivos recursos pedagógicos e estratégias de ensino/aprendizagem a aplicar na sala de aula) adaptados aos diversos níveis/anos de escolaridade;
- Reflexão em grande grupo, durante as sessões síncronas, sobre a aplicação de estratégias de ensino e aprendizagem, bem como dos recursos produzidos e aplicados na sala de aula;
- Apresentação prática dos trabalhos elaborados, seguido de debate generalizado com vista à sua otimização ou eventual reformulação e nova aplicação;
Em todos os módulos, haverá um tempo para exploração e reflexão escrita do conteúdo de cada módulo e uma fase de produção. A planificação e exploração das atividades digitais, tendo em conta os conteúdos e os objetivos da ação e as necessidades dos formandos, nortearão sempre a preocupação da tutora.
O número máximo de formandos será de 25 (vinte e cinco).
Na avaliação dos formandos será utilizada a avaliação quantitativa, cuja escala compreende o intervalo de 1 a 10 valores, a que corresponde uma menção qualitativa e a respetiva creditação. A avaliação será atribuída com base nos indicadores abaixo apresentados e respetiva ponderação:
- Participação (25%)
- Assiduidade e participação nas sessões síncronas - Pertinência e clareza das intervenções, empenho;
- Participação em fóruns - Pertinência, frequência e clareza das intervenções, iniciativa, interesse, motivação.
- Trabalho produzido (60%)
- Qualidade, quantidade e adequação dos trabalhos desenvolvidos ao contexto;
- Implicação na prática - Construção de materiais com aplicação direta na intervenção educativa.
- Avaliação (documentos de reflexão crítica) (15%)
- e-Portefólio - Organização, inovação e qualidade do conteúdo;
- Relatório - Reflexão crítica sobre a formação vivenciada - Correção formal, fundamentação da reflexão critica, auto-avaliação.
A diferenciação entre os formandos será feita através da elaboração de materiais/recursos pedagógicos e estratégias de ensino relativos aos conteúdos abordados e publicitado num e-portefólio realizado por cada um dos formandos; todos os materiais e respetivas reflexões decorrentes da aplicação prática na sala de aula dos recursos educativos digitais, sempre que possível, serão reunidos num blogue ou site e sujeitos a avaliação.
Nas sessões síncronas a realizar através de Skype (com partilha de ecrã), valorizar-se-á o empenho e a participação dos formandos no processo de formação, tendo em consideração a pertinência, a qualidade e o rigor das intervenções, bem como a coerência das reflexões desenvolvidas.
Serão apresentados e discutidos os projetos finais e far-se-á a avaliação da oficina de formação.
Para os efeitos previstos no artigo 5.°, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário.
Para efeitos de aplicação do n.º 3 do artigo 14.° do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a progressão em carreira de Professores dos Grupos 110, 200, 210, 220 e 300.
Para efeitos de reconhecimento de formação de professores em Espanha, o certificado explicita o número de horas de formação do curso.
A frequência do curso implica o pagamento de 200 EUR (duzentos euros). No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro e agentes de Cooperação do Camões, I.P. o custo do curso é de 120 EUR (cento e vinte euros). O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta para depósito será enviado aos candidatos que forem selecionados. Uma vez efetuado o pagamento, não há lugar a reembolso.
De acordo com o regulamento da formação a distância, o Camões, I.P. reserva-se o direito de cancelar os cursos que, à data de início, não tenham o número mínimo de inscrições necessárias à sua realização, o qual corresponde às vagas definidas na publicitação do curso. O Camões, I.P. procederá à devolução do pagamento já efetuado por formandos de cursos nessa situação.
Os candidatos à frequência desta oficina de formação a distância deverão preencher o formulário eletrónico disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 08 de fevereiro de 2017, impreterivelmente. Os dados fornecidos estão sujeitos a verificação por parte do Camões, I.P.
ADELINA MOURA: Licenciatura em Ensino do Português e Francês, DESE em Administração Escolar, Mestrado em Supervisão Pedagógica do Ensino do Português e Doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade de Tecnologia Educativa. Tem desenvolvido investigação em Mobile Learning, com diversas publicações nacionais e estrangeiras em atas, revistas, livros e capítulos de livros. É professora do ensino básico e secundário, tutora de cursos de formação a distância e formadora da formação contínua de professores. Colabora com a Porto Editora na criação de recursos de Português para a Escola Virtual. Tem lecionado a Unidade Curricular de Tecnologias Educativas em cursos de Mestrado. É membro do núcleo de investigação LabTE (Universidade de Coimbra).