O Camões, I.P. vai lançar a 9.ª edição do curso Estudos Pós-coloniais: Atlânticos Sul em regime de formação a distância, com coordenação do Professor Doutor Roberto Vecchi, Professor Catedrático de Literatura Portuguesa e Brasileira na Facoltà di Lingue e Letterature Straniere, Università degli Studi di Bologna, Professor e Director de projectos do Programa de Doutorado de Iberística com sede em Bolonha, e da Professora Doutora Margarida Calafate Ribeiro, Doutorada em Estudos Portugueses pelo King's College, Universidade de Londres, investigadora coordenadora no Centro de Estudos Sociais, da Universidade de Coimbra, docente nos programas de doutoramento do Centro de Estudos Sociais / Instituto de Investigação Interdiscilinar e responsável pela cátedra Camões, I.P./Eduardo Lourenço na Universidade de Bolonha.
O curso será ministrado exclusivamente a distância, através da plataforma de aprendizagem do Camões, I.P.
- Analisar as dinâmicas de viagem, colonização, império, resistência e libertação no espaço do Atlântico Sul e das culturas de língua portuguesa nele geradas, a partir dos trânsitos havidos.
- Definir o espaço de trânsito como um espaço híbrido de gestação e de construção histórica, política e cultural.
- Analisar os processos e os espaços de pós-colonialismo no Atlântico Sul de língua portuguesa.
- Planificar domínios de pesquisa suscetíveis de seleção e tratamento individuais que se poderão desenvolver, em breve, também no âmbito do Curso Avançado de Estudos Pós-Coloniais atualmente em fase de construção.
- Módulo 1 - Fundação do espaço atlântico - os textos do encontro e da fundação
- Módulo 2 - Consolidação do espaço atlântico - fluxos e refluxos humanos e culturais
- Módulo 3 - A desagregação do império luso-brasileiro e a reconfiguração do espaço atlântico
- Módulo 4 - Lusotropicalismo
- Módulo 5 - Guerras Coloniais, Revolução e descolonização
- Módulo 6 - Atlânticos do Sul de hoje: pós-colonialismos e lusofonia.
O curso destina-se a um público com dois perfis distintos:
- a licenciandos e licenciados, portugueses ou estrangeiros, residentes no estrangeiro, que manifestem interesse em aprofundar conhecimentos no âmbito do estudo da Literaturas Africanas em Língua Portuguesa.
- a licenciandos e licenciados, residentes em Portugal, com curriculum vitae que, uma vez apreciado pelo Camões I.P., este considere como adequado a seguir esta formação.
A seleção dos formandos é da responsabilidade do Camões, I.P. não sendo suscetível de reapreciação.
O curso terá uma duração de cinco meses, a começar no dia 23 de fevereiro de 2017, prevendo-se um total de 168 (cento e sessenta e oito) horas de trabalho por parte dos formandos. Este trabalho inclui atividade: (a) autónoma, para leitura de textos e reflexão sobre as matérias neles versadas; (b) com apoio a distância através de tutoria síncrona; (c) com participação assíncrona em fóruns de discussão e (d) de elaboração de trabalhos e/ou testes.
O número de formandos por turma será de vinte. Poderão ainda ser admitidos diretamente à turma até 5 alunos da Universidade de Bolonha..
No âmbito do processo de normalização de atribuição de créditos por parte de instituições europeias de ensino superior, conhecido por ECTS (European Credit Transfer and Accumulation System), serão atribuídos 6 (seis) créditos (ECTS) aos formandos que frequentarem com sucesso este curso de formação a distância.
A atribuição destes créditos pressupõe a seguinte carga horária:
- Leitura autónoma de materiais - 60 horas;
- Trabalho individual, implicando reflexão sobre as matérias versadas nos diferentes módulos (ver ponto 3, acima), bem como participação assíncrona em fóruns lançados para cada um dos referidos módulos - 80 horas;
- Participação em atividades de tutoria síncrona individual (chat) - 10 horas; Participação em atividades de avaliação (trabalhos e/ou testes) -18 horas.
A avaliação dos formandos será feita com base em:
- Trabalhos ou testes para cada um dos módulos (num total de cinco);
- Participação em chats e fóruns;
- Um trabalho final, que implicará o aquisição de conhecimentos e/ou competências relativos a todos os módulos.
- Do diploma final constará não apenas a certificação de frequência como ainda a nota atribuída (escala de A a FX).
Haverá lugar a avaliação do curso por parte dos formandos e do formador. Para tal, serão concebidos um questionário para o formador e outro para os formandos, que serão preenchidos no final do curso.
A frequência do curso implica o pagamento de 320 EUR (trezentos e vinte euros). No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro do Camões, I.P., este custo é suportado em 50% pelo Camões, I.P., pelo que os docentes terão de pagar apenas metade do valor indicado. O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta para depósito será enviado aos candidatos que forem selecionados. Uma vez efetuado o pagamento, não há lugar a reembolso.
Os candidatos à frequência deste curso de formação a distância deverão preencher o formulário eletrónico que está disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 08 de fevereiro de 2017, impreterivelmente.
De acordo com o regulamento da formação a distância, o Camões, I.P. reserva-se o direito de cancelar os cursos que, à data de início, não tenham o número mínimo de inscrições necessárias à sua realização, o qual corresponde às vagas definidas na publicitação do curso. O Camões, I.P. procederá à devolução do pagamento já efetuado por formandos de cursos nessa situação.
Professor Doutor Roberto Vecchi, Professor Catedrático de Literatura Portuguesa e Brasileira na Facoltà di Lingue e Letterature Straniere, Università degli Studi di Bologna, Professor e Diretor de projetos do Programa de Doutorado de Iberística com sede em Bolonha.
Professora Doutora Margarida Calafate Ribeiro, Doutorada em Estudos Portugueses pelo King's College, Universidade de Londres, investigadora coordenadora no Centro de Estudos Sociais, da Universidade de Coimbra, docente nos programas de doutoramento do Centro de Estudos Sociais / Instituto de Investigação Interdisciplinar e responsável pela Cátedra Camões, I.P./Eduardo Lourenço na Universidade de Bolonha.