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Pragmática Linguística e Ensino do Português, 2010-2011, 2S

Pragmática Linguística e Ensino do Português, 2010-2011, 2S
 Pragmática Linguística e Ensino do Português: A Comunicação Oral e Escrita     REGISTO DE ACREDITAÇÃO: CCPFC/ACC‐61889/10MODALIDADE: e‐LearningECTS / HORAS: 2ECTS / 52 HorasSEMESTRE / ANO LECTIVO: 2º Semestre ‐ Ano Letivo 2010‐2011COORDENAÇÃO E TUTORIA: Carla AlmeidaDATA DE INÍCIO: 15/03/2011CANDIDATURAS: 14/02/2011 a 06/03/2011CREDITAÇÃO: 2 ECTSCUSTO: 120€ (No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro do IC, I.P., o custo é de 100€, sendo o restante suportado pelo IC, I.P.)Este curso é realizado em colaboração com a Universidade Aberta.SINOPSE: Na base desta ação está a análise interativa da organização e do funcionamento dos discursos, refletindo e aprofundando conteúdos relacionados com o funcionamento da Língua e integrando as atividades formativas no quadro dos Novos Programas de Português para o Ensino Básico, em particular para o 2.º e 3.º ciclos. Tendo por base as articulações entre Semântica e Pragmática e os conceitos desenvolvidos na interface entre estas duas áreas do saber linguístico, teremos como objetivo a análise metacognitiva da comunicação oral e escrita. Tratar-se-á de uma reflexão, crítica e fundamentada, sobre o funcionamento da pluralidade de textos orais e escritos, interligando os vários domínios do ensino e aprendizagem da aula de Língua Portuguesa: o ouvir, o falar, o ler e o escrever. Por outro lado, este desenvolvimento de competências comunicativas enquadra-se também no âmbito da atuação dos Professores de Português no Estrangeiro que, considerando os princípios do Quadro de Referência para o Ensino do Português no Estrangeiro (QuaREPE) e do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR), promove o estudo das convenções sociais e das estratégias comunicativas que as sequências de atos de discurso em interação configuram. A perspetiva aberta pela Pragmática Linguística permite centrar o ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa na promoção do estudo das relações entre a linguagem verbal e os seus contextos de uso (contextos sócio-culturais; contextos interativos e interlocutivos), destacando-se a análise do uso dos códigos sócio-comunicativos através do estudo das estratégias discursivas que os falantes da Língua Portuguesa desenvolvem e através da análise intercultural das rotinas verbais que ocorrem nas sequências de abertura e de fecho das interações, como os modos de saudar e de despedir, as formas de tratamento (deixis social) e as formas de delicadeza.DESTINATÁRIOS:Professores de Português dos seguintes grupos de recrutamento:Português e Estudos Sociais/História - 200Português e Francês - 210Português e Inglês - 220Português - 300Ensino do Português no EstrangeiroOBJETIVOS: - Conhecer e aprofundar diferentes conceitos que se inscrevem no âmbito da Pragmática Linguística no quadro da análise do funcionamento da língua dos Novos Programas de Português, contribuindo para o desenvolvimento de competências metacognitivas de reflexão e análise crítica. - O Desenvolvimento de competências metalinguísticas de análise dos discursos em contextos diversificados permitirá (i) distinguir competência linguística de competência de comunicação; (ii) aplicar métodos de análise linguística e de conceitos gerais da Pragmática Linguística a diferentes tipos de texto; (iii) distinguir as noções de sentido, de significado e de referente; (iv) analisar os valores ilocutórios dos atos de discurso e relacionar estes valores com o cálculo das implicaturas conversacionais; (v) compreender as noções de competência de comunicação, ato ilocutório, implicatura, sequências de atos de discurso, coerência pragmático-funcional do discurso, conhecimento enciclopédico e relacionar estas noções na análise dos discursos em contexto didático; (vi) analisar textos escritos e discursos orais à luz dos conceitos da Pragmática Linguística aplicados ao ensino da língua portuguesa; (vii) verificar de que modo se constrói a coerência discursiva dos textos escritos e dos discursos orais, tendo em conta as diferentes situações de comunicação em que se inserem. - Procurar-se-á nesta ação dotar os formandos de um referencial teórico e prático indispensável à  compreensão da linguagem em funcionamento nos diferentes contextos de uso através do desenvolvimento de atividades de análise de situações comunicativas diversificadas que permitam aos formandos dispor de um quadro teórico explicativo da organização e funcionamentos dos discursos, tendo em consideração a comunicação oral e escrita. Nesta ação espera-se, assim, que os formandos construam uma linha de investigação crítica e inovadora através da promoção da capacidade de pesquisa e tratamento de dados empíricos relevantes, elaborando uma pesquisa fundamentada no quadro teórico da Pragmática Linguística e dos novos Programas de Português.CONTEÚDOS DA AÇÃO: Esta ação incidirá sobre as seguintes temáticas: I. Pragmática Linguística - conceitos centrais (i) competência de comunicação; (ii) distinção entre Frase/Enunciado e Texto/Discurso; (iii) articulações entre Semântica e Pragmática; (iv) o significado e o sentido; (v) coerência do texto; (vi) construção do “conhecimento compartilhado” e da competência enciclopédica; (vii) a dimensão acional da linguagem: análise da teoria dos atos de discurso e do valor ilocutório dos atos. II. A comunicação oral e escrita à luz da análise das sequências de atos ilocutórios em textos/discursos (i) sequências de atos ilocutórios e organização estrutural do discurso: os atos ilocutórios de oferta, convite e proposta em interações verbais orais e em textos escritos diversificados; (ii) o domínio do implícito - as implicaturas conversacionais na base do cálculo do valor indireto dos atos de discurso; (iii) as implicaturas convencionais; (iv) rotinas verbais e convenções de uso; (v) usos e escolhas de formas de tratamento. Estão previstas 21 horas para a temática I e 31h para a temática II (esta última envolve ainda realização do portfolio). METODOLOGIA DE TRABALHO: As atividades letivas desenrolar-se-ão exclusivamente em ambiente online (na plataforma Moodle). Todas as atividades de formação serão feitas em regime online, na modalidade de classe virtual, valorizando-se as formas de comunicação assíncronas de acordo com o Modelo Pedagógico em vigor na Universidade Aberta que tem por base a dinamização de uma aprendizagem colaborativa e o desenvolvimento de trabalho autónomo. As atividades terão uma componente de trabalho autónomo, de leitura dos textos fornecidos online e uma componente de aprendizagem colaborativa, valorizando-se o fórum de discussão, na modalidade assíncrona que permitirá a interação formando-formador e a interação formando-formando. Tendo como objetivo a análise metacognitiva da comunicação oral e escrita, visando o conhecimento explícito da língua, teremos em conta Atividades Formativas que permitam a análise conjunta, formando-formador, formando-formando, de materiais de aprendizagem constituídos por diferentes textos com organizações sequenciais e valores ilocutórios diversos, procurando proceder à simulação de diferentes atividades de ensino e aprendizagem que possibilitem a aplicação dos conceitos estudados na Pragmática Linguística, integrando a metalinguagem no seio do exercício da análise empírica de textos/discursos em suporte oral, escrito e multimédia. Tratar-se-á de uma reflexão conjunta, crítica e fundamentada em leituras da área específica da Pragmática Linguística, da pluralidade de textos/discursos orais e escritos no quotidiano. Forneceremos materiais escritos online fundamentais para a reflexão e materiais empíricos que permitam a aplicação dos conteúdos analisados nos primeiros e teremos ainda por base referências bibliográficas fundamentais da área do estudo e de ensino da língua portuguesa que os formandos conhecem e utilizam na sua prática pedagógica. As atividades previstas desenvolvem-se em fases: − no início de cada tema, o formador indicará a bibliografia a ser estudada pelos formandos, fornecendo não só materiais escritos online fundamentais para a reflexão e materiais empíricos que permitam a aplicação dos conteúdos analisados nos primeiros, mas também indicando leituras bibliográficas fundamentais da área do estudo e ensino da língua portuguesa (gramáticas e artigos de referência da área) e apresentando um texto de instruções com a calendarização da atividade e as linhas de análise que irão ser desenvolvidas; - em cada tema, na segunda e na terceira semanas de atividades letivas, serão abertos os fóruns de análise conjunta, moderados pelo formador, que proporcionam interação quer entre formandos, quer entre formandos e formador, em ambiente de aprendizagem colaborativa (discussão conjunta das temáticas moderada pelo formador e submetida a linhas de análise previamente estabelecidas pelo formador); − a quarta semana relativa a cada um dos dois temas será dedicada à elaboração de um trabalho escrito individual que tem por base a análise realizada no âmbito de cada atividade formativa (este trabalho escrito terá em conta as linhas de análise indicadas nos textos de instruções apresentados pelo formador). Deste modo, a metodologia de trabalho alicerçar-se-á na realização de atividades de análise de textos com linhas de orientação delineadas e na resolução de problemas de partida, permitindo a construção do conhecimento em espiral, com a retoma dos aspetos desenvolvidos em etapas anteriores da aprendizagem, reconstruindo-o, reestruturando-o através da interação formando-formador e formando-formando. AVALIAÇÃO:Irá ser usada uma classificação qualitativa e quantitativa, de acordo com a nova redacção dada ao nº 3 do artigo 13º do RJFCP, obtida pelo formando, segundo a seguinte escala de classificações de 1 a 10 valores, devidamente ponderada:‐ EXCELENTE: de 9 a 10 valores‐ MUITO BOM: de 8 a 8,9 valores‐ BOM: de 6,5 a 7,9 valores‐ REGULAR: de 5 a 6,4 valores‐ INSUFICIENTE: de 1 a 4,9 valoresAos formandos Aprovados com a classificação mínima de 5 valores (REGULAR) será atribuído o número de créditos previsto para a acção de formação frequentada.    

Laboratório de Escrita Criativa - Nível Introdutório, 2010-2011, 2S

Laboratório de Escrita Criativa - Nível Introdutório, 2010-2011, 2S
203_11 Laboratório de Escrita Criativa (nível introdutório)Formação contínua de professores - 4.ª ediçãoCoordenação: Luís Carmelo Este curso decorrerá inteiramente a distância, através da plataforma de aprendizagem do Instituto Camões, na modalidade de Oficina de Formação, com a duração de 25 horas, e é creditado com 2 créditos, relevando para a progressão em carreira de Professores do Grupo 300. I - Objetivos São objetivos deste Laboratório: - Aprofundar de modo muito pragmático as potencialidades oferecidas pela língua portuguesa, complementando assim o trabalho dos leitores que estão no terreno (e que serão os mediadores por excelência deste projeto). - Otimizar a expressão individual dos formandos, através da indagação experimental e da exploração dos materiais linguísticos, para melhorar as suas competências comunicacionais na língua portuguesa. - Proporcionar instrumentos teóricos e sobretudo práticos nas áreas da descrição, da narração e da poética. - Estimular os formandos no campo peculiar da expressão estética, aliando dados técnicos, empíricos e de natureza especificamente literária.). II - Público-alvo O Laboratório de Escrita Criativa (nível introdutório) destina-se a professores e a outros agentes envolvidos no processo de ensino/aprendizagem de Português como Língua Segunda (PL2). Podem também ser admitidos à frequência do curso licenciandos e licenciados, portugueses ou estrangeiros, com curriculum considerado adequado para a frequência do curso, não sendo, nesse caso, atribuída a creditação para efeitos de formação contínua de professores. A seleção dos formandos é da responsabilidade do Instituto Camões não sendo suscetível de reapreciação.   III - Duração       O Laboratório de Escrita Criativa (nível introdutório) terá a duração de 10 semanas, a começar no dia 15 de fevereiro de 2011, com uma interrupção de 18 a 25 de abril, prevendo-se um total de 25 horas de trabalho direto e 25 horas de trabalho autónomo por parte dos formandos. No entanto, a carga horária individual dependerá, em grande medida, da prática prévia de construção de materiais pedagógicos e de utilização das ferramentas eletrónicas mais generalizadas (de produção de documentos, e-mail, navegação na Internet, etc.), para além da facilidade de aquisição de novas competências tecnológicas.     IV - Organização de conteúdos       O Laboratório de Escrita Criativa (nível introdutório) baseia-se em módulos semanais (um Bloco por semana) que contêm uma introdução teórica mínima, um conjunto de exemplos e ainda um leque de exercícios, de que será realizado um por semana. Os Módulos que enquadrarão o Laboratório de Escrita Criativa são os seguintes: Módulo 1 Espaço, descrição e quadro. Quadro, inventário e seleção. Exercícios. Módulo 2 Ponto de vista afetivo. Exercícios. Módulo 3 Descrição de personagens. Espaços íntimos e espaços de escala. Exercícios. Módulo 4 Descrição de paisagens e de ambientes. Exercícios. Módulo 5 Tempo, narração, mito e práticas discursivas. Instâncias narrativas, perspetiva, real e ficção. Técnicas de narração: apresentação, complicação e clímax. O plot. Módulo 6 Desenlaces: possibilidades e problemas. Exercícios. Módulo 7 O facto: quem, onde e quando, o quê e como. Exercícios. Módulo 8 Enredo, tema e drama. Exercícios. Módulo 9 O caso da metáfora e as práticas da autorreferencialidade. Exercícios. Módulo 10 Práticas poéticas ligadas à imagem e ao ritmo. Exercícios.   V - Número de formandos por turma O número máximo de formandos será de 25 (vinte e cinco). VI - Avaliação A avaliação baseia-se na articulação entre a avaliação sumativa (balanço de capacidades através de prova) e a avaliação contínua (interiorização das competências suscitadas pelos conteúdos). A realização de um exercício particular – que terá lugar após o derradeiro Bloco do curso – servirá para aferir o modo como as capacidades de aplicação de ferramentas ligadas à descrição, narração e poética se manifestam em cada formando. Este exercício contribui para definir, numa margem de 40%, a classificação final. A aferição contínua dos desempenhos baseia-se nas competências com que os formandos se confrontam ao longo do curso, contribuindo em 60% para a classificação final.   VII - Preço do curso     A frequência do curso implica o pagamento de 200 EUR (duzentos euros). No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro do IC, I.P., este custo é suportado em 50% pelo IC, I.P., pelo que os docentes terão de pagar apenas metade do valor indicado. O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta para depósito será enviado aos candidatos que forem selecionados. Uma vez efetuado o pagamento, não há lugar a reembolso. De acordo com o regulamento da formação a distância, o Instituto Camões reserva-se o direito de cancelar os cursos que, à data de início, não tenham o número mínimo de inscrições necessárias à sua realização, o qual corresponde às vagas definidas na publicitação do curso. O IC, I.P. procederá à devolução do pagamento já efetuado por formandos de cursos nessa situação. VIII - Processo de candidatura     Os candidatos à frequência do Laboratório de Escrita Criativa (nível introdutório) deverão preencher o formulário que está disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 6 de fevereiro de 2011, impreterivelmente.   IX - Coordenação Prof. Doutor Luís Carmelo, doutorado pela Universidade de Utreque e professor de Seminários de Escrita Criativa em Mestrados e Licenciaturas na Escola Superior de Design (IADE) e na Universidade Autónoma de Lisboa. * PL2 - Neste contexto, entende-se por PL2 qualquer caso em que o aluno não tem o Português como língua materna, bem como o caso em que, sendo esta a língua dos pais, o aluno não tem proficiência correspondente à de falantes nativos com a mesma idade.

Portuguese for Foreigners, level 2, 2010-2011, 2S

Portuguese for Foreigners, level 2, 2010-2011, 2S
  303_11 Portuguese for Foreigners, level 2 (B1), 8th edition2010-2011, 2nd Semester Coordinator: Fernanda Barrocas Tutors: Lúcia Mascarenhas and Ana Santos The Institute Camões is launching an online course entitled Portuguese for Foreigners, level 2. This course is coordinated by Fernanda Barrocas, Instituto Camões. The course will be totally delivered online, using a course management system as well as other useful software (see 6. below). 1 - Objectives The main objective of this course is to give an opportunity to all those who want to learn Portuguese to do it online. In terms of the Common European Framework of Reference for Language Learning, it is expected that those taking part in it will achieve the B1 level. 2 - Participants The course is aimed at those who want to further their knowledge of the Portuguese language. It is expected that participants can: understand sentences and frequently used expressions related to areas of most immediate relevance (e.g. very basic personal and family information, shopping, local geography, employment); can communicate in simple and routine tasks requiring a simple and direct exchange of information on familiar and routine matters; can describe in simple terms aspects of his/her background, immediate environment and matters in areas of immediate need. 3 - Number of participants 20. 4 - Duration The course will last for four months, beginning February 15. 2011. 5 - Details The online course is structured around weekly blocks; learners will spend 8 hours a week on it, as follows:1. Autonomous work:- Reading and listening to material related to a certain unit;- Doing exercises, both those included in the textbook and those placed online.2. Work with the tutor:- Participation in chats;- 30-minute weekly oral interaction with the tutor;- Posts to forums about difficulties felt or specific points of interest to all participants.Materials and instructions for their use will be will be placed weekly on the learning platform. Oral interaction sessions will be scheduled on a weekly basis. Every other week there will be formative mini-tests to solve, allowing the learners to identify their difficulties and the tutor to better cater for learners' needs. English will be used initially as communication language. 6 - Requirements Candidates must have:- broadband Internet;- a multimedia computer;- headphones and a microphone or a headset;- Skype installed on their computers (free download at www.skype.com);- Português XXI, level 2, Student Book (textbook);- the respective exercise book and audio CD;- optionally, Gramática Activa 1, a grammar book.Participants will have a 20% discount when buying the above learning materials (textbook, exercise book, audio CD and grammar book) directly from the publisher. For further information please contact the publisher at \n Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. . The Instituto Camões itself will not establish these contacts. 7- Fee There will be a 320 EUR fee. Payment will be made by bank transfer. We will send our bank account details to the selected participants. 8 - Selection The Instituto Camões will be fully responsible for the selection of the candidates. 9 - Certification Participants in the course who want to get a certificate can submit to the DEPLE examination (Elementary Diploma of Portuguese as a Foreign Language). For further information please visit http://www.fl.ul.pt/unidades/centros/caple/principal_en.htm 10 - Application Candidates must fill in an application form until February 6. 2011.  

Português para Estrangeiros, nível 3, 2010-2011, 2S

Português para Estrangeiros, nível 3, 2010-2011, 2S
304_11 Português para Estrangeiros, nível 3 (B2), 6.ª Edição 2010-2011, 2.º Semestre Coordenação: Fernanda Barrocas Tutoras: Lúcia Mascarenhas e Ana Santos O Instituto Camões vai promover o nível 3 do Curso de Português Língua Estrangeira,no âmbito do seu Programa de Formação a Distância, coordenado pela Dr.ª Fernanda Barrocas, do Gabinete de Apoio Pedagógico do Instituto Camões, com tutoria da Dr.ª Lúcia Mascarenhas e da Dr.ª Ana Santos. O Curso decorrerá exclusivamente através da plataforma de aprendizagem eletrónica disponível no Centro Virtual do Instituto Camões. 1 - Finalidade Tendo em conta que se trata de um curso a distância, pretende-se dar a oportunidade a todos os cidadãos estrangeiros de aprender Português, conhecer Portugal e a sua cultura, atingindo públicos-alvo que de outro modo estariam impossibilitados de o fazer. É também finalidade deste curso estimular a comunicação entre os diversos participantes, no sentido de proporcionar experiências de interculturalidade. Espera-se que os alunos, no final do Curso, atinjam o nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.     2 - Público-alvo O Curso destina-se a participantes que desejem aprofundar e desenvolver a sua competência comunicativa em Português e que possuam da língua um conhecimento elementar que se traduz em ser capaz de produzir um discurso simples e coerente sobre questões familiares ou de interesse pessoal. 3 - Organização e metodologia   O curso estrutura-se em módulos semanais. Prevê-se que os participantes despendam 8 horas por semana nas diversas atividades do curso: i) Trabalho autónomo: Leitura e escuta de materiais relativos aos módulos que compõem o curso; execução de tarefas e exercícios vários, incluindo gramaticais, do manual ou de outros colocados na plataforma. ii) Trabalho com o tutor: 30 minutos por semana de interação oral com o respetivo tutor; interação através do fórum da plataforma acerca de dúvidas, dificuldades e outros aspetos do interesse dos participantes 4 - Avaliação Aos participantes que frequentarem com sucesso este curso será atribuído um certificado. A avaliação dos participantes será feita com base em: 1. Realização de trabalhos ou testes para cada módulo que compõem o curso 2. Participação em chats e fóruns 3. Trabalho final que implicará a aquisição de conhecimentos relativos a todos os módulos do curso em interação com outros conhecimentos já adquiridos. 5 - Número de participantes O número de formandos por turma será de 25 (vinte). 6 - Calendarização   Inscrições: 17 de janeiro a 6 de fevereiro de 2011 Pagamento da inscrição: até 13 de fevereiro de 2011 Início do Curso: 15 de fevereiro de 2011 Duração: 4 meses 7 - Propina de inscrição O valor da propina é de 320 EUR (trezentos e vinte euros). O pagamento será feito por transferência bancária. Será enviado aos candidatos selecionados o número da conta para a qual deverá ser feita a transferência.De acordo com o regulamento da formação a distância, o Instituto Camões reserva-se o direito de cancelar os cursos que, à data de início, não tenham o número mínimo de inscrições necessárias à sua realização, o qual corresponde às vagas definidas na publicitação do curso. O IC, I.P. procederá à devolução do pagamento já efetuado por formandos de cursos nessa situação. 8 - Seleção O Instituto Camões será responsável pela seleção dos candidatos. 9 - Requisitos Os candidatos deverão possuir: . Internet . Um computador multimédia . Auscultadores e um microfone . Instalação do programa skype no computador (A instalação é gratuita a partir de www.skype.com) . O manual Português XXI, nível 3 (livro do aluno, caderno de exercícios e o CD áudio) Haverá 20% de desconto na compra do referido material à Editora Lidel. Para mais informações, consulte, por favor, \n Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. Os contactos com a editora deverão ser feitos pelos participantes.10 - CertificaçãoOs participantes deste curso que desejem certificar a sua proficiência em Língua PortuguesaCertificação e Avaliação do Português Língua Estrangeira (SCAPLE) para obtenção do Diploma Intermédio de Português Língua Estrangeira (DIPLE). Para mais informações, consulte, por favor http://www.fl.ul.pt/unidades/centros/caple/principla_en_htm

Portuguese for Foreigners, level 1, 2010-2011, 2S

Portuguese for Foreigners, level 1, 2010-2011, 2S
302_11 Portuguese for Foreigners, level 1 (A2), 9th edition 2010-2011, 2nd Semester Coordinator: Fernanda Barrocas Tutors: Lúcia Mascarenhas and Ana Santos The Institute Camões is launching an online course entitled Portuguese for Foreigners, level 1. This course is coordinated by Fernanda Barrocas, Instituto Camões. The course will be totally delivered online, using a course management system as well as other useful software (see 6. below). 1 - Objectives The main objective of this course is to give an opportunity to all those who want to learn Portuguese to do it online. In terms of the Common European Framework of Reference for Language Learning, it is expected that those taking part in it will achieve the A2 level.   2 - Participants     The course is aimed at those who want to learn Portuguese and have no prior knowledge of this language.   3 - Number of participants   20.   4 - Duration     The course will last for four months, beginning February 15. 2011.   5 - Details         The online course is structured around weekly blocks; learners will spend 8 hours a week on it, as follows: 1. Autonomous work: - Reading and listening to material related to a certain unit; - Doing exercises, both those included in the textbook and those placed online. 2. Work with the tutor: - Participation in chats; - 30-minute weekly oral interaction with the tutor; - Posts to forums about difficulties felt or specific points of interest to all participants. Materials and instructions for their use will be will be placed weekly on the learning platform. Oral interaction sessions will be scheduled on a weekly basis. Every other week there will be formative mini-tests to solve, allowing the learners to identify their difficulties and the tutor to better cater for learners' needs. English will be used initially as communication language.   6 - Requirements   Candidates must have: - broadband Internet; - a multimedia computer; - headphones and a microphone or a headset; - Skype installed on their computers (free download at www.skype.com); - Português XXI, level 1, Student Book (textbook); - the respective exercise book and audio CD; - optionally, Gramática Activa 1, a grammar book. Participants will have a 20% discount when buying the above learning materials (textbook, exercise book, audio CD and grammar book) directly from the publisher. For further information please contact the publisher at \n Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. . The Instituto Camões itself will not establish these contacts.   7- Fee     There will be a 320 EUR fee. Payment will be made by bank transfer. We will send our bank account details to the selected participants.   8 - Selection     The Instituto Camões will be fully responsible for the selection of the candidates.   9 - Certification     Participants in the course who want to get a certificate can submit to the DEPLE examination (Elementary Diploma of Portuguese as a Foreign Language). For further information please visit http://www.fl.ul.pt/unidades/centros/caple/principal_en.htm   10 - Application     Candidates must fill in an application form until February 6. 2011.