* As candidaturas encerraram a 6 de março de 2014 *Universidade de Coimbra - Formação a distância em parceria com o Camões, Instituto da Cooperação e da Língua
Aprendizagem e Ensino de Português Língua Não Materna
2013-2014 | 2.º Semestre
Este curso realiza-se na plataforma de Formação a Distância da Universidade de CoimbraData de Início: 25 de março de 2014
Data de Fim: 13 de maio de 2014
Prazo de candidatura: 6 de março de 2014
ECTS: 1,5
Horas: 40
Tipo de formação: Curso não conferente de grau
Modalidade de formação: Ensino a Distância
Área de interesse: Português, Língua Não Materna, Ensino, Linguística
Preço: 250€
Acreditação: Em processo de acreditação pelo CCPFC
Apresentação:
Os indicadores atualmente disponíveis sobre a posição relativa da língua portuguesa no mundo e sobre o seu peso na atividade económica internacional não deixam dúvidas sobre o potencial de crescimento do seu número de falantes, quer como língua materna, quer ainda, e decisivamente, como língua segunda e língua estrangeira. Saber português torna-se, pois, importante para um número crescente de cidadãos do mundo, por um número muito variado de razões. Nestas circunstâncias, o português, sendo já uma língua de várias cores, reúne condições para o ser mais ainda no futuro. Atender aos contextos em que os aprendentes do português se inserem e compreender os processos que estes mobilizam aquando da sua aquisição/aprendizagem serão, pois, objetivos a cumprir por parte de quem quer participar no seu ensino e na sua disseminação enquanto língua internacional.
Destinatários:
O curso pretende corresponder às necessidades de formação básica de um grupo diversificado de profissionais (professores, educadores e outros) que atuam (ou pretendem vir a atuar)na área do ensino de Português como Língua Não Materna (Língua Segunda e Língua Estrangeira). Visa, nesse sentido, reunir formandos com experiências pessoais e profissionais distintas e mutuamente enriquecedoras nesta área.
Dado, no entanto, o seu perfil propedêutico, o curso adequa-se, igualmente, a todos quantos, cumprindo as condições de acesso, manifestem interesse e curiosidade pelas temáticas a abordar.
Fatores de diferenciação
O regime integralmente não presencial permite que a formação se torne acessível a um vasto leque de interessados, independentemente da sua atual localização geográfica e também do horário laboral. Tratando-se de um curso de curta duração com natureza propedêutica, a formação fornecerá bases úteis aos interessados em aprofundamentos posteriores das temáticas tratadas, quer em cursos de pós graduação conferentes de grau, quer noutros cursos de especialização nesta área.
Objetivos
Objetivo 1 - Desenvolver uma visão adequada dos diversificados perfis sociolinguísticos, psicolinguísticos e linguísticos dos aprendentes do Português como Língua Não Materna (PLNM);
Objetivo 2 - Compreender (i) os processos de aquisição e aprendizagem de línguas não maternas e (ii) os princípios fundamentais de ensino de línguas não maternas;
Objetivo 3 - Caracterizar áreas linguísticas críticas dos aprendentes de PLNM.
Metodologia:
O curso, em regime de e-learning, organiza-se em torno de quatro temas. Para cada tema estão previstas atividades que visam (i) clarificar conceitos básicos e (ii) ilustrar a respetiva aplicação a casos e contextos efetivos. O desenvolvimento dos temas assenta em atividades de leitura e/ou visionamento/audição de materiais de enquadramento a complementar com tarefas de natureza interativa (com a docente e inter-pares). Assim, a metodologia utilizada intersecta o método ativo e expositivo.
Conteúdos programáticos:
1. Língua materna vs. língua não materna (língua estrangeira e língua segunda).
2. Bilinguismo(s) e L2. Para uma definição dos perfis de aprendentes de Português L2.
3. Interlíngua(s) e fossilização; transferência das LM e mecanismos transversais às LM. Áreas linguísticas críticas dos aprendentes de PLNM.
4. O papel do ensino na aquisição/aprendizagem de uma L2. Aquisição implícita e/ou ensino explícito da gramática: contributos para a discussão.
Avaliação:
De acordo com o processo de acreditação submetido ao CCPFC, e que aguarda aprovação:
A avaliação é contínua e sumativa. Cada um dos quatro temas contempla atividades obrigatórias cujo peso na classificação final varia consoante o grau de esforço exigido aos formandos.
Exige-se o mínimo de 5 valores (escala de 1 a 10) para a conclusão do curso com aproveitamento e a obtenção da respetiva certificação.
Equipa docente:
Cristina MartinsCoordenadora
Professora Auxiliar do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, é doutorada em Linguística Aplicada pela mesma universidade com a tese Línguas em contacto: “saber sobre” o que as distingue. Análise de competências metalinguísticas de crianças mirandesas em idade escolar (2004). Tem desenvolvido investigação nas áreas do bilinguismo e contacto de línguas, aquisição/aprendizagem de L2, desenvolvimento metalinguístico, processamento psicolinguístico e avaliação neuropsicológica. No âmbito da atividade docente, tem leccionado disciplinas de Língua Portuguesa, quer como língua materna, quer como L2, Aquisição e Aprendizagem de L2, Psicolinguística, Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas, Fonética, Fonologia e Morfologia do Português. É diretora do 2º ciclo em Português como Língua Segunda e Língua Estrangeira (FLUC). Foi, entre 2007 e 2009, coordenadora científica do Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada (CELGA).
Condições de acesso:
Condições gerais:
Para frequentar este curso deverá: - Ser maior de 18 anos; - Reunir as condições técnicas necessárias para a frequência online do curso, nomeadamente um computador com acesso à internet; - Satisfazer os pré-requisitos do curso (ver abaixo).
A todos os formandos que frequentem com aproveitamento qualquer um dos cursos será entregue um Diploma da Universidade de Coimbra.
Pré-Requisitos:
Os formandos deverão ter uma proficiência mínima na língua portuguesa de nível B2, em particular no que concerne à escrita (cf. Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas: http://europass.cedefop.europa.eu/pt/resources/european-language-levels-cefr [descritores globais do nível B2: p. 49; descritores relativos à escrita: p. 55, p. 96 e p. 98).
Serão ainda considerados os seguintes elementos:
avaliação do CV;
carta de motivação.
Condições especiais:
Os membros da Comunidade da Universidade de Coimbra e os membros da Rede de Antigos Estudantes da Universidade de Coimbra usufruem de condições especiais de acesso no que diz respeito ao custo do curso.
Sobre o valor a pagar incidirá um desconto, não cumulativo, de:
10% para membros da Comunidade da Universidade de Coimbra (alunos com inscrição ativa na UC na data de início do curso; trabalhadores e docentes em exercício de funções à data de início do curso)
10% para membros da Rede UC + aderentes a cartão.
No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro ou Agentes de Cooperação do Camões, I.P., I.P., o custo é de 200€, sendo o restante suportado pelo Camões, I.P.
◊ Conteúdos:
Apresentação
Destinatários
Fatores de diferenciação
Objetivos
Metodologia
Conteúdos programáticos
Avaliação
Equipa docente
Condições de acesso
202_13 MIPL2.0: Materiais Interativos para Português L2 na web 2.0 Coordenação: Rui Vaz Tutoria: Adelina Moura
Este curso decorrerá inteiramente a distância, através da plataforma de aprendizagem do Camões I.P., na modalidade de Oficina de Formação, com a duração de 25 horas e é creditado com 2 créditos, relevando para a progressão em carreira de Professores dos Grupos 110, 200, 210, 220 e 300. I - Objetivos (i) Equipar os participantes com competências pedagógicas e técnicas de desenvolvimento de materiais pedagógicos interativos, para ensino do Português L2*, destinados a publicação na Internet. (ii) Explorar um conjunto diversificado de ferramentas da web 2.0 e habilitar os participantes a utilizá-las em contexto educativo. (iii) Criar um espaço colaborativo onde se organizem, arquivem e disponibilizem as contribuições e trabalhos realizados, de modo a constituir-se um repositório de experiências e de produtos que, selecionados de acordo com critérios de qualidade, poderão vir também a ser incluídos na área «Aprender Português» do Centro Virtual Camões.II - Público-alvo A oficina destina-se a professores dos ensinos básico e secundário, residentes em Portugal ou no estrangeiro, preferencialmente dos grupos 110, 200, 210, 220 e 300, e a outros agentes envolvidos no processo de ensino/aprendizagem de Português como Língua Segunda (PL2*). A decisão no que respeita à seleção dos formandos será feita pelo Camões, I.P. e é irrevogável.III - Duração A oficina terá a duração de 12 semanas, a começar no dia 22 de outubro de 2013, prevendo-se 25 horas de trabalho direto e 25 horas de trabalho autónomo por parte dos formandos, num total de 50 horas. IV - Organização e conteúdos A estrutura da oficina assenta na sequenciação de módulos, alternando-se actividades de reflexão e de prática, repartidas pelas diversas modalidades de participação (principalmente assíncrona), trabalho autónomo/trabalho colaborativo ou cooperativo. Assim:Módulo 0: Familiarização com o espaço virtual da oficina.Módulo 1: Web 2.0 e Tecnologias Móveis na Educação (Wordle, Wirenode e MobileStudy)Módulo 2: Construção/publicação em ambiente Web (Blogger, Wordpress, Podomatic, PBWorks, Google Sites e Zoho)Módulo 3: Criação de actividades interactivas na Web (Hotpotatoes, Webquest)Módulo 4: Construção de Mapas Conceptuais para representação do conhecimento (Mindomo, Cmaps Tool)Módulo 5: Exploração de ambientes imersivos em contextos educacionais (Second Life)Módulo 6: Avaliação da OficinaV - Número de formandos por turma O número máximo de formandos será de 25 (vinte e cinco).VI - Avaliação e certificação
. Avaliação pelos formandos . Avaliação pelo formador . Avaliação externa A Classificação final é obtida através da aplicação da fórmula AC*40% + APTP*40% + RFRC*20%, sendo que AC – Avaliação contínua (assiduidade e participação), APTP – Avaliação do portfólio e dos trabalhos produzidos e RFRC – Relatórios dos formandos/reflexão crítica. Para os efeitos previstos no artigo 5.°, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário.
Para efeitos de aplicação do n.º 3 do artigo 14.° do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a progressão em carreira de Professores dos Grupos 110, 200, 210, 220 e 300.VII - Preço do curso A frequência da oficina implica o pagamento de 200 EUR (duzentos euros). No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro e agentes de Cooperação do Camões, I.P., este custo é suportado em 50% por esta instituição, pelo que os docentes/agentes terão de pagar apenas metade do valor indicado. O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta será enviado aos candidatos que forem selecionados.De acordo com o regulamento da formação a distância, o Camões, I.P. reserva-se o direito de cancelar os cursos que, à data de início, não tenham o número mínimo de inscrições necessárias à sua realização, o qual corresponde às vagas definidas na publicitação do curso. O Camões, I.P. procederá à devolução do pagamento já efetuado por formandos de cursos nessa situação.VIII - Processo de candidatura Os candidatos à frequência desta oficina de formação a distância deverão preencher o formulário eletrónico disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 13 de outubro de 2013, impreterivelmente. Os dados fornecidos estão sujeitos a verificação por parte do Camões, I.P.
IX - Coordenação e tutoria
Rui Vaz é coordenador do Centro Virtual Camões, mestre em Ciências da Educação e doutorando da Universidade de Lisboa em Educação - Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Adelina Moura é doutora em Educação - Tecnologias Educativas pela Universidade do Minho e mestre em Educação - Supervisão Pedagogica do Ensino do Português.
* PL2 - Neste contexto, entende-se por PL2 qualquer caso em que o aluno não tem o Português como língua materna, bem como o caso em que, sendo esta a língua dos pais, o aluno não tem proficiência correspondente à de falantes nativos com a mesma idade.