Rui Toscano

Rui Toscano Lisboa ¶ 1970

  Rui Toscano
  Créditos fotográficos / Photographic credits:
Abílio Leitão

Frequentou os cursos de pintura e escultura do Ar.Co e da FBAUL e começou a expor em 1993, ainda enquanto aluno. Paralelamente à sua carreira de artista plástico prosseguiu diversas linhas de actividade na área da música e do "video-jamming" integrando vários grupos (entre eles os Tone Scientists) com grande visibilidade na cena cultural nacional. ¶ O autor tem demonstrado uma grande eficácia na exploração dos mais diversos media, desde o desenho à instalação multimédia, exibindo uma potencialidade criativa no mais clássico sentido do termo, aplicada a uma atitude claramente pós-moderna. Toscano, antes de mais, expõe uma clara compreensão da experiência contemporânea e respectivas tecnologias. No cerne dessa compreensão está a noção de um estado de contemplação que já não comporta uma noção de interioridade nem radica numa ideia de sujeito. Consequentemente, a noção de atenção deixa de implicar uma intenção por parte do observador. Em peças tais como Infinity (2001), uma "video-landscape" de São Paulo projectada sob o recorte da palavra INFINITY, Rio 09 May 2001 (2002), uma outra "video-landscape" do Rio de Janeiro, My Bloody Valentine (2000) ou The accelerating Collision of Future and Past in the Post-Modern Era (1997), Rui Toscano exibe a experiência da contemplação como essencialmente alienante. Essa alienação é o sintoma de um sublime tecnológico que se impõe ao sujeito na verdadeira acepção do termo e, nesse sentido, Rui Toscano é o mais romântico dos artistas, assumindo do romantismo o seu original radicalismo (One hundred over the rainbow, 2000) numa altura em que este só pode aparecer enquanto projecção nostálgica de si próprio. Em T (1998) um auto-retrato enquanto letra do alfabeto ou Black Painting - Perfect Lovers (1997) a noção de um "eu" enquanto instância de introversão externaliza-se em automatismo. Em The Foyer Affair (2001) Rui Toscano enquanto gangster de "film noir" fuma um cigarro e "fades to blue".


Bibliografia

 

 

Ficha Técnica | Credits