|
 |
|
A 16 de Janeiro de 1896,
nasce em Santander
o realizador JOSÉ BUCHS.
Dirigiu Sol e Toiros (1949)
|
|
|
16 DE JANEIRO - Em Santander, nasce o realizador JOSÉ BUCHS; a convite de Produtores Associados, dirigiu Sol e Toiros (1949) em Portugal, com Manuel dos Santos e Leonor Maia.
8 DE MAIO - Em Lisboa, nasce GOMES DE SOUSA; actor de cinema, desde A Morgadinha de Val-Flor (1923 - Ernesto de Albuquerque).
18 DE JUNHO - Apresentação do ANIMATOGRAPHO ROUSBY, no Real Coliseu (Lisboa): encanta e maravilha, por ser a reprodução da vida (Diário de Notícias - 19 de Junho).
26 DE AGOSTO - No Teatro do Príncipe Real (Porto), é apresentado à Imprensa o ANIMATOGRAPHO PORTUGUEZ PINTO MOREIRA; sessões públicas a partir do dia seguinte, com doze quadros, todos de completa novidade e alguns de esplêndido efeito (Jornal de Notícias).
3 DE SETEMBRO - Nasce PATRÍCIO ÁLVARES; actor de longas metragens, desde A Severa (1931 - Leitão de Barros).
29 DE SETEMBRO - Real Coliseu de Lisboa estreia A BOCA DO INFERNO (em Cascais) de Henry W. Short, para Robert W. Paul (Inglaterra); primeiras fotografias vivas de motivo português apresentadas ao público, por Edwin Rousby.
1 DE OUTUBRO - Real Coliseu de Lisboa estreia A PRAIA DE ALGÉS NA OCASIÃO DOS BANHOS de Henry W. Short, para Robert W. Paul (Inglaterra); reconhecem-se os artistas Margarida e Amparo Aguilera, e Jaime Silva.
2 DE OUTUBRO - Real Coliseu de Lisboa estreia AS IRMÃS MARGARIDA E AMPARO, BAILARINAS DO REAL COLISEU de Henry W. Short, para Robert W. Paul (Inglaterra); interpretação da dança andaluza As Sevilhanas.
6 DE OUTUBRO - Real Coliseu de Lisboa estreia O MERCADO DO PEIXE NA RIBEIRA NOVA de Henry W. Short, para Robert W. Paul (Inglaterra); apresentação por Edwin Rousby.
7 DE OUTUBRO - Real Coliseu estreia NA AVENIDA DA LIBERDADE de Henry W. Short, para Robert W. Paul; apresentação por Edwin Rousby; no talhão fronteiro à Rua das Pretas, reconhecendo-se o professor de dança Justino Soares, entre vários jornalistas não identificados.
13 DE OUTUBRO - Real Coliseu estreia A PRAÇA DO MUNÍCIPIO de Henry W. Short, para Robert William Paul (Inglaterra); apresentação por Edwin Rousby; saída dos operários do Arsenal da Marinha, ao meio-dia.
14 DE OUTUBRO - Real Coliseu estreia O JOGO DO PAU de Henry W. Short, para Robert W. Paul (Inglaterra); actuação por Domingos Henriques de Sousa Santos e Ambrósio Blanco.
22 DE OUTUBRO - Em Lisboa, nasce LEITÃO DE BARROS; realizador, desde Malmequer (1918); dirigiu A Severa (1931), primeira longa metragem sonora portuguesa.
8 DE NOVEMBRO - Teatro do Príncipe Real (Porto) apresenta UMA SALVA DE ARTILHARIA NA SERRA DO PILAR de Aurélio da Paz dos Reis e Francisco de Magalhães Bastos Júnior; em cartaz até 14 de Novembro.
10 DE NOVEMBRO - Teatro do Príncipe Real (Porto) apresenta no KINETOGRAPHO PORTUGUEZ PAZ DOS REIS, também operador com Francisco Magalhães de Bastos Júnior; quadros de assuntos locais (O Comércio do Porto).
11 DE NOVEMBRO - Aurélio da Paz dos Reis apresenta CENAS DA VIDA PARISIENSE; fita divulgada em Sessão Jornalística a 30 de Outubro (A Voz Pública).
12 DE NOVEMBRO - Primeira sessão do Kinetographo Portuguez, no Teatro do Príncipe Real (Porto), com a projecção de SAÍDA DO PESSOAL OPERÁRIO DA FÁBRICA CONFIANÇA (Rua de Santa Catarina, Porto) de Aurélio da Paz dos Reis e Francisco de Magalhães Bastos Júnior.
21 DE NOVEMBRO - Teatro de S. Geraldo (Braga) estreia FEIRA DE GADO NA CORUJEIRA de Aurélio da Paz dos Reis e Francisco de Magalhães Bastos Júnior, em Kinetographo Portuguez; quadro de género e de grande movimentação.
28 DE NOVEMBRO - Primeiro espectáculo do PROJECTOSCÓPIO COSTA VEIGA, no Coliseu dos Recreios (Lisboa).
20 DE DEZEMBRO - No Porto (Rua do Bonjardim), é inaugurado o SALÃO EXPRESS; dedicado aos maravilhosos inventos de Edison.
|