1907
Cronologia
Factos
Personalidades
Adaptações
Mudos
Longas
Curtas
Documentarismo
Audiovisual
Edições DVD
Página inicial
A 4 de Setembro de 1907, nasce IRENE ISIDRO

22 DE JANEIRO - Em Lisboa, é inaugurado o SALÃO RECREIO DO POVO, no Largo Silva e Albuquerque, com duzentos lugares e “todas as garantias de segurança”; propriedade de Josué Martins, a primeira sessão foi oferecida à Imprensa.

28 DE JANEIRO - Nasce ELISA CARREIRA; actriz de cinema, desde “Cláudia” (1923).

1 DE FEVEREIRO- Em Lisboa, nasce o diplomata e historiador EDUARDO BRAZÃO; em 1932, realizou a série de actualidades “O Século Cinematográfico” -  Nºs 1/11, com Aníbal Contreiras, para a Sociedade Nacional de Tipografia.

10 DE FEVEREIRO - No Porto, é inaugurado o SALÃO SANTA CATARINA.

7 DE MARÇO - Em Lisboa, nasce TOMÁS DE SOUSA; actor de cinema, desde “A Castelã das Berlengas” (1930).

8 DE MARÇO - É inaugurado o SALÃO CONDE BARÃO, no Largo em referência; propriedade da empresa Verona & Cª, que promete “proporcionar a todo o público maneira fácil de divertir-se, dispensando pequena importância”.

30 DE MARÇO - No Porto, é inaugurado o “grandioso pavilhão” SALÃO CINEMATOGRÁFICO PORTUENSE, no Pátio Paraíso (ao Bonjardim) ou dos Bombeiros Voluntários - cuja banda toca no intervalo das sessões, quatro “a partir das 8 horas”; em Julho, passou a chamar-se Animatographo do Paraíso; em Outubro, Salão d'Elite.

13 DE ABRIL - Inauguração do SALON DIAMANT, na Rua das Gaivotas (Lisboa), “instalado com certa elegância e bom gosto”.

27 DE ABRIL - No Porto (Rua Alexandre Herculano), é inaugurado o CINE-PALAIS, propriedade de Don Antonio Manresa.

9 DE MAIO - No Porto (Praça dos Voluntários da Rainha/Rua das Carmelitas) é inaugurado o ANIMATOGRAPHO DOS GRANDES ARMAZENS DO CHIADO; “nos baixos da casa, onde têm lugar cerca de mil pessoas, todo instalado com luxo e bem disposto”; “destinado aos fregueses, segundo as compras”.

19 DE MAIO - No Salão Ideal, estreia reportagem sobre A BATALHA DAS FLORES NO CAMPO GRANDE de João Freire Correia, para Cardoso & Correia.

24 DE MAIO - Salão S. Carlos (Lisboa) estreia DESCOBERTA DA AMÉRICA POR CRISTOVÃO COLOMBO (1907); inclui reconstituição de Portugal, século XV.

8 DE JUNHO - Em Lisboa (Rua Senhora do Monte), é inaugurado o SALÃO DA GRAÇA, com “uma das melhores máquinas Pathé”.

6 DE JULHO - Em Lisboa, nasce BARROSO LOPES; actor de cinema desde “Maria Papoila” (1937 - Leitão de Barros), faleceu em Novembro de 1989.

8 DE JULHO - No Porto (Largo Marquês de Pombal/Rua da Constituição), é inaugurado o SALÃO MARQUEZ DE POMBAL, sendo empresário Armindo José Fernandes.

12 DE JULHO - Na Rua (Nova) da Palma, Quinta da Folgosa, é inaugurado o PARAIZO DE LISBOA; proprietários: Rodrigo de Sousa, Carlos Esteves, João & José Vasconcelos, Lorjó Tavares e Jaime Victor.

7 DE AGOSTO - No Paraíso (Pátio dos Voluntários - Porto) estreia EXCURSÃO À MADEIRA; reportagem apresentada em Lisboa (Jardim de Inverno do D. Amélia) a 27 de Julho.

9 DE AGOSTO - No Porto (Rua D. Carlos\José Falcão/Rua da Conceição), é inaugurado o SALÃO PATHÉ, com “uma série de portas inteligentemente combinadas”.

3 DE SETEMBRO - Teatro do Príncipe Real estreia O RAPTO DE UMA ACTRIZ (1907) de Lino Ferreira, para Cardoso & Correia; primeira ficção do cinema português, integrada na revista “Ó da Guarda!”, com Nascimento Fernandes.

4 DE SETEMBRO - Em Évora, nasce IRENE ISIDRO; actriz de cinema, desde “Lisboa, Crónica Anedótica” (1930 - Leitão de Barros); faleceu em Lisboa, em Abril de 1993.

5 DE OUTUBRO - No Porto (Rua Alexandre Herculano), é inaugurado o CINE PALAIS; propriedade de Don Antonio Manresa.

21 DE OUTUBRO - Em Lisboa, nasce LUÍS NUNES; cineasta, produtor desde "His Master's Voice" (1920) em animação, primeiro filme publicitário português.

7 DE DEZEMBRO - Em Lisboa (Rua dos Sapateiros) é inaugurado o ANIMATOGRAPHO DO ROCIO, propridade de Varona & Cª.

13 DE DEZEMBRO - Salão Ideal estreia CASAMENTO DA PRINCESA LUÍSA D'ORLEANS; figuram a rainha D. Amélia, o Marquês de Soveral e o Conde de Figueiró.

14 DE DEZEMBRO - Na Charneca/Mafra, nasce BEATRIZ COSTA; actriz de cinema, desde “O Diabo em Lisboa” (1926 - inacabado - Rino Lupo); faleceu em 1996.

18 DE DEZEMBRO - Em Vila Franca de Xira, nasce MOTA DA COSTA; jornalista e escritor cinematográfico; técnico e planificador; realizador, desde “Docas de Lisboa” (1932); actor em “A Canção da Terra” (1938 - Jorge Brum do Canto).


© Instituto Camões, 2003-2007