|
|
|
A 21 de Setembro de 1911, nasce Francisco Ribeiro/Ribeirinho. Actor desde A Revolução de Maio (1937 - António Lopes Ribeiro), realizador desde O Pátio das Cantigas (1941), dialoguista desde O Pai Tirano (1941 - A. Lopes Ribeiro)
|
|
|
5 DE FEVEREIRO - Em Lisboa, nasce PAIVA RAPOSO; actor de cinema, desde As Pupilas do Senhor Reitor (1935 - Leitão de Barros).
7 DE FEVEREIRO - No Salão Central, estreia JOANA DE BRAGANÇA/GIOVANNA DI GRAGANZA, produção Hala Film (Itália); drama histórico e passional, durante a defesa de Lisboa contra os espanhóis, por 1580; em complemento, O MONUMENTO DOS JERÓNIMOS, tomada artística da Lusa Film.
15 DE FEVEREIRO - Nasce GUILHERME KJOLNER; cantor em Gado Bravo (1934 - Max Nosseck & António Lopes Ribeiro); cedeu voz em A Costureirinha da Sé (1958 - Manuel Guimarães); actor desde O Trevo de Quatro Folhas (1936 - Chianca de Garcia).
23 DE MARÇO - No Salão Pathé (Porto), estreia A MORTE DE LUÍS DE CAMÕES; em 14 de Março, fora apresentado a público selecto de Lisboa, no Chiado-Terrasse.
22 DE ABRIL - Em Lisboa (Rua do Condes), é inaugurado o OLYMPIA; propriedade de Leopoldo & Henrique O'Donell e Vítor da Cunha Rosa, com salões para concertos, para exibições animatográficas, gabinete de leitura e restaurante.
26 DE ABRIL - Salão Trindade estreia OS CRIMES DE DIOGO ALVES (1911) de João Tavares, para Portugalia Film; primeira fita autónoma de ficção em Portugal; existe uma versão inacabada (1909) de Lino Ferreira & João Freire Correia, para Cardoso & Correia.
1 DE MAIO - No Chiado Terrasse, estreia SPORT HIPICO; pelas insignes alunas e distintos alunos do conceituado professor Joaquim Miranda.
30 DE MAIO - No Olympia, Chiado Terrasse e Salão Trindade (Lisboa), estreia EXCURSÃO DOS CONGRESSISTAS DE TURISMO A SINTRA E CASCAIS; aparece Bernardino Machado.
5 DE JUNHO - Raul Lopes Freire estreia, no Salão Central, GRUPO DE BATERIAS A CAVALO DE QUELUZ, realizado pelo Tenente Ferrão, para Lusa Film; lançado no Porto (Jardim Passos Manuel) em 19 de Junho.
9 DE JUNHO - Em Lisboa, nasce ALBERTO GHIRA; actor de cinema, desde Os Crimes de Diogo Alves (1911 - João Tavares).
13 DE JUNHO - Em Lisboa, nasce OLIVEIRA MARTINS; actor desde Lisboa, Crónica Anedótica (1930 - Leitão de Barros); técnico de produção em múltiplos filmes, desportista, economista, faleceu em Outubro de 1991.
18 DE SETEMBRO - Empresa Portuguesa Cinematográfica estreia, no Central, Olympia e Trindade, EXERCÍCIOS DE CAVALARIA EM TORRES NOVAS, CURSO DE 1911; foi exibido nas linhas franco-belgas, em 1917.
21 DE SETEMBRO - Em Lisboa, nasce FRANCISCO RIBEIRO/RIBEIRINHO; actor desde A Revolução de Maio (1937 - António Lopes Ribeiro), realizador desde O Pátio das Cantigas (1941), dialoguista desde O Pai Tirano (1941 - A. Lopes Ribeiro); faleceu em Fevereiro de 1984.
5 DE OUTUBRO - Olympia e Salão Trindade estreiam FITA DOS CONSPIRADORES DO PORTO, da Empresa Portuguesa Cinematográfica.
7 DE OUTUBRO - Empresa Cinematográfica Ideal estreia, no Salão Central e Chiado Terrasse, CORTEJO CÍVICO, com discurso do Ministro da Marinha junto à campa. Empresa Portuguesa Cinematográfica estreia, no Salão Trindade e Olympia, PARADA MILITAR; decorreu no dia 4.
28 DE OUTUBRO - Em Lisboa (Praça dos Restauradores), é inaugurado o CANTECLER, propriedade de Moreira & Júlio.
6 DE NOVEMBRO - Em Lisboa, nasce MARIA HELENA MATOS; actriz de cinema, desde Um Passeio Auspicioso (1929 - Afonso Gaio).