1912
Cronologia
Factos
Personalidades
Adaptações
Mudos
Longas
Curtas
Documentarismo
Audiovisual
Edições DVD
Página inicial
Em Lisboa, nasce ANTÓNIO VILAR; caracterizador; actor de cinema, desde “Feitiço do Império” (1940 - António Lopes Ribeiro).

13 DE JANEIRO - No Salão Central, estreia TRABALHOS AGRÍCOLAS NO RIBATEJO E UMA FERRA DE GADO BRAVO, documentário produzido pela União Cinematográfica.

5 DE FEVEREIRO - União Cinematográfica estreia, no Salão Trindade, O CORTEJO DO LIVRE PENSAMENTO REALIZADO EM LISBOA, a 14 de Janeiro; reportagem já exibida, em 3 de Fevereiro, no Chiado Terrasse e Salão Central.

17 DE FEVEREIRO - Lusa Film estreia, no Salão Trindade, ÚLTIMAS INUNDAÇÕES EM PORTUGAL, por um operador da Companhia Cinematográfica de Portugal/CCP; em foco, o Ribatejo.

25 DE MARÇO - Actualidade produzida por Éclair, EPISÓDIOS DA TERRÍVEL EXPLOSÃO DE BOMBAS NO PORTO estreia no Trindade e no Olympia, sendo nesta sala também anunciado como “Catástrofe no Porto”.

12 DE ABRIL - Nasce ÁLVARO DA FONSECA; actor de cinema desde “Amor de Perdição” (1943 - António Lopes Ribeiro).

14 DE ABRIL - Salão Central estreia LEIRIA, produção da Lusa Film.

17 DE ABRIL - Lusa Film regista O ECLIPSE DO SOL EM LISBOA, às 11h38mn; estreado por Raul Lopes Freire no Salão Central e Chiado Terrasse, em 11 de Maio.

11 DE MAIO - Raul Lopes Freire estreia, no Salão Central, ECLIPSE DO SOL EM COIMBRA de Costa Lobo, para Lusa Film.

13 DE MAIO - Em Faro, nasce ANTÓNIO DE SOUSA; documentarista, realizou “Esplendor Selvagem” (1972) em Angola.

14 DE MAIO - Olympia estreia A DANÇA DOS APACHES de André Valldaura, para Lusa Film;  com Auzenda de Oliveira e Álvaro de Almeida.

16 DE MAIO - Olympia estreia A ÚLTIMA CORRIDA DE TOUROS EM BADAJOZ de Andrés Valldaura, com assistência portuguesa.

18 DE MAIO - No Porto, é inaugurado o OLYMPIA (Rua de Passos Manuel), sendo empresário Alfredo Alegria; “projecções animadas electro-extra-luminosas”.

21 DE MAIO - Raul Lopes Freire estreia, no Salão Central, CONCURSO HÍPICO NO PORTO, de Lusa Film; lançado no Porto (Jardim Passos Manuel, Águia d'Ouro) em 13 de Maio.

17 DE JUNHO - No Olympia e no Salão Trindade, estreia CONCURSO HÍPICO NO HIPÓDROMO, manivelado no Hipódromo Internacional de Palhavã, no dia anterior, por operadores da Pathé (Paris), dirigidos por André Valdaura; competição promovida pela Sociedade Hípica Portuguesa.

3 DE JULHO - Alfredo Nunes de Mattos regista a Marca INVICTA FILM, na Repartição de Propriedade Industrial.

4 DE JULHO - Jardim Passos Manuel (Porto) estreia A BATALHA, com “pormenores de realce” sobre o Mosteiro.

30 DE JULHO - Empresa Portuguesa Cinematográfica estreia, no Olympia (Lisboa), ZONA DE INCURSÕES EM CHAVES.

9 DE AGOSTO - Salão Central estreia PAISAGENS DO MOCHÃO, A CIDADE DE TOMAR e DO TUA A MIRANDELA da Lusa Film.

2 DE SETEMBRO - Salão Trindade (Lisboa) estreia JOGOS OLÍMPICOS DE ESTOCOLMO; em 15 de Julho, Francisco Lázaro participou, e morreu, na prova de Maratona.

17 DE SETEMBRO - Salão High-Life (Porto) estreia INSTRUÇÃO DE RECRUTAS DO REGIMENTO DE INFANTARIA.

18 DE SETEMBRO - Cine-Paris e Olympia estreiam FEIRA DE AGOSTO de Andrés Valdaura, para Lusa Film.

1 DE OUTUBRO - Raul Lopes Freire estreia, no Salão Central, EXERCÍCIOS DE ENGENHARIA EM TANCOS, da Lusa Film.

19 DE OUTUBRO - Teatro República estreia MAX LINDER NO CHIADO, da Pathé; no Olympia (Lisboa), EXERCÍCIOS DO BI-PLANO "REPÚBLICA" E PANE SOBRE O TEJO, de Andrés Valldaura.

31 DE OUTUBRO - Em Lisboa, nasce ANTÓNIO VILAR; caracterizador; actor de cinema, desde “Feitiço do Império” (1940 - António Lopes Ribeiro).

27 DE NOVEMBRO - Lusa Film estreia, no Chiado-Terrasse, LANÇAMENTO AO MAR DO SUBMERSÍVEL "ESPADARTE"; reportagem “tirada pela Liga Naval italiana”.

24 DE DEZEMBRO - Raul Lopes Freire estreia, no Salão Central, o documentário DO TUA A MIRANDELA, produzido por Lusa Film; em vista, o Metropolitan-Cinematour (Porto).


© Instituto Camões, 2003-2007