1915
Cronologia
Factos
Personalidades
Adaptações
Mudos
Longas
Curtas
Documentarismo
Audiovisual
Edições DVD
Página inicial
Em Valmaior/Albergaria-a-Velha, nasce MANUEL GUIMARÃES; realizador de longas metragens desde “Saltimbancos” (1951)

5 DE JANEIRO - Produzida pela Invicta Film, o Chiado-Terrasse estreia reportagem sobre o NAUFRÁGIO DO VAPOR INGLÊS EM LEIXÕES, ocorrido em 12 de Dezembro de 1914; trata-se do "Silurian"; a 1 de Janeiro de 1915, teve idêntico destino o navio norueguês "Jamalka".

15 DE JANEIRO - O Teatro Águia d'Ouro (Porto) estreia SAUDADES DE PORTUGAL, um novo espectáculo (photoscena + kinopereta) cuja acção decorre entre nós e no Brasil, de onde vieram a Companhia e o maestro Costa Júnior.

23 DE JANEIRO - O Águia d'Ouro (Porto) estreia NOSSA SENHORA DA PENHA, um “drama ornado com linda música”.

27 DE JANEIRO - Nasce MARIA SALOMÉ; actriz de cinema, desde “Aldeia da Roupa Branca” (1938 - Chianca Garcia).

28 DE MAIO -  Coliseu dos Recreios (Lisboa) estreia CORRIDA DE TOUROS NO CAMPO PEQUENO COM TRÊS COLHIDAS, de Portugalia Film; assiste o Presidente da República, Teófilo Braga.

10 DE JUNHO - Em Lisboa (Rua da Infância, actual Voz do Operário), é inaugurado o SALÃO GRAÇA, propriedade da Caixa Económica Operária; “filmes da maior actualidade”.

29 DE JUNHO - Nasce JEANETTE VALLÉ, aliás Jeanne Lamory; actriz de cinema, desde “O Pai Tirano” (1941 - António Lopes Ribeiro).

30 DE JULHO - Nasce FERNANDO MAYNARD, aliás Fernando Duarte Mendes; actor de cinema, desde “Bocage” (1936 - Leitão de Barros).

19 DE AGOSTO - Em Valmaior/Albergaria-a-Velha, nasce MANUEL GUIMARÃES; realizador de longas metragens desde “Saltimbancos” (1951), faleceu em Lisboa, a 29 de Janeiro de 1975.

21 DE AGOSTO - Águia d'Ouro (Porto) estreia UM RAPTO; “com paisagens dos arredores do Porto e duma estância do Norte”.

22 DE AGOSTO - Águia d'Ouro (Porto) estreia o documentário A ROMARIA DA SENHORA DO PILAR.

16 DE OUTUBRO - Paradis estreia OPERAÇÃO DO LEÃO "MARRAL" (1915) de Ernesto de Albuquerque, “tirada no Jardim Zoológico”; apanhado por Manuel de Oliveira Esteves, administrador do prazo Marral (Zambézia), o "Marral" chegou a Lisboa em Novembro de 1909, a bordo do "Lusitânia"; intervenção pelo coronel-veterinário Mota de Almeida, para desencravar uma unha da polpa dos dedos.

20 DE OUTUBRO - Paradis estreia AS FESTAS DO 5º ANIVERSÁRIO DA REPÚBLICA, de Film Portugal.

26 DE OUTUBRO - Nasce TERESA CAZAL; actriz de cinema, desde “Os Fidalgos da Casa Mourisca” (1938 - Arthur Duarte).

4 DE NOVEMBRO - High-Life e Batalha (Porto) estreiam A ESCOLA RAUL DÓRIA.

20 DE NOVEMBRO - Paradis estreia GARDEN PARTY NO ESTORIL de Ernesto de Albuquerque, para Film Portugal. Na Rua da Mouraria, é inaugurado o SALÃO LISBOA; proprietários, Rosa & O'Donnell.

11 DE DEZEMBRO - Nasce JOSÉ AMARO; actor de cinema, desde “Maria Papoila” (1937 - Leitão de Barros).


© Instituto Camões, 2003-2007