1916
Cronologia
Factos
Personalidades
Adaptações
Mudos
Longas
Curtas
Documentarismo
Audiovisual
Edições DVD
Página inicial

Cinema Colossal estreia O QUIM E O MANECAS de Ernesto de Albuquerque, para Empresa Internacional Cinematográfica; sobre as personagens de Stuart Carvalhaes, também intérprete; filmagem no Real Coliseu.

4 DE FEVEREIRO - Na Avenida da Liberdade, é inaugurado o cinema CONDES; antigo teatro, em edifício reconstruído e com novo nome; “aproveitando a profundidade do palco, o écran fica a mais de 8 metros da primeira fila”.

18 DE ABRIL - Companhia Cinematográfica Brasileira estreia, no Iris (São Paulo), CHEGADA AO RIO DO DR. DUARTE LEITE, EMBAIXADOR PORTUGUÊS, em reportagem de Alberto Botelho.

10 DE MAIO - Raul Lopes Freire estreia, no Salão Central, ACTUALIDADES Nº 14, em produção Gaumont (França); figuram os delegados portugueses à Conferência dos Aliados.

12 DE MAIO - Em Évora, nasce PERDIGÃO QUEIROGA; realizador de longas metragens desde “Fado, História d’Uma Cantadeira” (1947); faleceu em Maio de 1980.

30 DE MAIO - Em Lisboa, nasce CARLOS OTERO; actor de cinema, desde “Lobos da Serra” (1942 - Jorge Brum do Canto); residindo em Espanha, faleceu em Agosto de 1979, em Ibiza.

7 DE AGOSTO - Em Lisboa, nasce OSCAR ACÚRCIO; assistente (de realização, de produção, de exteriores, geral), desde “As Pupilas do Senhor Reitor” (1935 - Leitão de Barros); realizou “Feira Popular de Lisboa” (1943 - com João Mendes e Santos Mendes); actor de cinema desde “O Costa do Castelo” (1943 - Arthur Duarte); faleceu em 1990.

10 DE AGOSTO - Coliseu dos Recreios (Lisboa) estreia EXERCÍCIOS DE INFANTARIA, CAVALARIA E ARTILHARIA PELA DIVISÃO MILITAR DE TANCOS, reportagem dirigida pelo Capitão N. Ferrão, com um operador do Laboratório de Fitas Cinematográficas Portuguesas; em 14 de Setembro, Raul Lopes Freire fez uma reapresentação no Salão Central, com viragens a cores, como “Manobras em Tancos”.

26 DE AGOSTO - Teatro República (Lisboa) estreia CARDO AS CHARLOT EM LISBOA, com realização e fotografia de Ernesto de Albuquerque.

22 DE SETEMBRO - Em Lisboa, Olympia (à matinée) e Politeama (à soirée) estreiam a actualidade de longa metragem MANOBRAS NAVAIS PORTUGUESAS, sob produção executiva de Alfredo Nunes de Mattos para Invicta Film.

12 de Outubro - Cinema Colossal estreia O QUIM E O MANECAS de Ernesto de Albuquerque, para Empresa Internacional Cinematográfica; sobre as personagens de Stuart Carvalhaes, também intérprete; filmagem no Real Coliseu.


© Instituto Camões, 2003-2007