1919
Cronologia
Factos
Personalidades
Adaptações
Mudos
Longas
Curtas
Documentarismo
Audiovisual
Edições DVD
Página inicial

21 DE MARÇO - Em Lisboa, nasce RUY FURTADO; actor de cinema desde “Sonho de Amor” (1945 - Carlos Porfírio).

11 DE JANEIRO - A Lusitania Film estreia, no Coliseu dos Recreios, MANOBRAS DO CAMPO ENTRINCHEIRADO (1918) da Secção Cinematográfica do Exército; decorreram em Lisboa, assistindo o Presidente da República, Sidónio Pais.

14 DE JANEIRO - No Condes, estreia MONITOR AMERICANO SURTO NO TEJO, com distribuição de Filmes Castello Lopes.

15 DE JANEIRO - Coliseu estreia COMO FOI RECEBIDA PELA POPULAÇÃO DE LISBOA A NOTÍCIA DO ARMISTÍCIO e MANOBRAS DO CAMPO ENTRINCHEIRADO DE LISBOA; produções da Secção Cinematográfica do Exército/SCE, a segunda distribuída por Lisboa Filme, e com assistência do Presidente da República, Sidónio Pais.

6 DE FEVEREIRO - Em Lisboa, nasce FERNANDO GUSMÃO; actor de cinema, após “Saltimbancos” (1951 - Manuel Guimarães).

17 DE MARÇO - Em Lourenço Marques, nasce MARIA DA GRAÇA; actriz de cinema, desde “O Pátio das Cantigas” (1941 - Francisco Ribeiro/Ribeirinho).

20 DE MARÇO - Nasce EUNICE COLBERT; actriz de cinema, desde “Amor de Perdição” (1943 - António Lopes Ribeiro).

21 DE MARÇO - Em Lisboa, nasce RUY FURTADO; actor de cinema desde “Sonho de Amor” (1945 - Carlos Porfírio), faleceu em Março de 1991.

5 DE ABRIL - No Roma, estreia PORTUGAL NA GUERRA EUROPEIA - uma produção inglesa, oferecida ao Ministro de Portugal em Roma, Dr. Eusébio Leitão: “A vida nas trincheiras e os combates em que os soldados portugueses patentearam o seu heroísmo”.

24 DE ABRIL - Em Ponta Delgada, nasce LUÍS HORTA; actor de cinema desde “Cabeça de Martelo/Hammerhead” (1968 - David Miller), com rodagem em Portugal.

15 DE MAIO - É publicado o Nº 1 do quinzenário O FILM, com edição/propriedade de José Figueiroa e Raul Reis.

17 DE MAIO - No Teatro Nacional (Porto), estreia OS ÚLTIMOS ACONTECIMENTOS NO NORTE DO PAÍS/NO REINO DA TRAULITÂNIA de João Gouveia, para a Secção Cinematográfica do Exército; duas partes: a acção monárquica; a restauração republicana; exibido em Lisboa (Olympia), em 7 de Abril.

22 DE MAIO - No Eden, estreia VIDA NOVA/OS 30 MILHÕES de/com Nascimento Fernandes, para Portugal Film; comédia aventuresca, apresentada no Central, em 2 de Janeiro; exibida no Porto (Teatro Carlos Alberto), em Outubro de 1919.

25 DE MAIO - Em Lisboa, nasce FERNANDO CURADO RIBEIRO; actor de cinema, desde “O Costa do Castelo” (1943 - Arthur Duarte), faleceu em Julho de 1995.

26 DE MAIO - Eden Teatro estreia NASCIMENTO, SAPATEIRO de/com Nascimento Fernandes, para Portugal Film; rodagem em Barcelona (estúdios Royal Film, de Ricardo Baños).

31 DE MAIO - Eden Teatro estreia NASCIMENTO, MÚSICO de/com Nasciento Fernandes, para Portugal Film; rodagem em Barcelona (estúdios Royal Film, de Ricardo Baños); em Outubro de 1919, no Teatro Carlos Alberto (Porto).

12 DE JUNHO - Castello Lopes estreia, no Condes, EXPOSIÇÃO DE ROSAS NO PALÁCIO DE CRISTAL.

18 DE JUNHO - Em Lisboa, nasce JOÃO MENDES; realizador, desde “Feira Popular de Lisboa” (1944).

7 DE AGOSTO - Em Águeda, nasce ABEL ESCOTO; director-de-fotografia, desde “Dom Roberto” (1962 - Ernesto de Sousa); realizador desde “Presença de Moçambique” (1972).

20 DE AGOSTO - Olympia (Lisboa) estreia A PAZ E A VITÓRIA DOS ALIADOS, focando a Conferência da Paz na Sala dos Espelhos do Palácio de Versalhes; a delegação portuguesa e o contingente português; produção do Ministério da Guerra francês, oferecida pela Legação Francesa em Portugal.

11 DE OUTUBRO - Em Lisboa (Rua S. João da Praça), é inaugurado do SALÃO PORTUGAL, propriedade de Morais, Garcia & Gil.

15 DE OUTUBRO - Em Lisboa, nasce JÚLIO CLETO; actor de cinema, desde “Encontro Com a Vida” (1960 - Arthur Duarte).

27 DE OUTUBRO - Carlos Lopes estreia, no Olympia e Chiado-Terrasse, A ROSA DO ADRO de Georges Pallu, para Invicta Film.

9 DE NOVEMBRO - Nos Restauradores, é filmada a CHEGADA DE DOIS AUTOMÓVEIS VINDOS DE PARIS, NUM RAID DE RESISTÊNCIA, pela firma comercial Mantero & Mendonça.

24 DE NOVEMBRO - Chiado Terresse e Olympia estreiam OS FUNERAIS DO AVIADOR FRANCÊS BOURGEOIS de Albert Durot, para Secção Cinematográfica do “Diário de Notícias”; integrado nas “Actualidades Cinematográficas do DN - 1”.

30 DE NOVEMBRO - Jardim Passos Manuel (Porto) estreia NASCIMENTO, SAPATEIRO de Nascimento Fernandes, para a sua empresa Portugal Film; em Lisboa, no Eden Teatro, em 26 de Maio.

2 DE DEZEMBRO - Na Avenida da República (Lisboa), a Secção Cinematográfica do Exército filma a reportagem PASSEIO MILITAR PELA COMPANHIA DE OBUSES DA GUARDA REPUBLICANA.

4 DE DEZEMBRO - Chiado Terrasse e Olympia estreiam VIAGEM DE SUA EXCELÊNCIA O PRESIDENTE DA REPÚBLICA A COIMBRA, produção do “Diário de Notícias” para as “Actualidades do DN - 2”.

12 DE DEZEMBRO - Teatro Avenida produziu, e estreia MADEMOISELLE ÉCRAN; “sketch” na opereta (música de Wenceslau Pinto), filmado no Palacete Sotto Mayor.


© Instituto Camões, 2003-2007