1920
Cronologia
Factos
Personalidades
Adaptações
Mudos
Longas
Curtas
Documentarismo
Audiovisual
Edições DVD
Página inicial
23 de Junho - em Lisboa, nasce AMÁLIA RODRIGUES; actriz de cinema, desde “Capas Negras” (1947 - Armando de Miranda).

28 DE JANEIRO - No Rio de Janeiro, estreia CONVÉM MARTELAR de Manuel F. Araújo e António Silva, intérprete com Josefina Barco/Silva e Adhemar Gonzaga.

2 DE FEVEREIRO - No Olympia, estreia O COMISSÁRIO DE POLÍCIA (1919 - Georges Pallu); produção da Invicta Film, adaptando a comédia de Gervásio Lobato.

9 DE FEVEREIRO - No Chiado Terrasse, estreia LISBOA, fita colorida (tintagens?) com produção Pathé (França); porventura, a partir de filmagens executadas por R. Moreau em 1918, em edição de propaganda para a Repartição de Turismo.

15 DE FEVEREIRO - No Carlos Alberto (Porto), estreia ROMÃO, CHAUFFEUR E MÁRTIR de/com o cómico/tenor Romão Gonçalves.

19 DE FEVEREIRO - Em Póvoa de Midões, nasce CUNHA MARQUES; a partir de 1954, intervém como secundário em dezenas de filmes.

23 DE FEVEREIRO - No Chiado-Terrasse, estreia O PORTO PITORESCO, produção Pathé (França) para a Repartição de Turismo.

29 DE FEVEREIRO - Em Ermezinde, nasce ALBERTO RIBEIRO; actor de cinema desde “Um Homem do Ribatejo” (1946), cantor em filmes desde “Duas Causas” (1952) - ambos de Henrique Campos.

1 DE MARÇO - No Chiado-Terrasse, estreiam COIMBRA e ÉVORA PITORESCA, documentários da Pathé (França).

15 DE MARÇO - No Chiado Terrasse, estreia LEIRIA E BATALHA, documentário produzido pela Pathé (França).

22 DE MARÇO - No Chiado Terrasse, estreia PALÁCIOS E JARDINS, produção da Pathé (França); em 12 de Agosto, está no cartaz do Olympia.

31 DE MARÇO - No Chiado Terrasse, estreia A PESCA DA SARDINHA EM SETÚBAL; provável produção da Pathé (França), em 1918.

7 DE ABRIL - No Chiado Terrasse, estreia O BUÇACO; produção colorida (tintagens) da Pathé (França), manivelada por R. Moreau em 1918.

10 DE ABRIL - No Porto, nasce HELENA FÉLIX; actriz de cinema, desde “Aqui, Portugal” (1947 - Armando de Miranda).

12 DE ABRIL - No Chiado Terrasse, estreia VALES E CAMPINAS, um documentário produzido pela Pathé (França), com manivelação de R. Moreau em 1918.

19 DE ABRIL - No Chiado Terrasse, estreia A SERRA DA ESTRELA, produção da Pathé (França) manivelada por R. Moreau (1918).

26 DE ABRIL - Chiado Terrasse estreia INDÚSTRIA PECUÁRIA; produção da Pathé (França), manivelada por R. Moreau (1918).

5 DE MAIO - Chiado Terrasse estreia PAISAGENS DE INVERNO, em produção da Pathé (França), filmada por R. Moreau (1918).

20 DE MAIO - Nasce CARLOS JOSÉ TEIXEIRA; actor de cinema, desde “Eram Duzentos Irmãos” (1952 - Armando Vieira Pinto).

16 DE JUNHO - Raul Lopes Freire estreia, no Ideal e no Salão Central, FUNERAL DO PRESIDENTE DO MINISTÉRIO SR. CORONEL ANTÓNIO MARIA BAPTISTA; falecimento em 6 de Junho.

23 DE JUNHO - Em Lisboa, nasce AMÁLIA RODRIGUES; actriz de cinema, desde “Capas Negras” (1947 - Armando de Miranda).

16 DE JULHO - Em Lisboa (Rua D. Estefânia/Avenida Duque d'Ávila) é inaugurado o ESTEFANIA TERRASSE; “magnífico salão, arejado e amplo, com interessantes fitas e estreias quotidianas” (“O Século”).

24 DE JULHO - Raul Lopes Freire apresenta, no Salão Central, ROMÃO GONÇALVES, BOXEUR E ATLETA de Ernesto de Albuquerque; segundo um projecto (1918) do “tenor absoluto”, “Romão faz os seus maravilhosos exercícios de ginástica sueca, seguindo-se os de pesos e alteres. Pouco depois sai do seu elegante gabinete, a passeio, guiando um bem lançado ‘phaeton’ até à encantadora praia de Cascais”.

24 DE AGOSTO - Em Loureiro/Peso da Régua, nasce Dalila Rocha; actriz de cinema, desde “Fragmentos de um Filme-Esmola/A Sagrada Família” (1972 - João César Monteiro).

25 DE AGOSTO - Salão Jardim-Trindade (Porto) estreia QUADROS HISTÓRICOS DA REVOLUÇÃO DE 1820.

3 DE SETEMBRO - Chiado Terrasse estreia SINTRA, documentário produzido por Pathé (França).

18 DE SETEMBRO - Em Lisboa, nasce AUGUSTO FRAGA; realizador, desde “Sangue Toureiro” (1958).

22 DE SETEMBRO - Em Paris, nasce PIERRE KAST; a partir de “Uma Portuguesa em Paris/Merci Natercia” (1959), realizou vários filmes em Portugal, sobre portugueses e com portugueses; faleceu em 1984.

4 DE OUTUBRO - No Chiado Terrasse e Olympia estreia O AMOR FATAL de Georges Pallu, para Invicta Film; no Jardim Passos Manuel (Porto), a partir do dia seguinte.

21 DE OUTUBRO - Chiado Terrasse e Olympia (Lisboa) estreiam BARBANEGRA de Georges Pallu, para Invicta Film.

22 DE OUTUBRO - Olympia (Lisboa) estreia A VILA DA RIBEIRA, documentário produzido pela Pathé (França) em Portugal.

30 DE OUTUBRO - Castello Lopes apresenta, no Condes, o documentário VISTAS DE LISBOA.

1 DE NOVEMBRO - No Condes, Castello Lopes estreia TOMAR.

12 DE NOVEMBRO - Albert Durot filma OS 100$00 DO "BARRABÁS", em produção do “Diário de Notícias”.

13 DE NOVEMBRO - Olympia estreia A VISITA DO REI DOS BELGAS A LISBOA de Mario Hugin, para Castello Lopes; com o tenor Romão Gonçalves, que se atirou ao Tejo e nadou até ao barco, cantando o Hino belga.

28 DE NOVEMBRO - Castello Lopes estreia, no Condes, VISITA DE S.M. O REI DOS BELGAS A LISBOA; inserido no “Jornal do Condes - 44”.

6 DE DEZEMBRO - Olympia (Lisboa) estreia PUBLI-CINE Nº 1, “originalíssima propaganda”; série registada até ao Nº4 (1920).

25 DE DEZEMBRO - Em Lisboa, nasce ARTUR AGOSTINHO; em cinema, lançou-se com uma alocução sobre Lisboa, em “Cais do Sodré” (1946 - Alejandro Perla); como actor, desde “Capas Negras” (1947 - Armando de Miranda).

30 DE DEZEMBRO - Jardim Massos Manuel (Porto) estreia TRANSLADAÇÃO DOS RESTOS MORTAIS DOS IMPERADORES DO BRASIL, actualidade produzida por Invicta Film, e apresentada no Olympia (Lisboa) em 3 de Janeiro de 1921; as cerimónias decorreram em 22 de Dezembro, sendo ainda registadas pelos serviços cinematográficos do Exército.


© Instituto Camões, 2003-2007