1921
Cronologia
Factos
Personalidades
Adaptações
Mudos
Longas
Curtas
Documentarismo
Audiovisual
Edições DVD
Página inicial
8 de Dezembro - Em Lourenço Marques (Moçambique), nasce LEONOR MAIA, aliás Maria da Conceição Vasconcelos; actriz de cinema, desde “O Pai Tirano” (1941 - António Lopes Ribeiro).

4 DE JANEIRO - No Olympia, estreia UM DUELO CÉLEBRE, com realização de Armando Layolo para a Portugalia Film; tal evento foi travado no dia anterior, entre os artistas Nascimento Fernandes e Alves da Cunha, no Largo da Luz em Lisboa, em pretensa causa de desagravo, por recíprocas ofensas à honra e prestígio.

14 DE JANEIRO - Em produção da Invicta Film, estreia no Condes OS FIDALGOS DA CASA MOURISCA (1920), por Filmes Castello Lopes; uma realização de Georges Pallu.

18 DE JANEIRO - No Passos Manuel (Porto), estreia A CASA DOS FILHOS DOS SOLDADOS NO PORTO.

30 DE JANEIRO - No Salão High-Life (Porto), estreia ACTUALIDADES PORTUGUESAS - 1, da Secção Cinematográfica do Exército; registadas até ao Nº 3 (1921), e uma sem número (1922).

31 DE JANEIRO - No Trintade e Batalha (Porto), estreia COMEMORAÇÃO DO 31 DE JANEIRO NO PORTO EM 1920.

17 DE MARÇO - É fundada a PORTUGÁLIA FILM; como presidente da assembleia geral, Salomão Levy Júnior. No Olympia, estreia FESTA DA CONDECORAÇÃO DA BANDEIRA DO COLÉGIO MILITAR, da Secção Cinematográfica do Exército.

9 DE ABRIL - Caldevilla Film roda O 9 DE ABRIL, sobre a chegada do Soldado Desconhecido a Lisboa e trasladação para a Batalha; assiste o Marechal Joffre.

12 DE ABRIL - Castello Lopes estreia, no Condes, AS HOMENAGENS AOS SOLDADOS DESCONHECIDOS, reportagem da Invicta Film; inclui cerimónias no Havre, em Lisboa e na Batalha; chegada do Marechal Joffre, o cortejo em Lisboa, recepção na Batalha e aspectos de Leiria; estreia no Porto: Jardim Passos Manuel, em 13 de Abril.

13 DE ABRIL - Raul Lopes Freire apresenta, no Salão Central, HOMENAGEM AO SOLDADO DESCONHECIDO, de Caldevilla Film.

18 DE ABRIL - Em Lisboa, nasce ERNESTO DE SOUSA; realizou a longa metragem “Dom Roberto” (1962) e o multimedia “Almada, Um Nome de Guerra” (1977); faleceu em Outubro de 1988.

22 DE ABRIL - Olympia estreia GLORIFICAÇÃO DOS SOLDADOS DESCONHECIDOS MORTOS NA GRANDE GUERRA, pela Secção Cinemtográfica do Exército; imponente cortejo em Lisboa, passagem por Leiria, chegada à Batalha.

25 DE ABRIL - Olympia estreia FESTA HÍPICA NO DIA 24 DE ABRIL, NA PALHAVÃ, A FAVOR DO MONUMENTO AOS MORTOS DA GUERRA.

2 DE MAIO - Olympia estreia O CONDENADO (1920) de Mário Huguin, para Lusa Film; sobre a peça de Afonso Gaio, com José de Almada Negreiros; ilustração das legendas por Stuart Carvalhaes.

27 DE JUNHO - Chiado Terrasse estreia VELHA GAITEIRA de Ernesto de Albuquerque, para Studio Film.

3 DE JULHO - Em Matosinhos, nasce JOÃO GUEDES: actor de cinema, desde “Retalhos da Vida dum Médico” (1962 - Jorge Brum do Canto); faleceu em Fevereiro de 1983.

7 DE JULHO - Em Lisboa, nasce MARQUES VIDAL; argumentista de “Um Cão e Dois Destinos” (1965 - Alain Bornet), em que também se lançou como actor; produtor de “Passagem de Nível” (1965 - Américo Leite Rosa), locutor de documentários.

10 DE JULHO - Jardim Passos-Manuel (Porto) estreia a actualidade A FEIRA DO PORTO NO PALÁCIO DE CRISTAL, em produção Invicta Film.

22 DE JULHO - Em Lisboa, nasce MANUEL QUEIROZ; técnico e responsável de produção, produtor, desde “O Noivo das Caldas” (1956 - Arthur Duarte); fundador da Cinedex (1962) e da cooperativa Forum (1978). Raul Lopes Freire apresenta, no Salão Central, HOMENAGEM DA ESQUADRA AMERICANA AOS SOLDADOS DESCONHECIDOS NO MOSTEIRO DA BATALHA; cerimónia em 20 de Julho.

29 DE JULHO - Raul Lopes Freire produziu e apresenta, no Salão Central: A BORDO DO COURAÇADO AMERICANO "CONNECTICUT" - reportagem da visita do Presidente da República àquele vaso de guerra americano, dois dias antes; e CORRIDA DE TOIROS NA PRAÇA DO CAMPO PEQUENO PROMOVIDA PELOS ACTORES EM BENEFÍCIO DA CASA DE GIL VICENTE - também referenciada “Corrida de Actores”, decorreu no dia anterior.

3 DE AGOSTO - Em Lisboa, nasce HUMBERTO MADEIRA; actor de cinema desde “O Diabo São Elas...” (1945 - Ladislao Vajda), faleceu em 1971.

4 DE AGOSTO - Olympia (Lisboa) estreia a actualidade A ESQUADRA AMERICANA EM LISBOA.

9 DE AGOSTO - Central estreia MATCH DE BOX (em 7 de Agosto, no Stadium de Lisboa) e VERANEIOS ELEGANTES EM CASCAIS.

17 DE AGOSTO - Raul Lopes Freire apresenta, no Salão Central, PARADA MILITAR EM 14 DE AGOSTO DE 1921; supratítulo: “A Festa da Parada - Comemoração da Batalha de Aljubarrota”.

28 DE SETEMBRO - Castello Lopes apresenta, no Condes, QUANDO O AMOR FALA... de Georges Pallu, para Invicta Film.

30 DE SETEMBRO - Na Praia da Granja, nasce SÉRGIO LUÍS; sobre o seu herói de banda desenhada, publicada na revista infantil “O Papagaio”, realizou a fita de animação “O Boneco Rebelde” (1941-42); faleceu em 1943.

1 DE OUTUBRO - Em Alfeizerão, nasce MARIA DOMINGAS; figurante em “Maria Papoila” (1937 - Leitão de Barros), actriz desde “João Ratão” (1940 - Jorge Brum do Canto).

27 DE NOVEMBRO - Castello Lopes apresenta, no Condes, VERANEIOS ELEGANTES EM CASCAIS E SINTRA; inclui Palácio da Pena, Quintas do Relógio e de Monserrate, Torneio Internacional de Ténis, Boca do Inferno.

28 DE NOVEMBRO - Condes estreia AMOR DE PERDIÇÃO de Georges Pallu, para Invicta Film.

8 DE DEZEMBRO - Em Lourenço Marques (Moçambique), nasce LEONOR MAIA, aliás Maria da Conceição Vasconcelos; actriz de cinema, desde “O Pai Tirano” (1941 - António Lopes Ribeiro).

17 DE DEZEMBRO - Castello Lopes estreia, no Condes, a actualidade CORRIDAS DE CAVALOS EM CASCAIS.

31 DE DEZEMBRO - Castello Lopes produziu, e apresenta no Condes, DESAFIOS DE FOOT-BALL ENTRE O GRUPO TCHECOSLOVACO E OS CASA PIA ATLÉTICO CLUB E SPORTING; reportagem integrada no “Jornal do Condes - 95”; os jogos foram realizados, respectivamente, em 25 e 26 de Dezembro.


© Instituto Camões, 2003-2007