1927
Cronologia
Factos
Personalidades
Adaptações
Mudos
Longas
Curtas
Documentarismo
Audiovisual
Edições DVD
Página inicial

27 DE AGOSTO - Em Valadares, nasce ANTÓNIO REIS; realizador de longas metragens, com Margarida Martins Cordeiro, desde “Trás-os-Montes” (1976), faleceu em 1991.

3 DE JANEIRO - Em Lisboa, o Olympia estreia ASPECTOS DE MAFRA.

10 DE JANEIRO - No Tivoli, estreia PORTUGAL NA CALIFÓRNIA, com produção e realização de Alfredo C. Carvalho; documentário longo, em 18 de Janeiro passou para o Salão Central.

31 DE JANEIRO - Em Lisboa, nasce LINO ANTÓNIO; realizador desde “Monumentos Nacionais” (1942).

23 DE FEVEREIRO - Nas Caldas da Rainha, nasce CREMILDA GIL; actriz, desde “Raça” (1962 - Augusto Fraga).

9 DE MARÇO - O Trindade e o High-Life (Porto) estreiam SETÚBAL E SEUS ARREDORES.

14 DE MARÇO - Em São Brás de Alportel, nasce MARIANA VILLAR; actriz desde “Duas Causas” (1952 - Henrique Campos), faleceu em 1998.

18 DE MARÇO - No Condes, estreia O SEGUNDO DESAFIO DE FOOT-BALL PORTUGAL-FRANÇA.

21 DE MARÇO - Tivoli estreia CORPO DE BOMBEIROS MUNICIPAIS DE LISBOA.

1 DE ABRIL - Em Lisboa, nasce MARIA EUGÉNIA; actriz, desde “A Menina da Rádio” (1944 - Arthur Duarte). Raul Lopes Freire estreia, no Salão Central, ENTREGA DA BANDEIRA DA CIDADE AOS BOMBEIROS MUNICIPAIS.

4 DE ABRIL - Salão Central estreia MISS PORTUGAL, de Agesilau de Araújo; incluído no “Jornal Central - 182”.

11 DE ABRIL - No Trindade e no High-Life (Porto), estreia S. FRANCISCO XAVIER, O APÓSTOLO DAS ÍNDIAS.

16 DE ABRIL - Castello Lopes apresenta, no Condes, AS COMEMORAÇÕES DO 9 DE ABRIL, na “Revista Mundial - 384”.

18 DE ABRIL - Salão Central estreia SETÚBAL, produzido pela Secção Cinematográfica do Exército.

22 DE ABRIL - Em Lisboa, nasce CARMEM MENDES; actriz, desde “Três Espelhos” (1947 - Ladislao Vajda).

25 DE ABRIL - Tivoli estreia COMEMORAÇÃO DO 9º ANIVERSÁRIO DO 9 DE ABRIL, pelos Serviços Gráficos do Exército.

6 DE MAIO - Publicada a LEI DOS CEM METROS, aliás Decreto nº 13564 (obrigatoriedade de apresentação nas salas de complementos portugueses).

9 DE MAIO - No Rivoli (Porto), estreia EXERCÍCIO DE SUBMERSÍVEIS DA MARINHA DE GUERRA PORTUGUESA; a 30 de Maio, estava em cartaz no Tivoli (Lisboa).

28 DE MAIO - Em Lisboa, nasce CECÍLIA GUIMARÃES; actriz, desde “O Primo Basílio” (1959 - António Lopes Ribeiro).

6 de Junho - Tivoli estreia A ALDEIA DOS MACACOS, documentando “aspectos pitorescos do Jardim Zoológico” de Lisboa.

8 DE JUNHO - Castello Lopes estreia, no Coliseu dos Recreios, MISS PORTUGAL de Agesilau de Araújo.

27 DE JUNHO - Raul Lopes Freire estreia, no Salão Central, AS AVENTURAS DO RENOR ROMÃO/O DÓ DE PEITO de Rino Lupo; com Romão Gonçalves.

4 DE JULHO - Chiado Terrasse estreia O MOSTEIRO DOS JERÓNIMOS.

9 DE JULHO - No Porto: Trindade e Batalha estreiam O TÁXI Nº 9297 de Reinaldo Ferreira, para Reporter X Film. Jardim Passos Manuel estreia BOMBEIROS MUNICIPAIS DO PORTO.

11 DE JULHO - Tivoli estreia A VIDA MILITAR EM PORTUGAL, produzido pela Secção Cinematográfica dos Serviços Gráficos do Exército/SCE.

12 DE JULHO - António Lopes Ribeiro lança no “Diário de Lisboa”, a convite do director Joaquim Manso, ARTE CINEMATOGRÁFICA/O CLARO-ESCURO ANIMADO; “primeira página dedicada exclusivamente ao cinema que um jornal diário publicou em toda a imprensa mundial” - segundo o autor, que assinava com as iniciais A.R. e o pseudónimo Retardador.

16 DE JULHO - Companhia Cinematográfica de Portugal estreia, no Salão Jardim da Trindade (Porto), RITA OU RITO?... de Reinaldo Ferreira, para Reporter X Film.

20 DE JULHO - Raul Lopes Freire produziu, e estreia no Salão Central, A BATALHA DAS FLORES, A BENÇÃO DOS AUTOMÓVEIS e CORTEJO DE APOTEOSE DA PROVÍNCIA.

27 DE JULHO - Em Lisboa, nasce ADELAIDE JOÃO; actriz, desde “Dom Roberto” (1962 - Ernesto de Sousa).

29 DE JULHO - No Salão Central, estreia VÁRIOS ASPECTOS DO ÚLTIMO CONCURSO HÍPICO, integrada no “Jornal Central - 197”.

30 DE JULHO - Trindade e High-Life (Porto) estreiam AMAR E SERVIR PORTUGAL; panoramas do Buçaco, com os alunos do Colégio Almeida Garrett, que produziu.

5 DE AGOSTO - Em S. Pedro da Cadeira/Torres Vedras, nasce RUDOLFO NEVES; actor, desde “O Primo Basílio” (1959 - António Lopes Ribeiro), fundou o Ciclorama (1965). Raul Lopes Freire estreia, no Salão Central, JARDIM ZOOLÓGICO DE LISBOA do capitão Manuel António de Carvalho, para a Secção Cinematográfica do Exército.

8 DE AGOSTO - Tivoli estreia O COLÉGIO MILITAR.

10 DE AGOSTO - Olympia (Porto) estreia A SEMANA DOS HOSPITAIS EM LISBOA.

13 DE AGOSTO - Trindade e High-Life (Porto) estreiam HIPNOTISMO AOS DOMICÍLIOS de Reinaldo Ferreira, para Reporter X Film; em complemento, CONCURSO HÍPICO NO BESSA, sobre o Festival Desportivo Militar.

27 DE AGOSTO - Em Valadares, nasce ANTÓNIO REIS; realizador de longas metragens, com Margarida Martins Cordeiro, desde “Trás-os-Montes” (1976), faleceu em 1991.

2 DE SETEMBRO - Raul Lopes Freire estreia, no Salão Central, NO PORTO DE LISBOA.

4 DE SETEMBRO - Rivoli (Porto) estreia ASSISTÊNCIA INFANTIL.

12 DE SETEMBRO - Chiado Terrasse estreia CAÇADA AOS GAMOS NO ALENTEJO.

15 DE SETEMBRO - Em Lisboa, nasce VARELA SILVA; actor, desde “A Ribeira da Saudade” (1961 - João Mendes), faleceu em 1995.

16 DE SETEMBRO - Raul Lopes Freire estreia, no Salão Central, ENTREVISTAS CINEMATOGRÁFICAS COM ESCRITORES E JORNALISTAS DE LISBOA de Reinaldo Ferreira; em foco, Rocha Martins, Norberto de Araújo e Norberto Lopes.

21 DE SETEMBRO - Em Lisboa (Rua do Condes), é inaugurado o ODEON. Raul Lopes Freire estreia, no Salão Central, A SERRA DA ARRÁBIDA.

27 DE SETEMBRO - Castello Lopes produziu em 1926, e estreia no Rivoli (Porto), FESTAS DA CURIA de Leitão de Barros & João de Sousa Fonseca.

28 DE SETEMBRO - Raul Lopes Freire estreia, no Salão Central, FESTA DA AVIAÇÃO EM SINTRA.

30 DE SETEMBRO - Raul Lopes Freire produziu e estreia, no Salão Central, CAMPEONATO PEDESTRE DA LÉGUA; actualidade incluída no “Jornal Central - 208”.

3 DE OUTUBRO - Raul Lopes Freire estreia, no Salão Central, 5ª EXPOSIÇÃO DAS CALDAS DA RAINHA.

10 DE OUTUBRO - Raul Lopes Freire estreia, no Salão Central, FESTAS NÁUTICAS EM CASCAIS, produção da Lisboa Filme: apresentado por Castello Lopes no Condes, no dia 23.

15 DE OUTUBRO - Alberto Armando Pereira edita ESPECTÁCULO Nº 1. Raul Lopes Freire estreia, no Salão Central, FESTAS NÁUTICAS EM CASCAIS.

26 DE OUTUBRO - Pathé Exchange estreia, no Paris, A CHEGADA DE RUTH ELDER de Manuel Luís Vieira, para Empresa Cinegráfica Atlântida. Olympia (Lisboa) estreia EXPOSIÇÃO REGIONAL NAS CALDAS DA RAINHA.

29 DE OUTUBRO - Trindade (Porto) estreia ROMARIA À FÁTIMA; também conhecido por “Milagres de Nossa Senhora de Fátima”.

7 DE NOVEMBRO -  Raul Lopes Freire estreia, no Salão Central, O FUNERAL DE LUÍS DEROUET; cerimónia fúnebre em 3 de Novembro; actualidade integrada no “Jornal Central - 214”.

14 DE NOVEMBRO - Politeama estreia COMEMORAÇÃO DO ARMISTÍCIO NA AVENIDA, incluída na “Revista Mundial - 402”. Raul Lopes Freire estreia, no Salão Central, AS FESTAS DOS PESCADORES NA PÓVOA DE VARZIM; no Olympia (Porto), em 18 de Outubro.

17 DE NOVEMBRO - Em Silva Porto (Angola), nasce ROGÉRIO PAULO; actor, desde “A Garça e a Serpente” (1952 - Arthur Duarte), faleceu em 1993.

28 DE NOVEMBRO - Tivoli estreia COMEMORAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DO ARMISTÍCIO; EXERCÍCIOS DE TÁCTICA APLICADA; EXERCÍCIOS DO BATALHÃO DE METRALHADORAS Nº1, e PAISAGENS DA SERRA DA BOA VIAGEM, DE BUARCOS, LUSO, BUÇACO, CURIA E COIMBRA. Politeama estreia HOSPITAL VISCONDE DE MORAIS DA SOCIEDADE PORTUGUESA DE BENEFICÊNCIA DO RIO DE JANEIRO.

14 DE DEZEMBRO - Raul Lopes Freire produziu, e estreia no Salão Central, DE SINTRA À ERICEIRA.

17 DE DEZEMBRO - Rivoli (Porto) estreia COMEMORAÇÕES DO 9º ANIVERSÁRIO DO ARMISTÍCIO (integrado em “Actualidades Portuguesas”) e UMA EXCURSÃO À BELGICA, documentários produzidos pelos Serviços Gráficos do Exército.

19 DE DEZEMBRO - Olympia (Lisboa) estreia JORNALISTAS NA INTIMIDADE de João Fernandes Thomaz. Raul Lopes Freire estreia, no Central, A OBRA DE ASSISTÊNCIA AOS PORTUGUESES NO RIO DE JANEIRO/BRASIL EM FOCO.

23 DE DEZEMBRO - Trindade (Porto) estreia ASPECTOS DE COIMBRA, integrado no “Cine-Magazine - 184”.

25 DE DEZEMBRO - Raul Lopes Freire estreia, no Salão Central, SANATÓRIO DO OUTÃO.

27 DE DEZEMBRO - Rivoli (Porto) estreia EXERCÍCIOS DE ARTILHARIA NO COLÉGIO MILITAR, actualidade produzida e manivelada pelos Serviços Gráficos do Exército.

29 DE DEZEMBRO - Em Évora, nasce ALEXANDRE GONÇALVES; técnico de som desde 1960.


© Instituto Camões, 2003-2007