1939
Cronologia
Factos
Personalidades
Adaptações
Mudos
Longas
Curtas
Documentarismo
Audiovisual
Edições DVD
Página inicial

2 DE JANEIRO - No Tivoli, Luís Machado estreia ALDEIA DA ROUPA BRANCA de Chianca de Garcia, para Espectáculos de Arte.

2 DE JANEIRO - No Tivoli, Luís Machado estreia ALDEIA DA ROUPA BRANCA de Chianca de Garcia, para Espectáculos de Arte.

6 DE JANEIRO - Em Grândola, nasce HELDER COSTA; actor, desde “Vidas” (1983 - António da Cunha Telles).

7 DE JANEIRO - Uma das mais elevadas produções da época, pioneira em reconstituição histórica, O DESCOBRIMENTO DO BRASIL (1937) de Humberto Mauro estreia no Coliseu; em ilustração, a Carta de Pero Vaz de Caminha.

10 DE JANEIRO - Em Lisboa, nasce RUI CARDOSO; autor da música, desde “O Recado” (1971 - José Fonseca e Costa).

26 DE JANEIRO - A Sociedade Universal de Superfilmes/SUS estreia, no Politeama, OBRAS DE ARTE (1938) de Cottinelli Telmo, com patrocínio da Companhia dos Caminhos de Ferro. António de Meneses apresenta, na Sociedade de Propapanda de Portugal, CRUZEIRO EM ITÁLIA e PORTUGAL (filmado em 1938).

2 DE FEVEREIRO - Na Figueira da Foz, nasce JOÃO CÉSAR MONTEIRO; realizador de longas metragens desde “Fragmentos de Um Filme-Esmola – A Sagrada Família” (1972), faleceu em 2003.

13 DE FEVEREIRO - Sociedade Importadora de Filmes/SIF apresenta à Censura DESAFIO DE FUTEBOL PORTUGAL-SUIÇA.

16 DE FEVEREIRO - Fernando Carneiro Mendes apresenta, na Sociedade de Propaganda de Portugal, APÚLIA (1938).

20 DE FEVEREIRO - Lisboa Filme submete à Censura PRIMEIRA DISPUTA DA TAÇA SALAZAR, de Manuel Santos.

10 DE MARÇO - Em Leiria, nasce ANTÓNIO-PEDRO VASCONCELOS; realizador de longas metragens, desde “Perdido por Cem...” (1972). Castello Lopes estreia no Condes, EM HASTES LIMPAS.

13 DE MARÇO - Na Praia da Rocha, nasce JÚLIA BUÍSEL; actriz em “Pássaros de Asas Cortadas” (1963 - Artur Ramos), alargou actividade como anotadora, designadamente em filmes de Manoel de Oliveira.

29 DE MARÇO - No Porto, nasce ALFREDO TROPA; realizador de longas metragens desde “Pedro Só” (1970), foi Director dos Arquivos Audiovisuais da RTP. Em Lisboa, nasce FERNANDA DE FIGUEIREDO; actriz, desde “9 Rapazes e 1 Cão” (1963 - Constantino Esteves).

1 DE ABRIL - Na Beira (Moçambique), nasce RUI GOMES; actor desde “O Homem do Dia” (1957 - Henrique Campos), faleceu em 2001.

5 DE ABRIL - No Porto, nasce OCTÁVIO DE MATOS; actor, desde “O Parque das Ilusões” (1963 - Perdigão Queiroga). Sociedade Importadora de Filmes/SIF submete à Censura O XII SALÃO AUTOMÓVEL.

20 DE ABRIL - No Festival de Berlim, são exibidos A FESTA VINDIMÁRIA (1938) de Adolfo Coelho, para Campanha da Produção Agrícola; e SINTRA, A MARAVILHA VERDE (1938) de César de Sá, para Lisboa Filme (e Continental Filmes).

1 DE MAIO - Rodagem de JORNADA PATRIÓTICA, produção de Rádio Filmes, estreada no Politeama ainda em Maio.

22 DE MAIO - Sociedade Portuguesa de Actualidades Cinematográficas/SPAC estreia, no Tivoli, VIAGEM DE SUA EXª O PRESIDENTE DA REPÚBLICA A ANGOLA de António Lopes Ribeiro, para Agência-Geral das Colónias.

2 DE AGOSTO - Em Lisboa, nasce PEDRO BANDEIRA FREIRE; crítico de cinema, programador do Quarteto; actor em filmes como “Crónica dos Bons Malandros” (1982 - Fernando Lopes), realizador desde “Os Lobos” (1977-78).

6 DE AGOSTO - No Seixal, nasce ELSO ROQUE; director de fotografia desde “Domingo à Tarde” (1965 - António de Macedo), realizador desde “Quiçama, Natureza e Fauna” (1972 - com Jorge Cabral).

25 DE AGOSTO - Castello Lopes submete à Censura ALEGRIA PELO TRABALHO, actualidade produzida e realizada por Aquilino Mendes; teve um corte no título.

24 DE OUTUBRO - Em Lisboa, nasce MADALENA IGLÉSIAS; actriz, desde “Uma Hora de Amor” (1964 - Augusto Fraga).

9 DE NOVEMBRO - Castello Lopes submete à Censura MAGAZINE – 1.

27 DE NOVEMBRO - Em Abrigada/Alenquer, nasce PEDRO PINHEIRO; actor, desde “Uma Vontade Maior” (1967 - Carlos Tudela).

11 DE DEZEMBRO - Tobis Portuguesa produziu, e estreia no Tivoli, A PESCA DO ATUM de Leitão de Barros; rodagem no Algarve, para o Consórcio Português de Conservas de Peixe.

19 DE DEZEMBRO - Tobis Portuguesa produziu, e estreia no Tivoli, VARANDA DOS ROUXINÓIS de Leitão de Barros.


© Instituto Camões, 2003-2007