|
|
|
29 DE ABRIL - Sonoro Filme estreia, no São Luiz, JOÃO RATÃO de Jorge Brum do Canto; produção da Tobis Portuguesa, tal como o complemento PRIMEIRA TRAVESSIA AÉREA DO ATLÂNTICO SUL de Fernando Fragoso e Raul Faria da Fonseca.
|
|
|
25 DE JANEIRO - Em Peniche, nasce RICARDO COSTA; documentarista desde 1975, realizou “Verde Por Fora, Vermelho Por Dentro (1980).
31 DE JANEIRO - Sociedade Nacional de Belas-Artes/SNABA apresenta A EXPOSIÇÃO DO MUNDO PORTUGUÊS de F. Carneiro Mendes.
8 DE FEVEREIRO - Lisboa Filme estreia, no Politeama, O CHAPÉU FLORENTINO/DER FLORENTINER HUT (1939) de Wolfgang Liebeneiner, em produção Terra Film (Alemanha); apresenta um “Prólogo” realizado em Portugal, por Arthur Duarte.
10 DE FEVEREIRO - Condes estreia NARCISO AVIADOR/NARCISSE (1939) de Ayres d'Aguiar, com produção Gray Film (França).
20 DE FEVEREIRO - Em Castelo Branco, nasce ÂNGELA RIBEIRO; actriz, desde “Retalhos da Vida dum Médico” (1962 - Jorge Brum do Canto).
6 DE MARÇO - A Sociedade Portuguesa de Actualidades Cinematográficas/SPAC submete à Censura O SALVAMENTO DO "CABO SARDÃO".
2 DE ABRIL - Sonoro Filme estreia, no São Luiz, A SEGUNDA VIAGEM TRIUNFAL (1939) de Paulo de Brito Aranha, para Sociedade Portuguesa de Actualidades Cinematográficas/SPAC.
6 DE ABRIL - Em Tomar, nasce ISABEL RUTH; actriz, desde “Os Verdes Anos” (1963 - Paulo Rocha).
29 DE ABRIL - Sonoro Filme estreia, no São Luiz, JOÃO RATÃO de Jorge Brum do Canto; produção da Tobis Portuguesa, tal como o complemento PRIMEIRA TRAVESSIA AÉREA DO ATLÂNTICO SUL de Fernando Fragoso e Raul Faria da Fonseca.
11 DE MAIO - Secretariado da Propaganda Nacional/SPN apresenta, no Tivoli, 8 SÉCULOS DE HISTÓRIA de Augusto Fraga, para Comissão de Festas Centenárias.
21 DE MAIO - Em Lisboa, nasce ANTÓNIO VICTORINO D'ALMEIDA; realizador desde “A Culpa” (1980), autor da música, actor e apresentador de várias longas metragens.
22 DE MAIO - Em Vila Viçosa, nasce FERNANDO MATOS SILVA; realizador de longas metragens, desde “O Mal-Amado” (1972).
23 DE MAIO - Sociedade Portuguesa de Actualidades Cinematográficas/SPAC estreia, no Eden, FEITIÇO DO IMPÉRIO de António Lopes Ribeiro, para Agência-Geral das Colónias.
24 DE MAIO - A CULTURA DO MELÃO NO RIBATEJO é apresentado na Exposição Internacional de Filmes Agrícolas (Holanda), recebendo o 3º Prémio; produção do Ministério da Agricultura, realizada por Adolfo Coelho, sob direcção técnica de António Antunes Júnior.
12 DE JUNHO - Nacional Filmes estreia, no Eden, PÃO NOSSO... de Armando de Miranda, para Hamílcar da Costa.
26 DE JUNHO - Clube Português de Cinema de Amadores apresenta PROCESSOS MODERNOS DE REALIZAÇÃO DE MODELOS DE ANIMAIS POR FORMAÇÃO DIRECTA e UMA CRESTA DE ABELHAS COLHEITA DE MEL de F. Carneiro Mendes.
30 DE JUNHO - Em Serpa, nasce NICOLAU BREYNER; actor, desde “Raça” (1961 - Augusto Fraga).
19 DE JULHO - Em Coimbra, nasce RUI MENDES; actor, desde “Raça” (1961 - Augusto Fraga).
21 DE JULHO - Em Lisboa, nasce JOÃO PERRY; actor, desde “Raça” (1961 - Augusto Fraga).
30 DE JULHO - Em Tomar, nasce TERESA MOTTA; actriz, desde “O Primo Basílio” (1959 - António Lopes Ribeiro).
3 DE AGOSTO - Lisboa Filme produziu, e submete à Censura, FESTA DO CONCELHO DE VILA DA FEIRA.
4 DE SETEMBRO - Em Lisboa, nasce MANUELA DE FREITAS; actriz, desde “O Passado e o Presente” (1971 - Manoel de Oliveira).
7 DE SETEMBRO - Em Genève/Suiça, nasce FRANÇOISE ARIEL; actriz, desde “As Ruínas no Interior” (1976 - José de Sá Caetano).
10 DE NOVEMBRO - Castello Lopes estreia, no Condes: ALGARVE EM FLOR de F. Ponte e Sousa, filmado em 1937; e TUBARÕES DE ÁGUA DOCE.
26 DE DEZEMBRO - Lisboa Filme produziu, distribuirá, e submete à Censura PORTO DE ABRIGO, filme-anúncio à longa metragem realizada por Adolfo Coelho, a qual terá aprovação oficial em 21 de Janeiro de 1941.