1944
Cronologia
Factos
Personalidades
Adaptações
Mudos
Longas
Curtas
Documentarismo
Audiovisual
Edições DVD
Página inicial

3 DE JULHO – Sonoro Filme estreia, no São Luiz, A MENINA DA RÁDIO de Arthur Duarte, para Companhia Portuguesa de Filmes/CPF.

2 DE JANEIRO – Conclusão do Estúdio principal da LISBOA FILME, ou Nº 1, concebido pelo arquitecto Jorge Segurado; inaugurado oficialmente em 15 de Setembro, com a presença do Presidente da República.

8 DE JANEIRO – Condes estreia O GRANDE AMOR DE D. PEDRO DE BRAGANÇA/EMBRUJO (1941), em lançamento Filmes Castello Lopes; produção argentina de Lumitón Cinematografica, realizada por Enrique T. Susini, sobre a paixão lendária de D. Pedro IV por Domitila de Castro.

12 DE JANEIRO – Filmes Lumiar apresenta à Censura LISBOA E OS PROBLEMAS DO SEU ACESSO de Leitão de Barros, para o Comissariado do Desemprego do Ministério das Obras Públicas.

26 DE JANEIRO – No Trindade, a Sociedade Portuguesa de Actualidades Cinematográficas/SPAC estreia A MORTE E A VIDA DO ENGENHEIRO DUARTE PACHECO de António Lopes Ribeiro.

10 DE FEVEREIRO – Atlante Filmes estreia, no Politeama, FEIRA POPULAR DE LISBOA (1943) de Santos Mendes, João Mendes de Óscar Acúrcio, com produção de Galveias Rodrigues.

11 DE FEVEREIRO – Em Lisboa, nasce AMÍLCAR LYRA; realizador de “Areia, Lodo e Mar” (1977), faleceu em 1995.

17 DE FEVEREIRO – Em Cascais, nasce a actriz ZITA DUARTE; actriz desde “Domingo à Tarde” (1965 - António de Macedo), faleceu em 2000.

20 DE MARÇO – Em Lisboa, nasce RUI SIMÕES; realizador, desde “Deus, Pátria, Autoridade” (1975).

24 DE MARÇO – Internacional Filmes estreia, no Eden, DOZE LUAS DE MEL/DOCE LUNAS DE MIEL (1943) de Ladislao Vajda, produção luso-espanhola de Hispania Artis-Films.

16 DE ABRIL – Em Lisboa, nasce LUCIA AMRAM; actriz, desde “Pássaros de Asas Cortadas” (1963 - Artur Ramos).

4 DE MAIO – Em Torres Vedras, nasce PALMIRA FERREIRA; actriz, desde “O Parque das Ilusões” (1963 - Perdigão Queiroga).

10 DE MAIO – No Troviscal, nasce FERNANDO FILIPE; actor e cenógrafo, desde “Velhos São os Trapos” (1979 - Monique Rutler).

22 DE MAIO – Exclusivos Triunfo estreia, no Tivoli, O VIOLINO DE JOÃO de Brás Alves; em complemento, SERRA DA ESTRELA/GOUVEIA de Armando de Miranda, para Lisboa Filme.

23 DE MAIO – MGM estreia, no São Luiz, REFUGIADOS/JOURNEY FOR MARGARET (1942) de W.S. Van Dyke; parcialmente ambientado em Portugal.

28 DE MAIO – No Fundão, nasce LIA GAMA; actriz, desde “7 Balas para Selma” (1967 - António de Macedo).

14 DE JUNHO – Nasce MANUEL CAVACO; actor, desde “Um Campista em Apuros” (1967 - Herlander Peyroteo).

17 DE JUNHO – Em Lisboa, nasce MÁRCIA BREIA; actriz, desde “Nem Pássaro Nem Peixe” (1977 - Solveig Nordlund).

3 DE JULHO – Sonoro Filme estreia, no São Luiz, A MENINA DA RÁDIO de Arthur Duarte, para Companhia Portuguesa de Filmes/CPF; em complemento, INAUGURAÇÃO DO ESTÁDIO NACIONAL de António Lopes Ribeiro, para Sociedade Portuguesa de Actualidades Cinematográficas/SPAC & Companhia Portuguesa de Filmes, e ÁGUAS CRIADORAS de Adolfo Coelho, para Direcção-Geral dos Serviços Agrícolas.

14 DE JULHO – Em Massarelos/Porto, nasce LOPES BARBOSA; realizador, desde “Deixem-me ao Menos Subir às Palmeiras...” (1972) em Moçambique.

21 DE JUNHO – Em Lisboa, nasce JOÃO LOURENÇO; actor, desde “A Ribeira da Saudade” (1961 - João Mendes).

28 DE OUTUBRO – Peninsular (Figueira da Foz) estreia O VIDRO de Manuel dos Santos, para Empresa Vidreira de Fontela.

24 DE NOVEMBRO – É publicado o DECRETO Nº 34134, que cria o Secretariado Nacional da Informação/SNI – em substituição do Secretariado da Propaganda Nacional/SPN – e respectiva Secção de Cinema, a ser chefiada por M. Félix Ribeiro; e institui os Prémios do SNI.


© Instituto Camões, 2003-2007