|
 |
|
7 DE MAIO Sociedade Portuguesa de Actualidades Cinematográficas/SPAC estreia, no Trindade, A VIZINHA DO LADO de António Lopes Ribeiro.
|
|
|
3 DE FEVEREIRO Companhia Cinematográfica de Portugal estreia, no Condes, TEMPESTADE EM LISBOA/STORM OVER LISBON (1944) de George Sherman, em produção Republic (GB); espionagem, na Lisboa neutral durante a guerra.
7 DE FEVEREIRO Cinelândia submete à Censura NEVE EM LISBOA, de Raul Faria da Fonseca.
18 DE FEVEREIRO No Barreiro, nasce TONY MORGON; actor desde “Os Demónios de Alcácer-Kibir” (1975 - José Fonseca e Costa).
22 DE FEVEREIRO Internacional Filmes estreia, no Politeama e no Condes, UM HOMEM ÀS DIREITAS (1944) de Jorge Brum do Canto, para Filmes Portugueses César de Sá; em complemento, UM CASO SEM IMPORTÂNCIA de Adolfo Coelho, para a Organização Nacional de Defesa da Família, e EXÉRCITO PORTUGUÊS produzido por César de Sá.
15 DE MARÇO Sociedade Importadora de Filmes/SIF submete à Censura O XV PORTUGAL-ESPANHA EM FUTEBOL, de Arthur Duarte para Produções PAD.
19 DE MARÇO Em Roma, nasce IO APOLLONI; actriz, desde “Derrapagem” (1974 - Constantino Esteves).
9 DE ABRIL São Luiz estreia INÊS DE CASTRO de Leitão de Barros, para Filmes Lumiar e Faro Films (Espanha).
13 DE ABRIL No Porto, é fundado o CLUBE PORTUGUÊS DE CINEMATOGRAFIA, ou Cineclube do Porto.
7 DE MAIO Sociedade Portuguesa de Actualidades Cinematográficas/SPAC estreia, no Trindade, A VIZINHA DO LADO de António Lopes Ribeiro, tal como AS ILHAS CRIOULAS DE CABO VERDE, em complemento.
14 DE MAIO Atlante Filmes estreia, no Tivoli, A NOIVA DO BRASIL de Santos Mendes.
21 DE MAIO Em Lisboa, nasce EDUARDO GEADA; realizador desde “Sofia e a Educação Sexual” (1973), actor em “Vidas” (1984 - António da Cunha Telles).
19 DE JULHO Na Terceira, nasce EUGÉNIA BETTENCOURT; actriz, desde “O Princípio da Sabedoria” (1975 - António de Macedo).
29 DE AGOSTO Em Paços de Ferreira, nasce ANTÓNIO ASSUNÇÃO; actor, desde “O Salto” (1967 - Christian de Chalonge).
31 DE AGOSTO No Porto, nasce SÉRGIO GODINHO; actor, desde “A Missão/Uppdraget” (1977 - Mats Arenh).
28 DE SETEMBRO Em Torrão/Alentejo, nasce DAVID QUINTANS; realizador, desde “Amplavisão” (1971); radicado no Brasil.
4 DE NOVEMBRO Em Sacavém, nasce HENRIQUETA MAYA; actriz, desde “Operação Dinamite” (1967 - Pedro Martins).
8 DE NOVEMBRO No Funchal, nasce VICENTE JORGE SILVA; realizador, desde “O Discurso do Poder” (1976).
4 DE DEZEMBRO Em Lisboa, nasce LUÍS GALVÃO TELES; realizador de longas metragens, desde “Liberdade para José Diogo” (1975).
12 DE DEZEMBRO Coliseu (Porto) estreia JOSÉ DO TELHADO de Armando de Miranda, também produtor com Exclusivos Triunfo, que distribuiu.
19 DE DEZEMBRO Filmes Lumiar apresenta, no Odeon e Palácio, MADALENA... ZERO EM COMPORTAMENTO/CERO EN CONDUCTA de F.M. Topel/Pedro Otzup, para João Lopes de Vilhena; em complemento, PARQUES INFANTÍS de João Mendes e Aquilino Mendes, que produziu.