1945
Cronologia
Factos
Personalidades
Adaptações
Mudos
Longas
Curtas
Documentarismo
Audiovisual
Edições DVD
Página inicial

7 DE MAIO – Sociedade Portuguesa de Actualidades Cinematográficas/SPAC estreia, no Trindade, A VIZINHA DO LADO de António Lopes Ribeiro.

3 DE FEVEREIRO Companhia Cinematográfica de Portugal estreia, no Condes, TEMPESTADE EM LISBOA/STORM OVER LISBON (1944) de George Sherman, em produção Republic (GB); espionagem, na Lisboa neutral durante a guerra.

7 DE FEVEREIRO – Cinelândia submete à Censura NEVE EM LISBOA, de Raul Faria da Fonseca.

18 DE FEVEREIRO – No Barreiro, nasce TONY MORGON; actor desde “Os Demónios de Alcácer-Kibir” (1975 - José Fonseca e Costa).

22 DE FEVEREIRO – Internacional Filmes estreia, no Politeama e no Condes, UM HOMEM ÀS DIREITAS (1944) de Jorge Brum do Canto, para Filmes Portugueses César de Sá; em complemento, UM CASO SEM IMPORTÂNCIA de Adolfo Coelho, para a Organização Nacional de Defesa da Família, e EXÉRCITO PORTUGUÊS produzido por César de Sá.

15 DE MARÇO – Sociedade Importadora de Filmes/SIF submete à Censura O XV PORTUGAL-ESPANHA EM FUTEBOL, de Arthur Duarte para Produções PAD.

19 DE MARÇO – Em Roma, nasce IO APOLLONI; actriz, desde “Derrapagem” (1974 - Constantino Esteves).

9 DE ABRIL – São Luiz estreia INÊS DE CASTRO de Leitão de Barros, para Filmes Lumiar e Faro Films (Espanha).

13 DE ABRIL – No Porto, é fundado o CLUBE PORTUGUÊS DE CINEMATOGRAFIA, ou Cineclube do Porto.

7 DE MAIO – Sociedade Portuguesa de Actualidades Cinematográficas/SPAC estreia, no Trindade, A VIZINHA DO LADO de António Lopes Ribeiro, tal como AS ILHAS CRIOULAS DE CABO VERDE, em complemento.

14 DE MAIO – Atlante Filmes estreia, no Tivoli, A NOIVA DO BRASIL de Santos Mendes.

21 DE MAIO – Em Lisboa, nasce EDUARDO GEADA; realizador desde “Sofia e a Educação Sexual” (1973), actor em “Vidas” (1984 - António da Cunha Telles).

19 DE JULHO – Na Terceira, nasce EUGÉNIA BETTENCOURT; actriz, desde “O Princípio da Sabedoria” (1975 - António de Macedo).

29 DE AGOSTO – Em Paços de Ferreira, nasce ANTÓNIO ASSUNÇÃO; actor, desde “O Salto” (1967 - Christian de Chalonge).

31 DE AGOSTO – No Porto, nasce SÉRGIO GODINHO; actor, desde “A Missão/Uppdraget” (1977 - Mats Arenh).

28 DE SETEMBRO – Em Torrão/Alentejo, nasce DAVID QUINTANS; realizador, desde “Amplavisão” (1971); radicado no Brasil.

4 DE NOVEMBRO – Em Sacavém, nasce HENRIQUETA MAYA; actriz, desde “Operação Dinamite” (1967 - Pedro Martins).

8 DE NOVEMBRO – No Funchal, nasce VICENTE JORGE SILVA; realizador, desde “O Discurso do Poder” (1976).

4 DE DEZEMBRO – Em Lisboa, nasce LUÍS GALVÃO TELES; realizador de longas metragens, desde “Liberdade para José Diogo” (1975).

12 DE DEZEMBRO – Coliseu (Porto) estreia JOSÉ DO TELHADO de Armando de Miranda, também produtor com Exclusivos Triunfo, que distribuiu.

19 DE DEZEMBRO – Filmes Lumiar apresenta, no Odeon e Palácio, MADALENA... ZERO EM COMPORTAMENTO/CERO EN CONDUCTA de F.M. Topel/Pedro Otzup, para João Lopes de Vilhena; em complemento, PARQUES INFANTÍS de João Mendes e Aquilino Mendes, que produziu.


© Instituto Camões, 2003-2007