1946
Cronologia
Factos
Personalidades
Adaptações
Mudos
Longas
Curtas
Documentarismo
Audiovisual
Edições DVD
Página inicial

16 DE AGOSTO – Trindade estreia A MANTILHA DE BEATRIZ/LA MANTILLA DE BEATRIZ, co-produção luso-espanhola de Eduardo García Maroto para Peninsular Films e Lisboa Filme, que distribuiu.

16 DE JANEIRO – Exclusivos Triunfo estreia, no Politeama, CALDAS DE AREGOS (1945) de Armando Miranda, para Produtores Associados.

17 DE JANEIRO – Em Lisboa, nasce JAIME SILVA; realizador de televisão (“Angústia Para o Jantar” - 1975, “Retalhos da Vida de Um Médico” - 1979) e cinema (“Fim de Estação” - 1982).

20 DE FEVEREIRO – Cine-Rádio submete à Censura DESAFIO DA SELECÇÃO MILITAR PORTUGUESA E DA RAF, que Exclusivos Triunfo já estreara no Politeama, a 12 de Dezembro de 1945.

21 DE FEVEREIRO – No Palace (Londres), estreia LISBON STORY de Paul Stein, para British National Film; Lisboa ambientada em intriga de espionagem.

11 DE MARÇO – No Porto, nasce SÉRIO FERNANDES; realizador de “O Chico Fininho” (1981), fundador da BeiFilm, professor da Escola Superior Artística do Porto.

29 DE MAIO – Em Lisboa, nasce ANA JOTTA; cenógra desde “Conversa Acabada” (1981 - João Botelho), actriz desde “Um Adeus Português” (1985 - João Botelho).

30 DE MAIO – Produções Arthur Duarte/PAD estreia, no Trindade e Capitólio, CAIS DO SODRÉ de Alejandro Perla, para Artistas Unidos.

3 DE JUNHO – Direcção-Geral de Extensão Rural apresenta no São Luiz, Eden, Tivoli, Condes, Politeama e Odeon, APRENDA A COMER!/O DESPERDÍCIO ALIMENTAR (1945) de Adolfo Coelho, para a Direcção-Geral dos Serviços Agrícolas.

18 DE JUNHO – Exclusivos Triunfo submete à Censura O I PORTUGAL-IRLANDA EM FUTEBOL, uma produção Cine-Rádio.

19 DE JUNHO – Filmes Albuquerque submete à Censura ENCONTRO DE FUTEBOL PORTUGAL-IRLANDA, NO ESTÁDIO NACIONAL, uma produção Artistas Associados.

21 DE JUNHO – Eden estreia É PERIGOSO DEBRUÇAR-SE.../ES PELIGROSO ASOMARSE AL EXTERIOR de Arthur Duarte, para Doperfilme – que distribuiu – e Hispania Artis; coprodução luso-espanhola, rodada em Madrid e Barcelona.

19 DE JULHO – Internacional Filmes apresenta, no Eden, LADRÃO, PRECISA-SE!... de Jorge Brum do Canto, para Cineditora.

11 DE AGOSTO – Em Lisboa, nasce RICARDO CORDEIRO; técnico de produção, desde “Viagem” (1977-78 - série tv - João Roque, Linda Bringel, Ricardo Costa, José Nascimento).

16 DE AGOSTO – Trindade estreia A MANTILHA DE BEATRIZ/LA MANTILLA DE BEATRIZ, co-produção luso-espanhola de Eduardo García Maroto para Peninsular Films e Lisboa Filme, que distribuiu; tal como os complementos COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA e PARADA MILITAR DE 1945.

27 DE SETEMBRO – Filmes Albuquerque produziu, e estreia no Capitólio e Politeama, UM HOMEM DO RIBATEJO de Henrique Campos; houve uma versão inacabada em 1943.

6 DE OUTUBRO – Em Lourenço Marques, nasce ERMELINDA DUARTE; actriz, desde “Pedro Só” (1970 - Alfredo Tropa).

12 DE OUTUBRO – Em Cabo Verde, nasce SÉRGIO FERREIRA; realizador, desde “Catedral de Évora” (1976).

18 DE OUTUBRO – Eden estreia O DIABO SÃO ELAS.../CINCO LOBITOS (1945) de Ladislao Vajda; apresentação por Filmes Lumiar, que produziu com Faro Films & Filmofono (Espanha).


© Instituto Camões, 2003-2007