1947
Cronologia
Factos
Personalidades
Adaptações
Mudos
Longas
Curtas
Documentarismo
Audiovisual
Edições DVD
Página inicial

11 DE MAIO – Exclusivos Triunfo estreia, no Condes, CAPAS NEGRAS de Armando de Miranda, para Produtores Associados.

27 DE JANEIRO – Filmes Progresso submete à Censura XIX PORTUGAL-ESPANHA EM FUTEBOL, reportagem da Cine-Rádio.

4 DE FEVEREIRO – Fox Filmes estreia, no Capitólio, A CASA DA RUA 92/THE HOUSE ON 92nd STREET (1945) de Henry Hathaway, para 20th Century-Fox; intriga de espionagem nazi, com passagem (ambientada) por Lisboa.

11 DE MARÇO – Filmes Albuquerque estreia, no Capitólio, EUGÉNIA DE MONTIJO (1944) de José Lopez Rubio para CEA (Espanha); reflexos na história de Portugal no século XIX.

28 DE MARÇO – Exclusivos Triunfo submete à Censura O COSTINHA FOI AO PORTUGAL-FRANÇA.

3 DE ABRIL – No Porto, nasce LUÍS LELLO; actor desde “O Funeral do Patrão” (1975 - Eduardo Geada), faleceu em 1980.

23 DE ABRIL – Aliança Filmes estreia, no Odeon e Palácio, LABAREDAS/MACAO, L'ENFER DU JEU (1942) de Jean Delannoy para Demo Film (França); no Extremo Oriente sob administração portuguesa.

11 DE MAIO – Exclusivos Triunfo estreia, no Condes, CAPAS NEGRAS de Armando de Miranda, para Produtores Associados.

15 DE MAIO – Filmes Progresso estreia, no Capitólio, O HÓSPEDE DO QUARTO 13/EL HUÉSPED DEL CUARTO NUMERO 13 (1946) de Arthur Duarte, coprodução luso-espanhola para Hermic Films. No Politeama, Filmes Progresso estreia OS VIZINHOS DO RÉS-DO-CHÃO de Alejandro Perla, para Artistas Unidos.

21 DE MAIO – Em Lôches/França, nasce PHILIPPE COSTANTINI; realizador em Portugal, desde “Terra de Abril” (1977).

27 DE MAIO – Exclusivos Triunfo submete à Censura O I PORTUGAL-INGLATERRA EM FUTEBOL, por António Bargão.

7 DE JUNHO – Indústria Cinematográfica Internacional submete à Censura GIGANTES DO RINK de Gentil Marques.

12 DE JUNHO – Em Lisboa, nasce LEONOR POEIRA; actriz, desde “Estrada da Vida” (1968 - Henrique Campos).

16 DE JUNHO – Em Chança/Alter do Chão, nasce JÚLIO CÉSAR; actor, desde “Portugal... Minha Saudade” (1974 - Pio Zamuner & Amacio Mazzaropi).

27 DE JUNHO – Exclusivos Triunfo estreia, no Eden, a longa metragem AQUI, PORTUGAL de Armando de Miranda, para Produtores Associados.

6 DE JULHO – Serviços Cartográficos do Exército rodam SUBINDO OS DEGRAUS DO ALTAR.

11 DE JULHO – Filmes Luís Machado estreia, no Eden, PUREZA (1940) de Chianca de Garcia, para Adhemar Gonzaga/Cinédia (Brasil).

13 DE JULHO – Serviços Cartográficos do Exército rodam ENTREGA DO ESTANDARTE AO RAP 3 DA FIGUEIRA DA FOZ.

28 DE JULHO – Filmes Luís Machado estreia, no Trindade, 24 HORAS DE SONHO (1941) de Chianca de Garcia, para Adhemar Gonzaga/Cinédia (Brasil).

5 DE AGOSTO – Sonoro Filme estreia, no São Luiz, O CANTOR DESCONHECIDO/LE CHANTEUR INCONNU (1946) de André Cayatte, para Gladiator Films (França); rodagem parcial em Portugal.

30 DE AGOSTO – Invicta Filmes Independente produziu, e estreia no Ginásio, TRÊS DIAS SEM DEUS de Bárbara Virgínia; em complemento, pela mesma empresa e com supervisão da realizadora, ALDEIA DOS RAPAZES e O JOGO DA SARDIDINHA; estas três fitas passaram para Distribuidores Reunidos.

15 DE SETEMBRO – Tivoli estreia RAINHA SANTA/REINA SANTA de Rafael Gil e Aníbal Contreiras, que distribuiu e produziu, com Cesareo González/Suevia Films (Espanha).

19 DE SETEMBRO – Em Lisboa, nasce JOSÉ NASCIMENTO; realizador, desde “Aquilino e Mestre Zé” (1975). Eden estreia VIELA, RUA SEM SOL/BARRIO de Ladislao Vajda, para Doperfilme (que distribui) e Faro Films (Espanha).

20 DE SETEMBRO – Sociedade Portuguesa de Actualidades Cinematográficas/SPC apresenta, em sessão especial, CAMÕES - ERROS MEUS, MÁ FORTUNA, AMOR ARDENTE de Leitão de Barros, para António Lopes Ribeiro.

27 DE SETEMBRO – Filmes Albuquerque estreia, no Capitólio, Odeon e Palácio, BOLA AO CENTRO de João Moreira, para Sociedade de Produções Cinematográficas; supervisão de Jorge Brum do Canto.

4 DE OUTUBRO – Internacional Filmes estreia, no Trindade, TRÊS ESPELHOS/TRES ESPEJOS de Ladislao Vajda, sobre a obra de Natividad Zaro; produção de Peninsular Filmes (Espanha) & Lisboa Filme - que produziu os complementos, realizados por Vieira de Sousa: O DIA DO LUSITO e SETENTA E CINCO ANOS DE MUTUALISMO.

16 DE NOVEMBRO – Em Lisboa, nasce LUÍS FILIPE ROCHA; realizador de longas metragens de ficção, desde “A Fuga” (1977).

21 DE NOVEMBRO – Lisboa Filme estreia, no São Luiz, O LEÃO DA ESTRELA de Arthur Duarte, para Tobis Portuguesa; em complemento, A ALDEIA DOS RAPAZES DA RUA de Adolfo Coelho, para o Secretariado Nacional da Informação/SNI, Prémio Paz dos Reis em 1947.

28 DE NOVEMBRO – Lisboa Filme produziu, e antestreia no Coliseu do Porto, FADO, HISTÓRIA D’UMA CANTADEIRA de Perdigão Queiroga.

2 DE DEZEMBRO – Em Lisboa, nasce JOSÉ LUÍS CARVALHOSA; director-de-fotografia, desde “Nome Mulher” (1974-76 - série tv - Fernando Matos Silva).

22 DE DEZEMBRO – Doperfilme produziu, e submete à Censura, DESAFIO DE FUTEBOL REAL MADRID-C.F. BELENENSES.


© Instituto Camões, 2003-2007