1948
Cronologia
Factos
Personalidades
Adaptações
Mudos
Longas
Curtas
Documentarismo
Audiovisual
Edições DVD
Página inicial

28 DE NOVEMBRO – Lisboa Filme produziu, e antestreia no Coliseu do Porto, FADO, HISTÓRIA D’UMA CANTADEIRA de Perdigão Queiroga.

16 DE FEVEREIRO – Lisboa Filme estreia, no Trindade, FADO, HISTÓRIA D’UMA CANTADEIRA (1947) de Perdigão Queiroga; em complemento, AO SERVIÇO DO IMPÉRIO (1947) e ELO PERMANENTE (1947).

18 DE FEVEREIRO – É publicada a LEI Nº 2027, de Protecção ao Cinema Nacional; em 1947, o deputado Pinto Coelho defendera na Assembleia Nacional, como linhas fundamentais, “fomentar a produção e assegurar a exibição”; determina ainda a criação e instalação de uma CINEMATECA NACIONAL.

23 DE FEVEREIRO – Filmes Castello Lopes estreia, no Condes, UM GRITO NA NOITE de Carlos Porfírio.

16 DE MARÇO – Doperfilme submete à Censura PORTUGAL-ESPANHA EM FUTEBOL.

13 DE MAIO – Lisboa Filme estreia, no Politeama, SERRA BRAVA; realização de Armando de Miranda para Produtores Associados, tal como o complemento ALGARVE, TERRA DE SONHO.

17 DE MAIO – Serviços Cartográficos do Exército rodam DEMONSTRAÇÕES DO BIMOTOR DE TRANSPORTE MILITAR INGLÊS "FREIGHTER".

30 DE MAIO – Em Lisboa, nasce MANUELA SERRA; realizadora, desde “O Movimento das Coisas” (1978-85).

1 DE JUNHO – Exclusivos Triunfo submete à Censura COSTINHA FOI AO PORTUGAL IRLANDA, em produção com Lisboa Filme.

7 DE JUNHO – Doperfilme estreia, no São João (Porto), NOSSA SENHORA DE FÁTIMA EM MADRID, uma produção espanhola.

21 DE JULHO - Sonoro Filme submete à Censura SEJAM BENVINDOS A LISBOA, em produção da Tobis Portuguesa.

5 DE AGOSTO - Rivoli (Porto) estreia TYRONE POWER EM PORTUGAL.

7 DE AGOSTO - Em Lisboa, nasce JORGE SILVA MELO; actor desde “A Ilha dos Amores” (1982 - Paulo Rocha), realizador desde “E Não Se Pode Exterminá-lo?” (1979 - série tv).

14 DE AGOSTO - Serviços Cinematográficos do Exército roda DIA DE INFANTARIA.

19 DE AGOSTO - Doperfilme estreia, no Capitólio, AMANHÃ COMO HOJE/MAÑANA COMO HOY (1946) de Mariano Pombo, para Peninsular Films.

24 DE AGOSTO - Atlante Filmes apresenta à Imprensa SONHO DE AMOR (1945) de Carlos Porfírio, para Cinelândia; a estreia comercial teve lugar no Ginásio (Lisboa), em 25 de Agosto de 1948.

25 DE AGOSTO - Atlante Filmes estreia, no Ginásio (Lisboa), VIANA DO CASTELO de Alzer Barreto, para Cinelandia.

27 DE SETEMBRO - Doperfilme produziu em 1947, e apresenta no Águia d'Ouro (Porto), FADO - MOURARIA de Augusto Fraga; interlúdio musical com Amália Rodrigues, duma série gravada nos estúdios Roptence (Madrid).

5 DE OUTUBRO - Em Vila Franca das Naves (outras fontes: no navio “Pátria”), nasce FAUSTO; compositor desde “O Meu Nome É...” (1978 - Fernando Matos Silva), actor desde “Guerra do Mirandum” (1981 - Fernando Matos Silva).

19 DE OUTUBRO - Lisboa Filme submete à Censura V JORNADA DO CAMPEONATO NACIONAL DE FUTEBOL - F.C. PORTO-BELENENSES.

20 DE OUTUBRO - Trindade e Batalha (Porto) estreiam PORTO-BELENENSES.

27 DE OUTUBRO - Lisboa Filme produziu, e apresenta no Trindade e Batalha (Porto), PORTO-BENFICA.

29 DE OUTUBRO - Em Valparaíso/Chile, nasce VALERIA SARMIENTO; realizadora em Portugal, desde “O Nosso Casamento/Notre Mariage” (1984) na ilha da Madeira.

2 DE NOVEMBRO - Trindade (Porto) antestreia ASSIM É MATOSINHOS! de João Mendes, para Helder de Melo; estreia a 4 de Março de 1949, por Sonoro Filme no Eden.

10 DE NOVEMBRO - Em Santarém, nasce MÁRIO VIEGAS; actor desde “O Funeral do Patrão” (1975 - Eduardo Geada), faleceu em Lisboa, em Abril de 1996.

26 DE NOVEMBRO - Eden estreia LANÇAMENTO DE ARRASTÕES EM VIANA DO CASTELO de Carlos de Arbués, para Tobis Portuguesa.

22 DE DEZEMBRO - No Odeon e Palácio, Filmes Alcântara estreia NÃO HÁ RAPAZES MAUS! de Eduardo Garcia Maroto; produção da Lisboa Filme, como IMAGENS DO PALÁCIO DA BOLSA de Perdigão Queiroga, em complemento.

24 DE DEZEMBRO - Em Braga, nasce ORLANDO COSTA; actor, desde “O Funeral do Patrão” (1975 - Eduardo Geada).


© Instituto Camões, 2003-2007