1949
Cronologia
Factos
Personalidades
Adaptações
Mudos
Longas
Curtas
Documentarismo
Audiovisual
Edições DVD
Página inicial

4 DE MARÇO - Sonoro Filme estreia, no Eden, A MORGADINHA DOS CANAVIAIS de Caetano Bonucci, para Cinelândia.

12 DE JANEIRO - No Politeama, Minerva Filmes estreia UMA VIDA PARA DOIS (1948), com produção e realização por Armando de Miranda - que, também argumentista, repetirá a história em filme (1953) com o mesmo título, no Brasil, onde se radicou em 1949.

4 DE MARÇO - Sonoro Filme estreia, no Eden, A MORGADINHA DOS CANAVIAIS de Caetano Bonucci, para Cinelândia.

11 DE MARÇO - Em Faro, nasce JOSÉ DA SILVA; realizador, desde “Il Était Si Souvent/Era Assim Muitas Vezes” (1981).

14 DE MARÇO - Lusa-Artis-Filmes estreia, no São Luiz, HERÓIS DO MAR de Fernando Garcia, para Cineditora; em complemento, IMAGENS DE NIZA - terra do realizador, Baptista Rosa.

23 DE MARÇO - FUTEBOL LUSO-ESPANHOL é submetido à Censura, por Doperfilme.

12 DE ABRIL - Doperfilme submete à Censura EXPOSIÇÃO DE OURIVESARIA PORTUGUESA de Galveias Rodrigues; produção por Horta e Costa.

29 DE ABRIL - Em Madrid, nasce LUÍS MIGUEL CINTRA; actor de cinema, desde “Quem Espera por Sapatos de Defunto Morre Descalço” (1971 - João César Monteiro).

11 DE MAIO - Em Lamego, nasce JOÃO BOTELHO; realizador de ficção, desde “Alexandre e Rosa” (1978) com Jorge Alves da Silva.

6 DE JUNHO - Filmes Albuquerque submete à Censura CAMPEÕES DO MUNDO de Henrique Campos.

26 DE JUNHO - Em Lisboa, nasce ANA ZANATTI; actriz, desde “Cântico Final” (1975 - Manuel Guimarães).

5 DE JULHO - Doperfilme estreia, no São Luiz, FOGO!/|FUEGO! de Arthur Duarte; produção ibérica, a cargo de Talma Filmes & Faro Films.

20 DE JULHO - Lisboa Filme produziu e submete à Censura PORTO, METRÓPOLE DO TRABALHO de Perdigão Queiroga.

29 DE JULHO - Exclusivos Triunfo estreia, no Condes, SOL E TOIROS de José Buchs, para Produtores Associados.

10 DE AGOSTO - António Lopes Ribeiro filma SÓ TEM VARÍOLA QUEM QUER, para a Direcção-Geral de Saúde, com distribuição da Sociedade Portuguesa de Actualidades Cinematográficas/SPAC.

20 DE AGOSTO - Horta e Costa produziu, realizou e submete à Censura, REPORTAGEM DA VI FEIRA POPULAR DE LISBOA; exibida apenas nas antigas Colónias, as matrizes foram destruídas por um incêndio.

13 DE SETEMBRO - Filmes Albuquerque produziu, e estreia no São Luiz, RIBATEJO de Henrique Campos; em complemento, O DESTERRADO - VIDA E OBRA DE SOARES DOS REIS de Manuel Guimarães, Prémio Paz dos Reis em 1949.

14 DE SETEMBRO - Minerva Filmes estreia, no Capitólio, A VOLTA DE JOSÉ DO TELHADO de Armando de Miranda - que também produziu, e concebeu o argumento com Manuel Guimarães e Gentil Marques.

22 DE SETEMBRO - Tobis Portuguesa submete à Censura NASCEU UMA NOVA CIDADE de Ricardo Malheiro; distribuição desdobrada, por Exclusivos Triunfo e Doperfilme.

28 DE SETEMBRO - Em Faro, nasce JOSÉ LÃ CORREIA; tealizador, desde “Tendresse” (1981).

5 DE OUTUBRO - F. Sousa Neves roda O ADEUS DE PEYROTEO, para Organizações Cinematográficas; submetido à Censura por Companhia Cinematográfica de Portugal, em 17 de Outubro.

1 DE NOVEMBRO - Doperfilme submete à Censura VISITA DO GENERALÍSSIMO FRANCO A PORTUGAL; sobre o mesmo tema, IRMANDADE LUSO-ESPANHOLA e MILÍCIA, ARTE E TRADIÇÃO.

2 DE NOVEMBRO - Filmes Albuquerque produziu, e estreia no Batalha (Porto), RAINHA SANTA de Henrique Campos; interlúdio musical com Alberto Ribeiro.

2 DE NOVEMBRO - Filmes Albuquerque produziu, e apresenta no Trindade (Porto), A CANÇÃO DO CIGANO de Henrique Campos; interlúdio musical com Alberto Ribeiro.

14 DE NOVEMBRO - Doperfilme produziu em 1947, e estreia no Olympia (Porto), FADO - O MEU AMOR NA VIDA; interlúdio musical gravado nos estúdios Roptence (Madrid).

22 DE NOVEMBRO - Sociedade Portuguesa de Actualidades Cinematográficas/SPAC antestreia, no Teatro da Trindade, ESTAMPAS ANTIGAS DE PORTUGAL e UMA REVOLUÇÃO NA PAZ, documentários de António Lopes Ribeiro, para o Secretariado Nacional da Informação/SNI.

28 DE NOVEMBRO - Em Lisboa, nasce FRANCISCO MANSO; realizador, desde “Terra Nova, Mar Velho” (1983).

22 DE DEZEMBRO - Companhia Cinematográfica de Portugal submete à Censura DESPEDIDA DE UM ÍDOLO de F. Sousa Neves; Espírito Santo, jogador do Sport Lisboa e Benfica.

1949 - Minerva Filmes estreia, no Tivoli, VENDAVAL MARAVILHOSO de Leitão de Barros, para Produções Atlântico & David Serrador (Brasil); em complemento, SINTRA de João Mendes, para o Secretariado Nacional da Informação/SNI.


© Instituto Camões, 2003-2007