1952
Cronologia
Factos
Personalidades
Adaptações
Mudos
Longas
Curtas
Documentarismo
Audiovisual
Edições DVD
Página inicial

11 DE JANEIRO - Monumental estreia MADRAGOA (1951) de Perdigão Queiroga.

11 DE JANEIRO - Monumental estreia MADRAGOA (1951) de Perdigão Queiroga.

24 DE JANEIRO - Sonoro Filme estreia, no São Jorge, UM MARIDO SOLTEIRO de Fernando Garcia, para Filmes Portugueses de César de Sá.

25 DE JANEIRO - No Eden, com distribuição Lisboa Filme, estreia SALTIMBANCOS (1951) de Manuel Guimarães, sobre a obra “Circo” de Leão Penedo.

6 DE FEVEREIRO - Nasce HELENA ISABEL em Lisboa; actriz, desde “Bonança e Cª” (1969 - Pedro Martins).

8 DE FEVEREIRO - Exclusivos Triunfo submete à Censura EXPOSIÇÃO DE ARTE SACRA MISSIONÁRIA de Gentil Marques, para Produtores Associados; Prémio Paz dos Reis.

20 DE MARÇO - Imperial Filmes estreia, no Politeama, ERAM DUZENTOS IRMÃOS, com produção, argumento e realização de Armando Vieira Pinto.

15 DE ABRIL - Em Lisboa, nasce ANTÓNIO CALDEIRA PIRES; actor em “Francisca” (1981 - Manoel de Oliveira).

11 DE MAIO - Nasce CARLOS DANIEL; actor protagonista, desde “O Processo do Rei” (1989 - João Mário Grilo), faleceu em Abril de 1996.

21 DE MAIO - Filmes Albuquerque estreia, no São Jorge, TIMOR de João Mendes, para Agência-Geral do Ultramar.

24 DE MAIO - Talma Filmes estreia, no Império, PORCELANAS PORTUGUESAS da Doperfilme.

27 DE MAIO - Exclusivos Triunfo estreia, no São Luiz, A GARÇA E A SERPENTE de Arthur Duarte, para Ibéria Filmes; em complemento, MAR PORTUGUÊS (1950) de João Mendes.

19 DE JUNHO - Em Lisboa, nasce LUÍS LUCAS; actor, desde “Alexandre e Rosa” (1978 - João Botelho & Jorge Alves da Silva).

24 DE JUNHO - Sonoro Filme estreia, no São Jorge, DEUS OS FEZ (1951) de Fernando Garcia, para Junta Central da Casa dos Pescadores.

19 DE JULHO - Agência-Geral das Colónias produziu, e submete à Censura, VIAGEM DE SUA EXCELÊNCIA O MINISTRO DO ULTRAMAR À ÍNDIA de Ricardo Malheiro.

26 DE JULHO - Em Lisboa, nasce RITA AZEVEDO GOMES; realizadora desde “O Som da Terra a Tremer” (1990).

4 DE AGOSTO - Companhia Cinematográfica de Portugal estreia, no Coliseu dos Recreios, JUSTIÇA DO CÉU de Victor Manuel, que também produziu.

21 DE AGOSTO - Lisboa Filme produziu, e estreia no São Jorge, OS TRÊS DA VIDA AIRADA de Perdigão Queiroga, autor do argumento com Manuel da Fonseca.

5 DE SETEMBRO - Talma Filmes estreia, no Eden, MATAR OU MORRER/KILL OR BE KILLED (1950) de Max Nosseck, para Juno Productions (EUA); rodagem em Portugal.

14 DE OUTUBRO - Em Paris, nasce ARIEL DE BIGAULT; realizadora em Portugal, desde “Eduardo e Fernando” (1982).

8 DE NOVEMBRO - Em Lisboa, nasce ISABEL BRANCO; técnica de cinema, desde “Kilas, o Mau da Fita” (1980 - José Fonseca e Costa).

12 DE DEZEMBRO - Vitória Filme estreia, no Eden, NAZARÉ de Manuel Guimarães, para Pró-Filmes; argumento de Alves Redol.


© Instituto Camões, 2003-2007