1953
Cronologia
Factos
Personalidades
Adaptações
Mudos
Longas
Curtas
Documentarismo
Audiovisual
Edições DVD
Página inicial

21 DE JANEIRO - Doperfilme estreia, no Império, O COMISSÁRIO DE POLÍCIA (1952) de Constantino Esteves, produzido por Santos Mendes, segundo a peça de Gervásio Lobato.

1 DE JANEIRO - No São Jorge, estreia DUAS CAUSAS de Henrique Campos, distribuído por Internacional Filmes; em complemento, JARDIM ZOOLÓGICO DE LISBOA de João Mendes, ambos produção da Lisboa Filme.

21 DE JANEIRO - Doperfilme estreia, no Império, O COMISSÁRIO DE POLÍCIA (1952) de Constantino Esteves, produzido por Santos Mendes; segundo a peça de Gervásio Lobato.

11 DE FEVEREIRO - Em Bailundo/Angola, nasce JOSÉ CUNHA; actor, desde “Perdido Por Cem...” (1972 - António-Pedro Vasconcelos).

26 DE FEVEREIRO - Em Lisboa, nasce VIRGÍLIO CASTELO; actor de cinema, desde “Lerpar” (1975 - Luís Couto).

13 DE MARÇO - Sociedade Portuguesa de Actualidades Cinematográficas/SPAC submete à Censura IMAGENS DE PORTUGAL - 1, que produziu até ao 135 (1958); depois, Doperfilme.

13 DE MARÇO - Sociedade Importadora de Filmes/SIF estreia, no Monumental, MILAGRE DE FÁTIMA/THE MIRACLE OF OUR LADY OF FATIMA (1952) de John Brahm, para Warner Bros (EUA).

18 DE MARÇO - No Faial/Açores, nasce TERESA MADRUGA; actriz, desde “Madrugada” (1977 - Luís Couto).

4 DE ABRIL - Momento Filmes estreia, no Monumental, CHAIMITE de/com Jorge Brum do Canto, para Cinal/Cinematografia Nacional.

16 DE ABRIL - Em Lisboa, nasce DIOGO DÓRIA; actor, desde “Passagem ou a Meio Caminho” (1980 - Jorge Silva Melo).

20 DE MAIO - Doperfilme submete à Censura actualidades sobre a VISITA PRESIDENCIAL A ESPANHA.

21 DE MAIO - Mundial Filmes estreia, no São Jorge, TIMOR - PORTUGAL NOS MARES DO SUL de Ricardo Malheiro.

3 DE JULHO - Lisboa Filme produziu e estreia, no Condes, ROSA DE ALFAMA de/com Henrique Campos; em complemento, PALÁCIO DE QUELUZ (1952) de João Mendes.

15 DE JULHO - Em Lisboa, nasce JOSÉ DUARTE GORJÃO JORGE; realizador desde “A Literatura Fantástica” (1977 - série).

18 DE JULHO - Secretariado Nacional da Informação/SNI produziu, e submete à Censura, ESTAMPAS ANTIGAS DE PORTUGAL (1949) de António Lopes Ribeiro; distribuído por /Sociedade Portuguesa de Actualidades Cinematográficas/SPAC, teve antestreia no Salão Trindade, em 22 de Novembro de 1949.

28 DE AGOSTO - Filmes Albuquerque submete à Censura UMA REALIDADE INTERNACIONAL/TÂNGER de António Lopes Ribeiro, para Union Cinématographique International (França); também conhecido por “Tânger, Zona Internacional”, estreara no Tivoli, em 13 de Agosto.

31 DE AGOSTO - Filmes Albuquerque estreia, no Tivoli, CHIKWEMBO!/SORTILÉGIO AFRICANO de Carlos Marques para Felipe de Solms.

3 DE SETEMBRO - Internacional Filmes estreia, no São Jorge, PLANÍCIE HERÓICA de Perdigão Queiroga, sobre a obra de Manuel Ribeiro.

5 DE SETEMBRO - A primeira MISSÃO CULTURAL DA CAMPANHA DE ADULTOS parte de Lisboa.

12 DE OUTUBRO - Em Lisboa, nasce PAULA GUEDES; actriz, desde “O Rei das Berlengas” (1978 - Artur Semedo).

18 DE OUTUBRO - Gentil Marques roda (a cor e preto-e-branco) A DESPEDIDA DE MANUEL DOS SANTOS, para Internacional Filmes.

8 DE DEZEMBRO - Em Mafra, Serviços Cartográficos do Exército roda PENTATLO MILITAR. No Brasil, UCB estreia, no Marrocos (Rio de Janeiro), UMA VIDA PARA DOIS de Armando de Miranda, para Multifilmes; nova versão da longa metragem produzida e realizada por Miranda, também autor do argumento com Cristiano Lima, em Portugal (1948); estreou na mesma sala e no Oásis, em 10 de Dezembro de 1953.

18 DE DEZEMBRO - Doperfilme estreia, no Monumental, O MUNDO NOS SEUS BRAÇOS/THE WORLD IN HIS ARMS (1952) de Raoul Walsh, para Universal (EUA); em São Francisco, com um pescador português.


© Instituto Camões, 2003-2007