1954
Cronologia
Factos
Personalidades
Adaptações
Mudos
Longas
Curtas
Documentarismo
Audiovisual
Edições DVD
Página inicial

19 DE JANEIRO - Vitória Filme estreia, no Monumental e no Politeama, O COSTA D'ÁFRICA de João Mendes, produzido por Felipe de Solms, Ricardo Malheiro & Henrique Santana, também actor.

19 DE JANEIRO - Vitória Filme estreia, no Monumental e no Politeama, O COSTA D'ÁFRICA de João Mendes, produzido por Felipe de Solms, Ricardo Malheiro & Henrique Santana, também actor; em complemento, A ALMA DUMA CIDADE, de Mendes & Solms.

17 DE MARÇO - Exclusivos Triunfo estreia, no Império, O CERRO DOS ENFORCADOS de Fernando Garcia, para Nacional Filmes; sobre “O Defunto” de Eça de Queiroz.

19 DE ABRIL - Filmes Albuquerque estreia, no Águia d'Ouro, HULHA BRANCA (1953) de Silva Brandão; Prémio do SNI à Melhor Fotografia, de Aquilino Mendes.

24 DE ABRIL - Nasce JORGE MARECOS DUARTE; realizador de longa metragem, desde “Encontros Imperfeitos” (1993).

27 DE ABRIL - Filmes Albuquerque estreia, no Capitóleo, QUANDO O MAR GALGOU A TERRA de Henrique Campos; em complemento, ONDE VAIS, MARIA? de Orlando Vitorino & Azinhal Abelho para Produções Bohemia, e TRABALHO PRISIONAL de António Lopes Ribeiro para o Ministério da Justiça (filmado em 1949).

10 DE MAIO - Henry C. James filma THE ROAD TO FATIMA, em produção The Traveler; distribuição internacional Astral.

2 DE JULHO - Exclusivos Triunfo estreia, no Condes, PARABÉNS, SENHOR VICENTE!/NUBES DE VERANO de Arthur Duarte, produtor com Cine-As (Espanha); em complemento, COLONATO DE CELA de Felipe de Solms.

21 DE AGOSTO - Ricardo Malheiro produz e realiza ESPINHO, a distribuir por Vitória Filme em 1955.

14 DE SETEMBRO - Columbia Filmes estreia, no Eden, APPASSIONATA (1952) do português Fernando de Barros; produção Vera Cruz (Brasil), sobre argumento de Chianca de Garcia.

25 DE SETEMBRO - Ricardo Malheiro produz, realiza e apresenta, no Olímpia (Vila Nova de Famalicão), FAMALICÃO; em 1955, terá distribuição comercial por Vitória Filme.

28 DE SETEMBRO - Capitólio estreia AGORA É QUE SÃO ELAS de Fernando Garcia & J. César de Sá, para Cinelândia; distribuição de Filmes Albuquerque, que também produziu o complemento HULHA BRANCA de Armando da Silva Brandão.

1 DE NOVEMBRO - Nasce PEDRO CORREIA MARTINS; realizador desde “Lagoa de Albufeira” (1988).

24 DE DEZEMBRO - Filmes Albuquerque produziu, e estreia no Eden, O NATAL NA ARTE PORTUGUESA de Baptista Rosa, sendo colaborador Ernesto de Sousa; Prémio Paz dos Reis.


© Instituto Camões, 2003-2007