|
 |
|
18 DE JANEIRO - No São Luiz e no Monumental, estreia OS AMANTES DO TEJO/LES AMANTS DU TAGE (1954), com distribuição de Filmes Lusomundo.
|
|
|
16 DE JANEIRO - Francisco Correia de Matos roda A INAUGURAÇÃO DO EDIFÍCIO DO PREVENTÓRIO DE SÃO JOSÉ (1957), para Empresa Insulana de Navegação.
18 DE JANEIRO - No São Luiz e no Monumental, estreia OS AMANTES DO TEJO/LES AMANTS DU TAGE (1954), com distribuição de Filmes Lusomundo; Henri Verneuil realizou, para Enterprise General Cinematographic Hoch Productions (França), sobre livro de Joseph Kessel.
8 DE FEVEREIRO - Vitória Filme submete à Censura TRABALHO PRISIONAL, executado por Ricardo Malheiro; a cópia recolheu ao Ministério da Justiça.
28 DE FEVEREIRO - No Porto, nasce RUI REININHO; frequentou o curso da Escola Superior de Cinema, na área do som; actor desde “Repórter X” (1986 - José Nascimento).
7 DE MAIO - Em Paris, nasce SAGUENAIL/Serge Abramovici; em Portugal, realizador desde “Mudas Mudanças” (1979).
14 DE JUNHO - Sociedade Portuguesa de Actualidades Cinematográficas/SPAC submete à Censura A VISITA DO CHEFE DO ESTADO À ILHA DA MADEIRA de António Lopes Ribeiro, em “Imagens de Portugal”.
27 DE JUNHO - Exclusivos Triunfo submete à Censura VIAGEM PRESIDENCIAL À GUINÉ E CABO VERDE de Ricardo Malheiro.
16 DE JULHO - Herbert Richers (Brasil) produziu, e submete à Censura (Portugal), O BENFICA NO BRASIL - 1.
23 DE JULHO - Incêndio nas instalações de FILMES ALBUQUERQUE; arde o negativo de A ROSA DO ADRO (1938 - Chianca de Garcia), e oitenta e duas cópias de fitas portuguesas são, também, devoradas pelo fogo.
14 DE AGOSTO - Serviços Cartográficos do Exército roda PARADA DE 14 DE AGOSTO.
7 DE SETEMBRO - Em Lisboa, nasce ELSA WALLENKAMP; actriz, desde “Amor de Perdição” (1978 - Manoel de Oliveira).
8 DE OUTUBRO - Melo Pereira produziu em Lourenço Marques (Moçambique), e submete à Censura (Lisboa), ACTUALIDADES DE MOÇAMBIQUE - 1; registadas até ao 165 (1969).
17 DE OUTUBRO - Em Lamego, nasce NELSON PINTO; realizador, desde “Ritual... Sem Fiesta” (1986).
30 DE OUTUBRO - SPAC produziu e submete à Censura VIAGEM PRESIDENCIAL À GRÃ BRETANHA de António Lopes Ribeiro.
2 DE NOVEMBRO - Sociedade Portuguesa de Actualidades Cinematográficas/SPAC estreia, no Alvalade, Império, São Jorge e São Luiz: A VISITA OFICIAL À GRÃ BRETANHA DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA PORTUGUESA e VIAGEM DO MINISTRO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS AOS ESTADOS UNIDOS E AO CANADÁ, reportagens por António Lopes Ribeiro.
28 DE NOVEMBRO - SPAC produziu e submete à Censura A MAIS ANTIGA ALIANÇA de António Lopes Ribeiro.
29 DE NOVEMBRO - Sociedade Portuguesa de Actualidades Cinematográficas/SPAC produziu, e submete à Censura, A VISITA OFICIAL À GRÃ BRETANHA DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA PORTUGUESA de António Lopes Ribeiro; estreado a 2 de Novembro e também conhecido por “A Viagem Presidencial à Grã Bretanha”.
19 DE DEZEMBRO - Ministério da Educação Nacional apresenta, no Império, PORTUGAL, UM PAÍS JUNTO AO MAR/UNBEKANNTES LAND AM MEER (1952) de Alfred Ehrhardt, para Hamburg-Alster (Alemanha).
27 DE DEZEMBRO - Pathé Baby filma, em 16 mm, AS OBRAS DE CONSTRUÇÃO DO METROPOLITANO DE LISBOA.
29 DE DEZEMBRO - Filmes Alcântara estreia, no Odeon e Royal, ALMAS EM PECADO/LA NAVE DELLE DONNE MALEDETTE (1953) de Raffaello Mattarazzo, para Excelsa Film (Itália): inclui prostitutas portuguesas, o que origina protestos.
31 DE DEZEMBRO - Columbia Filmes ante-estreia, no Tivoli, ABRIL EM PORTUGAL de Euan Lloyd, para Warwick Film Productions, sob patrocínio do Secretariado Nacional da Informação/SNI.