1956
Cronologia
Factos
Personalidades
Adaptações
Mudos
Longas
Curtas
Documentarismo
Audiovisual
Edições DVD
Página inicial

7 DE JUNHO - Vitória Filme estreia, no São Jorge, O DINHEIRO DOS POBRES (1954) de Artur Semedo, para Profilme.

27 DE JANEIRO - A SPAC submete à Censura A VISITA DO MINISTRO PAULO CUNHA AOS PORTUGUESES DA CALIFÓRNIA de António Lopes Ribeiro, e PORTUGAL E A ALIANÇA ATLÂNTICA.

5 DE MARÇO - Lisboa Filme submete à Censura REPORTAGEM BENFICA-PORTO.

27 DE MARÇO - Junta de Investigações do Ultramar apresenta FAUNA, FLORA E ETNOGRAFIA NO INTERIOR DE MOÇAMBIQUE, realização do Engenheiro Cabeçadas, durante a Missão Geográfica de Moçambique.

28 DE MARÇO - Lisboa Filme apresenta II PORTUGAL-TURQUIA.

31 DE MARÇO - Campanha Nacional de Educação de Adultos/CNEA conclui Missões Culturais de Campanha, segmento para um compósito de actualidades sobre EDUCAÇÃO E CULTURA.

17 DE ABRIL - Columbia Filmes estreia, no São Luiz e Alvalade, HOMENS EM CASCA DE NOZ/COCKLESHELL HEROES (1955) de/com José Ferrer, para Warwick Film (EUA); rodagem em Portugal.

3 DE MAIO - Lisboa Filme submete à Censura O PORTO É CAMPEÃO, reportagem dirigida por Manuel Guimarães.

22 DE MAIO - Ricardo Malheiro submete à Censura reportagem do PORTO-MARÍTIMO/MEIAS FINAIS DE 1956.

4 DE JUNHO - Lisboa Filme produziu, e submete à Censura a reportagem XXIV PORTUGAL-ESPANHA EM FUTEBOL.

7 DE JUNHO - Vitória Filme estreia, no São Jorge, O DINHEIRO DOS POBRES (1954) de Artur Semedo, para Profilme; em complemento, MADEIRA, UMA CANÇÃO de Fernando Garcia, para Ricardo Malheiro.

10 DE JUNHO - Oliveira Martins roda 50 ANOS AO SERVIÇO DO DESPORTO EM PORTUGAL, para Lisboa Filme.

21 DE JUNHO - Lisboa Filme submete à Censura AS CORRIDAS INTERNACIONAIS DO PORTO, actualidade por Manuel Guimarães.

2 DE JULHO - Tomada de Posse de COMISSÃO ORGANIZADORA da FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE CINE-CLUBES; criada pelo DECRETO--LEI Nº 40572.

7 DE JULHO - Em Lisboa, nasce SUSANA BORGES; actriz, desde “O Visitante” (1984 - Ana Luísa Guimarães).

17 DE JULHO - Lisboa Filme produziu, e submete à Censura, A INDÚSTRIA PORTUGUESA NO MUNDO.

6 DE AGOSTO - Produtores Associados estreia, no Tivoli, FIM DO ANO NA MADEIRA de Fernando Garcia, para Ricardo Malheiro.

11 DE SETEMBRO - Lauritz Falk roda A VIAGEM DOS MEUS SONHOS, em produção de Tore Sandell (Suécia); em Portugal, Lisboa e Nazaré.

12 DE SETEMBRO - Vitória Filme estreia, no Trindade, VIDAS SEM RUMO de Manuel Guimarães, para Profilme.

13 DE SETEMBRO - Em Lisboa, nasce ANA LUÍSA GUIMARÃES; realizadora, desde “O Visitante” (1984).

25 DE SETEMBRO - Internacional Filmes estreia, no São Luiz, O NOIVO DAS CALDAS de Arthur Duarte, para Lisboa Filme; em complemento, LISBOA DE ONTEM E DE HOJE de Augusto Fraga, para Lisboa Filme.

3 DE OUTUBRO - Sociedade Importadora de Filmes/SIF estreia, no Império, FORÇA AÉREA, ESSA DESCONHECIDA... de João Mendes, para Felipe de Solms.

6 DE OUTUBRO - Lisboa Filme submete à Censura: O DESAFIO DA ÉPOCA - BENFICA-PORTO, que também produziu; e VIAGEM PRESIDENCIAL A MOÇAMBIQUE de Perdigão Queiroga, que também produziu com Francisco de Castro; patrocínio do Secretariado Nacional da Informação/SNI.

16 DE OUTUBRO - Sociedade Portuguesa de Actualidades Cinematográficas/SPAC produziu, e submete à Censura, FÁTIMA, ALTAR DO MUNDO de Carlos Marques.

30 DE OUTUBRO - Melo Pereira produziu em Lourenço Marques (Moçambique), e submete à Censura (Lisboa), ÚLTIMO DIA DA VISITA PRESIDENCIAL - ACTUALIDADES DE MOÇAMBIQUE - EXTRA.

26 DE NOVEMBRO - Doperfilme estreia, no São Luiz e Alvalade, O PINTOR E A CIDADE de Manoel de Oliveira.


© Instituto Camões, 2003-2007