|
|
|
21 DE FEVEREIRO - Internacional Filmes estreia, no Eden e Roma, O HOMEM DO DIA de Henrique Campos.
|
|
|
1 DE JANEIRO - A Agência Geral do Ultramar arquiva DIAMANTES DE ANGOLA, na Tobis Portuguesa.
27 DE JANEIRO - No Tivoli, Felipe de Solms ante-estreia PROBLEMAS DE TRÂNSITO de João Mendes.
13 DE FEVEREIRO - Aníbal Contreiras estreia, no Império, LAVADEIRAS DE PORTUGAL/LES LAVANDIÈRES DU PORTUGAL (1957), que produziu com Films Univers, Societé Pathé Cinéma (França) e Suevia Films (Espanha), com realização de Pierre Gaspard-Huit; em complemento, FLORES, MUNDO DE BELEZA (1957), produção da Direcção-Geral dos Serviços Agrícolas dirigida por Vieira Natividade.
21 DE FEVEREIRO - Internacional Filmes estreia, no Eden e Roma, O HOMEM DO DIA de Henrique Campos; em complemento, CIDADE DE POETAS de Fernando de Almeida.
25 DE FEVEREIRO - Lusomundo estreia, no Monumental, SISSI E O DESTINO (1957) de Ernst Marischka para Erma Film (Áustria); rodagem parcial na Madeira.
26 DE FEVEREIRO - Exclusivos Triunfo estreia, no Capitóleo, FÉRIAS EM LISBOA/DER FREMDENFURER VON LISSABON (1956) de Hans Deppe para Nene Film (RFA); aventuras dum guia turístico português.
5 DE MARÇO - Doperfilme submete à Censura VISITA MINISTERIAL A UM CENTRO FABRIL de Francisco de Castro.
7 DE MARÇO - Exclusivos Triunfo estreia, no Condes, SANGUE TOUREIRO de Augusto Fraga, para Produtores Associados; em complemento, AROUCA de Perdigão Queiroga e PRISÕES DE VIDRO também de Fraga.
10 DE MARÇO- Exclusivos Triunfo estreia no Odeon, A MULHER DO EMBAIXADOR/DIE FRAU DES BOTCHAFTERS (1955) de Hans Deppe para Constantin Verleih (RFA); rodagem em Portugal.
20 DE MAIO - MGM estreia, no Monumental, TARZAN E A EXPEDIÇÃO PERDIDA/TARZAN AND THE LOST SAFARI (1957) de Bruce Humberstone, para Solar Films (GB); rodagem parcial “na África portuguesa”.
29 DE JUNHO - Em Viseu, nasce TERESA DE MENEZES; protagonista de “Francisca” (1981 - Manoel de Oliveira).
11 DE JULHO - Nasce JOÃO GUERRA; realizador de longas metragens, desde “Longe Daqui” (1994).
24 DE JULHO - Em Lisboa, nasce JÚLIA CORREIA; actriz, desde “Vidas” (António da Cunha Telles).
15 DE AGOSTO - Internacional Filmes estreia, no Condes, O TARZAN DO 5º ESQUERDO de Augusto Fraga, para Manuel Queiroz; tal como o complemento JARDIM ZOOLÓGICO. Doperfilme co-produziu e estreia, no Avis, O PADRE PIEDADE/EL PADRE PITILLO (1954) de Juan de Orduña, para Orduña Films; rodagem em Portugal.
11 DE SETEMBRO - Em Lisboa, nasce PEDRO CALDAS; realizador, desde “A Entrada em Palco” (1997).
29 DE SETEMBRO - É oficialmente inaugurada a CINEMATECA NACIONAL, apresentando a I Retrospectiva do Cinema Português, com dez filmes mudos (1911-30). Toma posse a Comissão Organizadora da Federação Portuguesa de Cine-Clubes.
30 DE SETEMBRO - Sociedade Portuguesa de Actualidades Cinematográficas/SPAC submete à Censura PORTUGAL NA EXPOSIÇÃO UNIVERSAL DE BRUXELAS de António Lopes Ribeiro, para o Secretariado Nacional da Informação/SNI.
9 DE OUTUBRO - Direcção-Geral do Ensino Primário culmina a rodagem de MISSÃO CULTURAL AOS AÇORES.
8 DE NOVEMBRO - Na Figueira da Foz, nasce JOÃO MÁRIO GRILO; realizador de longas metragens, desde “Maria.” (1979).
15 DE NOVEMBRO - Nasce MIGUEL GUILHERME; actor, desde “Máscara de Aço Contra Abismo Azul” (1988 - Paulo Rocha).
26 DE NOVEMBRO - Mundial Filmes estreia, no Odeon, AS AVENTURAS DE FELIX KRULL/BEKENNTNIS DES HOCHSTAPLERS FELIX KRULL (1957) de Kurt Hoffmann, para Filmaufbau (RFA); rodagem em Portugal.