1959
Cronologia
Factos
Personalidades
Adaptações
Mudos
Longas
Curtas
Documentarismo
Audiovisual
Edições DVD
Página inicial

27 DE FEVEREIRO - Mundial Filmes estreia, no Eden, A COSTUREIRINHA DA SÉ (1958) de Manuel Guimarães.

25 DE JANEIRO - Em Lisboa, nasce ANTÓNIO EMILIANO; autor da música, desde “Repórter X” (1986 - José Nascimento).

27 DE FEVEREIRO - Mundial Filmes estreia, no Eden, A COSTUREIRINHA DA SÉ (1958) de Manuel Guimarães; em complemento, VINHO DO PORTO de Perdigão Queiroga para Ricardo Malheiro.

30 DE MARÇO - Sonoro Filme estreia, no Tivolí, RAPSÓDIA PORTUGUESA (1958) de João Mendes, para Felipe de Solms.

3 DE MAIO - Internacional Filmes estreia, no Eden, A LUZ VEM DO ALTO de Henrique Campos; em complemento, AZULEJOS DE PORTUGAL de Baptista Rosa.

17 DE MAIO - Pathé-Baby lança PAISAGENS DE PORTUGAL de Brian Harris, para Walton Films (Londres).

18 DE MAIO - No Império, ante-estreiam: COMO O ESTADO DA ÍNDIA RECEBE O SEU GOVERNADOR-GERAL, DIA DE ANOS DE PORTUGAL NO ORIENTE, MANHÃ DE SOL EM DAMÃO, ROMAGEM A DIO, RUMO À ÍNDIA e UM NATAL EM GOA de Miguel Spiguel.

9 DE SETEMBRO - Imperial Filmes estreia, no Odeon e Palácio, MÚSICA DE SEMPRE/MUSICA DE SIEMPRE (1956) de Tito Davison, para Anda & Alianza (México); Amália Rodrigues canta “Lisboa Antiga”.

23 DE SETEMBRO - Nasce ADELAIDE FERREIRA; actriz, desde “Kilas, o Mau da Fita” (1980 - José Fonseca e Costa).

23 DE OUTUBRO - Internacional Filmes estreia, no Coliseu dos Recreios, LA PALOMA de Paul Martin, para Alfa (RFA); rodagem em Portugal.

28 DE OUTUBRO - Na Amadora, nasce ROGÉRIO SAMORA; actor, desde “O Bobo” (1987 - José Álvaro Morais).

22 DE NOVEMBRO - Castello Lopes estreia, no São Luiz, RELÍQUIAS PORTUGUESAS NO BRASIL por Leitão de Barros.

1 DE DEZEMBRO - Sociedade Portuguesa de Actualidades Cinematográficas/SPAC estreia, no São Luiz, Alvalade e Politeama, O PRIMO BASÍLIO de António Lopes Ribeiro, para Eduardo Mário Costa; em complemento, O LAR DE CATASSOL de Lopes Ribeiro, para Tobis Portuguesa.

23 DE DEZEMBRO - Astória Filmes estreia, no Odeon, ABRIL EM PORTUGAL/UNA GRAN SEÑORA/APRIL IN PORTUGAL de Luis Cesar Amadori, para D.I.A Producción (Espanha); rodagem parcial no Estoril.

25 DE DEZEMBRO - Jarofilme estreia, no São Jorge, PASSAGEM PARA HONG-KONG/FERRY TO HONG KONG de Lewis Gilbert, para Rank Organisation & George Maynard; rodagem parcial em Macau.


© Instituto Camões, 2003-2007